Qual o objetivo do parecer dos auditores?

Perguntado por: Vanessa Vera Mota de Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

O parecer dos auditores independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis quanto ao adequado atendimento, ou não, a todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no item 4.

Qual objetivo do parecer?

O parecer é um texto escrito por um especialista em determinado assunto com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar determinados fatos para um interlocutor que não possui a mesma experiência ou conhecimentos do parecerista.

Qual a finalidade do parecer de auditoria?

O parecer dos auditores é uma espécie de revisão das contas e relatórios de um negócio. O auditor ou a empresa de auditoria independente contratado para este fim deverá verificar se os dados internos da companhia batem com o que foi apresentado no balanço, o que deve constar no parecer dos auditores.

O que é e quando devemos usar o parecer de auditoria?

Quando as demonstrações contábeis forem afetadas de maneira relevante pela adoção de prática contábil em desacordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, o auditor deve emitir parecer com ressalva ou adverso.

Qual o principal objetivo do auditor independente ao elaborar seu relatório?

A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e demais demonstrações financeiras da ...

Contabilidade - Relatório da Diretoria notas explicativas e parecer dos auditores - Aula 09

29 questões relacionadas encontradas

Para que serve a auditoria independente?

A auditoria externa independente tem a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações contábeis e a outros relatórios da administração, podendo também identificar deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro, além de apresentar recomendações para ...

Qual o principal objetivo do auditor independente na avaliação do controle interno afim de realizar os trabalhos na empresa?

Na avaliação do sistema de controle interno, o objetivo principal do auditor independente é identificar falhas nesse sistema; se julgar necessário, o auditor pode recomendar ajustes na forma como a empresa auditada atua, visando à proteção do patrimônio.

O que é e quando se aplica o parágrafo de ênfase?

Parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório do auditor referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.

Quais os tipos de parecer jurídico?

O parecer jurídico é uma análise técnica de uma situação ou processo que, acompanhado de um raciocínio jurídico, trará referências doutrinárias e jurisprudenciais em conjunto com a opinião técnica do parecerista. Além disso, o parecer jurídico pode ser dividido em três espécies: facultativo, obrigatório e vinculante.

Como é estruturado o parecer de auditoria?

O parecer deverá, ainda, conter a descrição concisa dos trabalhos executados pelo auditor, compreendendo: planejamento dos trabalhos; avaliação do sistema contábil e de controles internos da entidade; execução dos exames com base em testes; avaliação das práticas e das estimativas contábeis adotadas, bem como da ...

Qual o papel e a importância do parecer no trabalho de auditoria independente das demonstrações contábeis?

A importância desse documento como forma de validação das demonstrações contábeis, bem como a necessidade de transparência do trabalho realizado por este profissional, são, portanto, salutares à sua representatividade no conjunto das informações apresentadas pela designada contabilidade financeira (SIQUEIRA, 2004).

Tem como finalidade a emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis em seus aspectos mais relevantes?

6-Finalidade: A finalidade da auditoria é emitir um parecer sobre as demonstrações contábeis em seus aspectos mais relevantes. A finalidade da perícia é obter uma prova competente sobre o assunto que lhe foi confiada.

Quem pode assinar um parecer de auditoria?

PROFISSÃO: AUDITOR INDEPENDENTE. O profissional com formação acadêmica em Ciências Contábeis - Ensino Superior, inscrito no CRC (após exame de suficiência) poderá auditar e emitir o PARECER das empresas que: Negociam em Bolsa de Valor ( as chamadas de Capital Aberto).

Para que serve o parecer técnico?

O parecer técnico é o documento utilizado para determinar se as especificações do material/serviço apresentadas pelos licitantes estão de acordo com as exigências ou restrições técnicas que constam no Edital. Dessa forma, o parecer técnico é indispensável nos processos licitatórios.

O que significa para parecer em um processo?

É a manifestação do Ministério Público em uma ação, por meio da qual ele diz sua opinião sobre o pedido do autor, com base no que a lei dispõe sobre aquele assunto. O parecer do Ministério Público não obriga o juiz a proferir sentença segundo a posição do órgão.

Quem faz parecer?

Parecer é um documento, de forma escrita, elaborado por um advogado parecerista que manifesta seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma pergunta formulada ao jurisconsulto.

O que é um parecer jurídico?

Parecer jurídico é um estudo especializado acerca de determinada situação específica, em que o advogado apresenta argumentos e fundamentos jurídicos, como doutrina, legislação e jurisprudência, com o objetivo de corroborar e dar fundamentos para defender determinada posição objeto de questionamento.

Como fazer um parecer jurídico exemplos?

O parecer jurídico deve conter, assim:
  1. análise do tema demandado;
  2. referências doutrinárias;
  3. referências jurisprudenciais;
  4. indicações das legislações correlatas;
  5. informações técnicas que fundamentem a opinião ou interpretação do tema.

Quem pode dar parecer jurídico?

Dessa forma, qualquer especialista em qualquer área pode emitir um parecer sobre aquilo. Entretanto, um parecer jurídico é um documento que aplica o conhecimento técnico de um advogado (ou um jurista) sobre um tema de cunho jurídico.

O que é parágrafo de outros assuntos?

Parágrafos de outros assuntos é o parágrafo incluído no relatório de auditoria que se refere a um assunto não apresentado ou não divulgado nas demonstrações contábeis e que, de acordo com o julgamento do auditor, é relevante para os usuários entenderem a auditoria, a responsabilidade do auditor ou o relatório de ...

Quais os parágrafos que podem fazer parte o relatório do auditor independente?

De acordo com a Resolução CFC Nº. 1.231/09, o Relatório do Auditor Independente é composto de quatro parágrafos: introdutório, responsabilidade da administração sobre as demonstrações contábeis, responsabilidade do auditor, opinião do auditor.

O que é e como é formada a opinião do auditor?

O auditor deve expressar uma “Opinião adversa” quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e GENERALIZADAS para as demonstrações contábeis. Análise: As palavras-chave são: RELEVANTES e GENERALIZADAS (com evidência).

Quais são os objetivos do controle interno?

A função principal do controle interno é assegurar o cumprimento das políticas vigentes, através do estabelecimento de mecanismos de controle que possibilitem informações à sociedade, impedindo a ocorrência de fraudes e desperdícios, servindo de instrumento que visa garantir a eficiência, produtividade, economicidade e ...

Quais são os objetivos da auditoria das contas de resultado?

Um dos objetivos da auditoria das contas de resultado é determinar se todas as receitas, custos e despesas atribuídos ao período estão devidamente comprovados e contabilizados. ... ( ) Determinar se as receitas, custos e despesas estão contabilizados de acordo com os princípios de contabilidade, em bases uniformes.

São características do auditor independente?

Visando assegurar a governança e o controle nas organizações, o auditor independente deve ter sua atuação pautada no ceticismo profissional, possuindo um olhar crítico, legal e impessoal sobre tudo o que examina, reconhecendo que podem existir circunstâncias que causam distorções relevantes nas demonstrações contábeis.

Artigo anterior
Em que ano Michael De Santa nasceu?
Artigo seguinte
Como se congelar cream cheese?