Qual o objetivo do Psicodrama?

Perguntado por: Rúben Márcio Valente Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)

Os principais objetivos do Psicodrama são restabelecer os potenciais de espontaneidade/criatividade das pessoas, desenvolver a percepção sobre si mesmo, o outro e o mundo, promover o desempenho adequado dos papéis e tornar a pessoa diretor, autor e ator de seu próprio drama, de sua própria vida.

Qual o principal objetivo do Psicodrama?

Assim, a terapia psicodramática tem como objetivo desenvolver a espontaneidade e a criatividade, a compreensão de si próprio e do outro e da sociedade, a responsabilidade do homem por si e por todos os outros, sua capacidade de se colocar no lugar do outro e de viver encontros.

Qual é a proposta terapêutica do Psicodrama?

A prática do Psicodrama alia o teatro com técnicas terapêuticas, colocando a pessoa no centro do processo, buscando iluminar problemas históricos, resolver questões latentes e construir uma melhor saúde mental para esta que da dramaturgia terapêutica participa.

Como funciona a abordagem Psicodrama?

O Psicodrama, além da linguagem verbal, utiliza o corpo em suas variadas expressões e interações com outros corpos. ... O enfoque psicodramático é existencial, ou seja, vê o ser humano como construtor de si mesmo e de seu mundo. Busca o resgate da espontaneidade e o desenvolvimento da intuição e da criatividade.

Quais são os conceitos do Psicodrama?

O psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), empatia (tendência para se sentir o que se ...

Qual a função do Psicodrama.

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios básicos do Psicodrama para Moreno?

Princípios básicos do Psicodrama

Orienta-se pela emoção e pela co-criação, fazendo ressurgir situações, sensações e sentimentos que ajudam na reconstrução da personalidade. Além de espontaneidade, criatividade e empatia, utiliza os conceitos de Tele, Co-inconsciente, Teoria dos Papeis e Matriz de Identidade.

Quais são as três etapas do Psicodrama?

Moreno nomeou e descreveu as três fases sequenciais citadas acima: 1) aquecimento; 2) dramatização e 3) compartilhamento.

Como funciona a abordagem centrada na pessoa?

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.

Como é a terapia cognitiva comportamental?

Um dos principais objetivos da Terapia Cognitivo-Comportamental é devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, ou seja, permitir mudanças nas emoções e comportamentos emitidos pelo paciente. Para isso, o terapeuta irá atuar diretamente no sistema de esquemas e crenças do paciente, de forma a reestruturá-lo.

Como é a abordagem Gestalt?

Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. Eles passam a entender o que realmente está acontecendo em suas vidas agora.

Quais são as principais características do Psicodrama de Moreno?

Para Moreno, o Psicodrama foi definido como “a ciência que explora a verdade por métodos dramáticos”. Drama significa ação ou realização. Assim, esta metodologia possibilita o desempenho livre de papéis e seus vínculos, ampliando a espontaneidade e a criatividade.

Qual a importância do Psicodrama?

Os principais objetivos do Psicodrama são restabelecer os potenciais de espontaneidade/criatividade das pessoas, desenvolver a percepção sobre si mesmo, o outro e o mundo, promover o desempenho adequado dos papéis e tornar a pessoa diretor, autor e ator de seu próprio drama, de sua própria vida.

Qual a definição de papel defendida por JL Moreno?

“O papel é a forma de funcionamento que o indivíduo assume no momento específico em que reage a uma situação específica, na qual outras pessoas ou objetos estão envolvidos” (MORENO, 1990, p.

Qual é a base da psicologia?

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...

Quanto tempo dura uma terapia cognitiva comportamental?

A duração do tratamento também se orienta de acordo com a necessidade de cada paciente, levando em consideração questões como suas crenças e seus padrões comportamentais. No geral, pode levar de seis meses a dois anos, aproximadamente.

Como é o processo de terapia?

O processo terapêutico consiste em desvendar conflitos que causam sofrimento ao paciente. Ele faz com o que o paciente se entenda, se escute, e tome consciência dos padrões de repetição e sintomas de seu transtorno psicológico. Isso depende de um contrato consensual entre o paciente e o terapeuta.

Como funciona uma sessão de terapia?

Terapia é como popularmente chamamos a psicoterapia psico (mente) + terapia (curar). A psicoterapia consiste em um conjunto de práticas terapêuticas entre um paciente e psicólogo com a intenção de diminuir sofrimentos, interpretar os eventos e acontecimentos da vida de uma pessoa.

Como a ACP compreende o diagnóstico do paciente?

Na medida em que a ACP defende uma nova visão de homem e propõe uma nova forma de abordar suas questões, também refere o diagnóstico psicológico por outra perspectiva: a de uma atividade de compreensão processual do sujeito e de suas experiências, que acontece no seio de uma relação psicoterápica.

Quais são as fases da abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers exemplifique?

São elas: a fase não diretiva; a reflexiva; a experiencial e a coletiva ou inter-humana.

Quais são os pressupostos básicos da teoria centrada na pessoa?

É importante que tudo que o facilitador sinta de forma persistente na relação seja dito. Com empatia, cuidado, respeito, mas principalmente com autenticidade. Para a Abordagem Centrada na Pessoa, é importante que o facilitador diga o que sente, mais é claro que como sendo a sua verdade, e não como verdade do outro.

Quais são os instrumentos do Psicodrama?

Os instrumentos do Psicodrama são: cenário, protagonista, diretor, ego-auxiliar e público. Cenário é o espaço onde ocorre a ação dramática, este é multidimensional e móvel. Protagonista é o sujeito que emerge para a ação dramática, trazendo consigo os sentimentos comuns que permeiam o grupo.

O que é aquecimento inespecífico?

Durante o aquecimento inespecífico, está aberta uma infinidade de possibilidades de temáticas a serem trabalhadas naquela sessão e, em consequência desse processo, no aquecimento específico são trabalhadas as relações internas, a fim de selecionarmos uma problemática para dramatização, e assim abordar uma temática ...

Qual a diferença entre Psicodrama e constelação familiar?

Esse histórico familiar do paciente é analisado de acordo com a perspectiva do método. Com a Constelação, ele aceitará e assimilará esses fatos. Com a Psicodrama, ele irá reviver acontecimentos parecidos e aceitar o seu passado e entender o futuro.

Como Moreno definiu o Psicodrama?

Moreno definiu o Psicodrama como “a ciência que explora a verdade por métodos dramáticos”. Inspirado no teatro, o Psicodrama propõe o desempenho de papéis pela dramatização como método de desenvolvimento de papéis. Drama significa ação ou realização.

O que é criatividade para Moreno?

Segundo Moreno (1974, p. 76) “(a espontaneidade) é o que impele o indivíduo para uma resposta adequada a uma nova situação, ou uma nova resposta a uma situação antiga. Assim a criatividade está relacionada ao ato em si, e a espontaneidade ao aquecimento, a uma prontidão para agir”.

Artigo anterior
Porque a Yennefer perdeu a magia?
Artigo seguinte
Para que serve as linhas curvas curvas de nível que aparecem no mapa topográfico?