Qual o objetivo do Prêmio Nacional da qualidade?

Perguntado por: Lia Leticia Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (60 avaliações)

O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) é um processo de avaliação bastante rigoroso e criterioso das organizações brasileiras, instituído desde 1992. Ele tem como objetivo selecionar as empresas que se des- tacam pela sua excelência em gestão.

Qual é o grande objetivo do Prêmio Nacional da qualidade?

Ele visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. No processo de premiação, há a divulgação de uma lista com distinção às organizações consideradas referência em gestão para excelência no Brasil.

O que é FNQ e qual o seu objetivo?

Sobre a FNQ - FNQ. A Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) atua em disseminação, educação, diagnóstico e consultoria com foco na gestão voltada para a excelência e transformação das organizações do Brasil.

Quais os principais objetivos do PNQ e sua relação com o FNQ?

O processo visa estimular o desenvolvimento do país, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. De forma geral, candidatar-se ao PNQ auxilia a organização na realização de uma profunda análise de sua gestão, efetuada por examinadores treinados pela FNQ.

O que é o Prêmio Nacional de qualidade?

O Prêmio Nacional da Qualidade, concedido pela Fundação Nacional da Qualidade, é realizado anualmente desde 1992 e constitui o maior reconhecimento público à excelência da gestão das organizações com sede no Brasil.

O que é o PNQ - Prêmio Nacional da Qualidade? (Gestão da Qualidade)

45 questões relacionadas encontradas

Como funciona o Prêmio Deming?

O Prêmio Deming foi criado pela Associação Japonesa de Ciência e Engenharia (Juse) e é distribuído anualmente às empresas que mais se destacaram no desenvolvimento da qualidade de seus produtos através da prática do do Total Quality Management ( TQM) e a pessoas que tenham feito contribuições ao estudo do TQM ou à sua ...

Quais os níveis do Prêmio Nacional da qualidade?

Uma organização com 700 pontos no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) possui pontuação padronizada igual a 70 (70% dos pontos possíveis). Uma organização com 250 pontos em algum prêmio estadual cujo limite seja 500 possui pontuação padronizada igual a 50 (50% dos pontos possíveis).

Como é o processo de análise e seleção das empresas candidatas ao PNQ?

Além da autoavaliação, a empresa que se candidata ao PNQ também passa por uma análise rigorosa feita por examinadores voluntários capacitados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

São fundamentos da Excelência?

Os Fundamentos da Gestão para Excelência são um conjunto de valores e princípios que relevam padrões culturais internalizados nas organizações Classe Mundial (expressão utilizada para caracterizar uma organização considerada entre as melhores do mundo em gestão organizacional) e reconhecidos internacional, expressos ...

O que são os critérios de Excelência?

Os Critérios de Excelência compõem o Modelo de Excelência da Gestão que é constituído por oito critérios (Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados) e que se subdividem em 24 itens de requisitos (18 representando os aspectos das práticas de gestão ...

O que é FNQ 2015?

Elege uma nova Governança na Assembleia Geral de Membros, reformula a sua logomarca e retira o nome prêmio da sigla, passando a se chamar Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). ... Nesses 24 anos da Fundação, são vários os avanços que podemos constatar.

Qual é o conceito de qualidade?

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

O que diz o fundamento compromisso com as partes interessadas?

4 - Compromisso com as partes interessadas

Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.

O que é o Modelo de excelência do PNQ?

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.

O que as empresas que concorrem ao Prêmio Melhores em gestão ganham com a adoção do modelo de excelência da gestão?

10 benefícios em seguir o Modelo de Excelência da Gestão
  • Estimula a competitividade e sustentabilidade. ...
  • Torna a organização um referencial. ...
  • Promove o aprendizado organizacional. ...
  • Mensura resultados do negócio objetivamente. ...
  • Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico. ...
  • Incorpora a cultura da excelência.

Quais são os fundamentos da excelência da gestão?

Ao longo deste post serão abordados alguns fundamentos para a excelência da sua gestão. Podemos destacar alguns Aprendizado Organizacional, Cultura de Inovação, Liderança, Visão de Futuro, Geração de Valor.

Quais são os 4 fundamentos de um sistema de gestão?

Fundamentos da Gestão de Excelência
  1. Pensamento sistêmico. ...
  2. Aprendizado organizacional e inovação. ...
  3. Liderança transformadora. ...
  4. Compromisso com as partes interessadas. ...
  5. Adaptabilidade. ...
  6. Desenvolvimento sustentável. ...
  7. Orientação por processos. ...
  8. Geração de valor.

Quais são os fundamentos nos quais se baseiam os critérios de excelência da FNQ?

Esses Fundamentos, em que se baseiam os Critérios de Excelência da FNQ, são: 1. Pensamento sistêmico; 2. Aprendizado organizacional; 3.

Quais as etapas de um processo de gestão de qualidade de excelência?

Por isso, levantamos as 4 principais etapas que fazem parte dessa busca pela excelência, para que elas possam ser estudadas e reproduzidas. Confira!
...
1. Trace objetivos e metas
  • Custo operacional.
  • Qualidade do produto.
  • Confiabilidade.
  • Flexibilidade.
  • Velocidade.

O que é a PNQ?

O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) é um processo de avaliação bastante rigoroso e criterioso das organizações brasileiras, instituído desde 1992. Ele tem como objetivo selecionar as empresas que se des- tacam pela sua excelência em gestão.

Quais os requisitos necessários para que as empresas possam ser premiadas pela qualidade?

A pontuação é obtida a partir da análise da gestão da empresa sob três dimensões: 1. Enfoque - maneira com que a empresa realiza os requisitos de cada item; 2. Grau de aplicação - extensão e profundidade com que o enfoque é utilizado; e, 3. Resultados - conseqüências do enfoque e do grau de aplicação.

Quais são os prêmios da qualidade?

Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ)

al (2006) o surgimento do PNQ se desenvolveu através de vários prêmios existentes no mundo tais como Deming Prize e o Malcolm Baldrige National Award. As empresas candidatas ao prêmio devem fornecer dados e informações de melhoria em seus processos e resultados organizacionais.

Quais são os 8 critérios de Excelência?

O MEG é baseado em oito critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

São consideradas algumas das categorias de segmentos elegíveis ao prêmio Baldrige?

Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige

Um total de 18 prêmios podem ser concedidos anualmente em seis categorias – manufatura, serviços, pequenas empresas, educação, saúde e organizações sem fins lucrativos.

Onde surgiu o Prêmio Deming?

O Japão foi o primeiro País a instituir um Prêmio Nacional de Qualidade, em 1951, quando criaram o Prêmio Deming de Qualidade.

Artigo anterior
Quantas linhas tem que ter um resumo de TCC?
Artigo seguinte
Quais os principais acidentes de trabalho que acontecem com profissionais da área de química seja de nível técnico ou superior?