Qual o objetivo do Pie?

Perguntado por: Verónica Ana Correia de Assunção  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (8 avaliações)

O PIE é um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores que sintetizará o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que a empresa mantém ou planeja executar para proteger o trabalhador dos riscos elétricos.

O que a NR10 diz sobre Pie?

da NR10. O PIE deve sempre estar atualizado, em local de fácil acesso e disponível em versão impressa para consultas da equipe de eletricistas e fiscais do Ministério do Trabalho. O PIE não possui validade pré-determinada, deve ser revisado sempre que houver mudanças no sistema elétrico da empresa.

O que vem a ser Pie?

O Prontuário de Instalações Elétricas (PIE) é um sistema que organiza informações a respeito das instalações elétricas, devendo possuir um conjunto de procedimentos, projetos, documentações da empresa, certificados de treinamento, qualificações, capacitações, entre outros, a fim de comprovar que atende os requisitos ...

Quais documentos contêm o Pie?

Documentos recomendados a se constar no PIE:
  • Instrução técnica: Planejamento da tarefa – base e no campo;
  • APR (análise preliminar de risco);
  • Aterramento temporário;
  • Sinalização de canteiro de trabalho;
  • Laudo Técnico – SPDA;
  • Laudo de CA;
  • Ficha descritiva de autorização para trabalhos na edificação;

Como elaborar o Pie?

O que deve conter no PIE?
  1. as instalações elétricas da empresa estejam adequadas;
  2. a empresa adquira somente os equipamentos e materiais adequados;
  3. procedimentos sejam elaborados e aplicados pelos trabalhadores;
  4. Ordens de Serviços sejam emitidas;
  5. só sejam utilizados equipamentos ensaiados e testados;

Prontuário da instalação elétrica! PIE

22 questões relacionadas encontradas

Quem pode fazer o Pie?

Quem pode assinar/emitir o Prontuário NR10 (PIE)?

O Prontuário NR10 somente pode ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista.

Como elaborar um laudo para NR 10?

05 itens que compõem o Laudo NR10.
  1. Laudos técnicos periódicos. Relatório Técnico das Inspeções – RTI. Laudo das instalações elétricas de média tensão (NBR 14039); ...
  2. ​Projetos Obrigatórios: Diagramas unifilares; ...
  3. Controle documental dos EPI's;
  4. Controle documental dos trabalhadores;
  5. Controle documental dos EPC's.

Qual a diferença entre a NBR 5410 e NBR 14039?

ABNT NBR 5410 – Esta trata das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, aquelas que estão abaixo de 1000 volts em tensão alternada. ... ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada.

O que é a ABNT NBR 5410 2004?

A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil. ... Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, predios, comercial, industrial, agropecuário e etc.

Qual a aplicação da NBR 5410?

A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.

O que diz a NR 10 em relação a trabalhos envolvendo AT alta tensão?

10.7.8 Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo-se as especificações do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausência desses, ...

Qual é a função do aterramento temporário?

O conjunto de aterramento temporário é um dispositivo utilizado para proteção dos eletricistas durante os trabalhos em redes desenergizadas, cuja finalidade é curto-circuitar e aterrar a rede de distribuição de energia elétrica, contra uma eventual energização acidental.

O que é zona de risco?

Zona de Risco: entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, inclusive, acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho.

Quais são os principais riscos adicionais previstos na NR10?

Os principais riscos adicionais aos quais estão sujeitos os trabalhadores que atuam em serviços e instalações em eletricidade são: altura; ambientes confinados; áreas classificadas e condições atmosféricas adversas.

Qual é a sequência correta do procedimento para desenergização Segundo o item 105 da NR10?

Todavia, o item 10.5.1 da NR 10 apresenta alguns procedimentos para que a instalação seja considerada desenergizada tecnicamente, na seguinte sequência: a) Seccionamento (Desligamento automático ou manual através de chave seccionadora, interruptor, disjuntor);

Quais são os métodos de trabalho em linhas vivas?

Em geral, os trabalhos com linha viva são divididos entre três categorias principais: método ao contato, método à distância e método ao potencial. Aplicado em operações de baixa tensão, em que o operador precisa entrar em contato direto com a superfície energizada.

O que define a norma ABNT NBR 5410 2005?

A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.

Qual o significado da sigla NBR 5410?

NBR 5410. Já a NBR 5410 é relativa a normas que atendem questões de segurança para trabalhadores que fazem instalações elétricas. A norma também serve para regulamentar a qualidade das instalações para evitar acidentes que possam ser causados por instalações feitas de forma descuidada.

O que é a ABNT NBR 5.419 2015?

A NBR 5419:2015 traz quatro cadernos e mais de trezentas páginas, fruto da compilação de várias normas relacionadas ao assunto proteção contra descargas atmosféricas e proteção de ambientes e equipamentos contra os efeitos diretos e indiretos dos raios.

Quais são as normas técnicas para o eletricista predial?

A Norma Brasileira NBR-5410 estabelece as condições necessárias para o funcionamento seguro de uma instalação elétrica de baixa tensão - até 1.000V em tensão alternada e 1.500V em tensão contínua. É utilizada em instalações prediais, públicas, comerciais, industriais e de serviços.

Qual a NBR 5410 mais atual?

O processo de revisão tem como texto base a atual NBR 5410:2004, a qual já possui requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à realidade brasileira e ao consenso da comissão nacional.

Qual o requisito de proteção citado na NBR 14039 para subestações unitárias com capacidade instalada maior que 300 kVA?

Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

Como fazer um laudo de instalações elétricas?

O laudo elétrico é um relatório técnico elaborado e assinado por um engenheiro eletricista. Também pode assinar o técnico em eletrotécnica registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). É tão importante que precisa ter uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida pelo Crea.

Como fazer um laudo técnico de SPDA?

Para obter o laudo de vistoria spda, é preciso contratar uma empresa especializada do setor de Proteção contra Descargas Atmosféricas. O serviço avalia a condição das hastes, isoladores, luz piloto, entre outros componentes do para-raios.

Como elaborar um prontuário de instalações elétricas?

PASSOS PARA A ESTRUTURAÇÃO DO PIE O primeiro passo para organizar o Prontuário das Instalações Elétricas é a elaboração do Relatório Técnico das Inspeções (RTI) com o cronograma de ações para adequação à NR10.

Artigo anterior
Quais são os eletrólitos?
Artigo seguinte
Como começar um bar com pouco dinheiro?