Qual o objetivo do militarismo na Educação Física?
Perguntado por: Núria Carneiro Fonseca | Última atualização: 20. April 2022Pontuação: 4.3/5 (67 avaliações)
A Ed. Física Militarista é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta, a guerra, portanto ela deveria ser suficientemente rígida. A Educação Física Pedagogicista é, pois, a concepção que vai reclamar da sociedade a necessidade de encarar a Ed.
Qual foi a influência do militarismo para a Educação Física?
A idéia de Educação Física militarista perpassa pela afirmativa de Soares et al (1992) em que “As aulas de Educação Física nas escolas eram ministradas por instrutores físicos do exército, que traziam para essas instituições os rígidos métodos militares da disciplina e da hierarquia.” (p. 53).
Qual o objetivo das instituições militares incentivando a prática da Educação Física?
Além disso, a tecnicização das práticas corporais representaria melhoria das condições da força de trabalho, no sentido de torná-la mais eficiente e eficaz no processo de produção; a raciona-lidade e o planejamento da economia da educação conformavam, então, as políticas públicas e, conseqüentemente, as práticas ...
Qual era o interesse da Educação Física sob a influência da tendência militar?
B.
Após isto, vemos durante o Governo Vargas uma Educação Física de concepção Militarista, com o intuito de formar uma juventude pronta para defender a Pátria. Sobre o contexto histórico, lembremos que a década de trinta começou com o Brasil buscando sua identidade cultural e econômica.
Qual era o foco da Educação Física escolar no período da ditadura militar no Brasil?
A ditadura (1964-1985) teve seu foco no totalitarismo e no exercício dos valores militares. Onde até então a Educação Física tinha seus aspectos voltados para a ginástica e para a calistenia (RAMOS, 1982).
Educação Física Militarista | Minuto EJF 004
Como era a Educação Física na época da ditadura militar?
EDUCAÇÃO FÍSICA MILITARISTA
Em 1931,colocou a Ed. Física como disciplina obrigatória nos cursos secundários, o “método Francês” foi estendido à rede escolar. Em 1933 foi fundada a Escola de Educação Física do Exército, que praticamente funcionou e coordenou o pensamento militarista durante as duas décadas seguintes.
Qual o principal objetivo da educação física no Brasil República?
A profissionalização da Educação Física aparece no Brasil República, com as escolas de Educação Física que tinham como objetivo principal a formação militar. Em 1930, com as reformas de Getúlio Vargas, a área ganha destaque nas políticas públicas com a criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Como era a relação Aluno-professor na tendência militarista?
A relação aluno-professor abandona a postura paciente-médico, como era considerada na tendência Higienista, e passa a vigorar como recruta-sargento. Não há diálogo entre ambos. Os fundamentos do nazismo e do fascismo, em ascensão na Europa, também são percebidos.
Quais as tendências da Educação Física?
Ghiraldelli (1998), explica que a Educação Física brasileira apresenta concepções históricas, identificando-as em cinco tendências[1]: Higienista (até 1930), Militarista (de 1930 a 1945) Pedagogicista (1945 a 1964) e Competitivista (1964 a 1985).
Qual a importância das tendências pedagógicas para a educação?
As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão.
Qual é o principal objetivo da Educação Física?
A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola.
Quais são os objetivos específicos da Educação Física?
O objetivo da educação física deve ser a organização da motricidade da criança, por meio de um programa educacional que atenda a seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço e tempo.
Qual era o objetivo do Exército em relação a Educação Física na década de 1930?
Com a educação física consolidada no interior da própria instituição, o Exército, durante toda a década de 1930, estenderia sua influência sobre todo o “corpo da Nação” através do controle da educação física. Essa iniciativa intervencionista, no entanto, encontrou resistências desde o início.
Qual o período referente a Ed Física militarista?
A fase da Educação Física Militarista (1930-1945), foi o período compreendido entre a Revolução de 1930 e o fim da 2ª Guerra Mundial.
Quais as relações da ginástica no Brasil com o militarismo?
Concluiu-se que houve forte influência militar com predomínio dos ideários de eugenia e higiene na implan- tação e desenvolvimento da ginástica no País, somente sendo desvinculados nas últimas dé- cadas do século XX.
Qual o foco do governo com a Educação Física no período Competitivista?
A Educação Física competitivista está a serviço da elitização social e tem por objetivo a superação individual como valor desejado para a nova ordem social e econômica.
Quais as tendências pedagógicas na Educação Física Escolar surgidas a partir do final da década de 1970 estão presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais?
Quais as tendências pedagógicas na Educação Física Escolar, surgidas a partir do final da década de 1970, estão presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais? Psicomotora, tecnicista e humanista.
Quais são as tendências pedagógicas?
Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda a sua docência.
Quais são as tendências que ajudam a entender esse processo de conjuntura que sofre a Educação Física brasileira?
São tendências (higienista, militar, pedagogista, competitivista e popular), que ajudam a entender esse processo de conjuntura que sofre a educação física brasileira, que por sinal, muito ainda vai mudar.
Qual o principal acontecimento na tendência Competitivista?
Resumo A Educação Física competitivista começa a ser disseminada, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, fortemente evidenciada durante a ditadura militar com respaldo legal da LDB 5692/71 e os pressupostos da profissionalização, e pode ser entendida como um conjunto de atividades que visam desenvolver o gosto ...
Quais as melhores tendências para as aulas de Educação Física escolar?
- Personalização das atividades. ...
- Dispositivos Wearables. ...
- Adaptação para atender aos idosos. ...
- Práticas e exercícios físicos em espaços abertos e públicos.
Como é a Educação Física transformadora?
A Educação Física Transformadora, que tem por objetivo a conscientização , deve estar relacionada com a motivação intrínseca ,ou seja, os motivos que levam o indivíduo a realizar as atividades devem ser liberados de dentro para fora. Não existe uma prática consciente imposta por motivos extrínsecos.
Qual era o principal objetivo das escolas de Educação Física na era da república brasileira * 1 ponto?
Brasil república, de 1890 a 1946
Além disso, ocorre a criação de diversas escolas de Educação Física, que tinham como objetivo principal a formação militar (Ramos, 1982).
Qual a importância da disciplina de Educação Física nas escolas brasileiras?
A disciplina vem para somar e contribuir com a educação intelectual e moral nas escolas. Ela deve instigar o aluno a entender os limites do próprio corpo, exercendo, assim, o papel de compreendê-lo como sujeito ativo dentro do espaço da escola e da sociedade.
Quando surgiu a Educação Física no Brasil?
O marco histórico para definir o início da Educação Física escolar brasileira é a Reforma Couto Ferraz, outorgada em 1851. Essa reforma tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte (BETTI, 1991).
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