Qual o objetivo do gráfico de linha?
Perguntado por: Débora Luciana Ferreira de Morais | Última atualização: 22. März 2025Pontuação: 4.8/5 (45 avaliações)
O gráfico de linha trata-se, basicamente, de uma representação visual que tem por objetivo apresentar dados numéricos ou quantitativos de um ativo ou indicador utilizado no universo dos investimentos. Ele também tem por objetivo demonstrar as oscilações de uma variável.
Qual é a função do gráfico de linha?
Um gráfico de linhas exibe uma série como um conjunto de pontos conectado por uma linha em um relatório paginado. As linhas de gráfico são usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo contínuo.
Qual é o objetivo de um gráfico?
Gráfico é uma representação geométrica de um conjunto de dados usada para facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto. Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas de forma ágil.
Para que serve o gráfico de linhas no Excel?
Os dados organizados em colunas ou linhas em uma planilha do Excel podem ser plotados em um gráfico de linhas. Os gráficos de linhas podem exibir dados contínuos ao longo do tempo e ser definidos contra uma escala comum, e por isso são ideais para mostrar tendências em intervalos iguais de dados.
Qual a finalidade do uso de gráficos?
Gráficos têm um papel fundamental na organização de dados na estatística, com eles, a interpretação desses dados torna-se mais eficiente. Ouça o texto abaixo! Os gráficos são representações que facilitam a análise de dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatísticas.
GRÁFICO DE LINHA ✅ ESTATÍSTICA
Quais as vantagens do gráfico de linhas?
Um gráfico de linha possui várias vantagens em relação a outras formas de visualização de dados. Ele é simples e fácil de entender, permitindo uma interpretação rápida dos dados. Além disso, ele permite visualizar tendências e padrões ao longo do tempo, facilitando a identificação de relações entre as variáveis.
Em que situação é mais adequado utilizar o gráfico de linhas?
O gráfico de linhas é adequado principalmente quando você deseja visualizar tendências e movimentos ao longo do tempo em que os valores da dimensão são uniformemente espaçados, como meses, trimestres ou anos fiscais.
O que é gráfico de linhas exemplos?
Os gráficos de linhas são usados para mostrar como uma mudança em uma variável ou número afeta as mudanças em outra. Eles costumam ser usados para mostrar, por exemplo, mudanças que acontecem ao longo do tempo (artigo em inglês).
Como fazer um gráfico de linha?
- Copie os dados da planilha de exemplo em uma planilha em branco ou abra a planilha que contém os dados que você deseja plotar em um gráfico de linhas. ...
- Selecione os dados que você deseja plotar no gráfico de linhas.
- Clique na guia Inserir e clique em Inserir Linha ou Gráfico de Área.
Como usar gráfico de linha no Excel?
O Excel permite produzir gráficos de linha a partir de planilhas em poucos cliques. O usuário deve selecionar a tabela com os dados e clicar em um botão para inserir o gráfico automaticamente. Depois de gerado, é possível personalizar as cores e design do gráfico, além de formatar estilo de fontes e formas.
Quais os tipos de gráficos de linha?
Os mais usuais são: gráfico de segmentos, gráfico de barras e gráfico de setores.
Qual é a função do gráfico de colunas?
Os gráficos de colunas são úteis para mostrar alterações de dados durante um período ou para ilustrar a comparação entre itens. Nos gráficos de colunas, as categorias são geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.
O que o gráfico retrata?
Os gráficos são representações de informações estatísticas por meio de formas geométricas. Nesse caso, os dados dos gráficos são do tipo quantitativo, ou seja, numéricos.
Qual é o tipo de função que gera um gráfico com uma linha reta?
Toda função pode ser representada graficamente, e a função do 1º grau é formada por uma reta.
Quais são os tipos de gráficos?
- Gráficos de colunas. O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal (lembra do Plano Cartesiano? ...
- Gráfico de barras. ...
- Gráfico de setor (ou circulares) ...
- Gráfico de linha.
O que é um gráfico de histograma?
Um histograma é uma espécie de gráfico de barras que demonstra uma distribuição de frequências. No histograma, a base de cada uma das barras representa uma classe e a altura representa a quantidade ou frequência absoluta com que o valor de cada classe ocorre.
O que é um gráfico de área?
Use um gráfico de área para encontrar tendências nos dados ao longo do tempo. Os gráficos de área são semelhantes aos gráficos de linhas, mas têm sombreamento abaixo das linhas para mostrar a amplitude das tendências.
Como interpretar um gráfico de setores?
- Ao interpretar um gráfico de setores, procure por diferenças no tamanho das fatias. ...
- Quando você compara vários gráficos de setores, deve comparar as diferenças no tamanho das fatias para as mesmas categorias em todos os gráficos de setores.
O que é um gráfico em rede?
O gráfico de rede (gráfico de rede) permite desenhar uma rede de nós e bordas conectados de um conjunto de dados em uma pasta. Um gráfico de rede mostra como a informação flui, como os componentes interagem e onde os componentes existem na rede. O gráfico de rede está incluído no pacote de Visualização.
Quais são os tipos de gráficos e suas funções?
- Gráfico de áreas. Gráfico utilizado para destacar oscilações e comparar variáveis em um determinado espaço de tempo. ...
- Gráfico em rede. ...
- Gráfico de barras. ...
- Gráfico de dispersão. ...
- Gráfico de pontos. ...
- Gráfico de cascata. ...
- Gráfico de áreas empilhadas. ...
- Candlestick.
Como usar cada tipo de gráfico?
A escolha do gráfico depende da combinação das variáveis. Gráfico de dispersão é ideal para duas variáveis quantitativas. Gráficos de média, pontos e caixa representam variável qualitativa x quantitativa. Gráficos de barras ou setores mostram frequências de variáveis qualitativas.
Quem criou o gráfico de linha?
O economista político escocês William Playfair (1759-1823) foi o responsável pela criação do primeiro gráfico circular do mundo, além de alguns dos primeiros gráficos de linhas e de barras.
Qual a origem do gráfico de linhas?
William Playfair foi responsável pela publicação do primeiro gráfico de linhas baseado em dados económicos. A reintrodução do sistema de coordenadas cartesianas em 1637 por René Decartes, responsável pela relação estabelecida entre uma linha e uma equação, enquadrou e deu corpo a este formato de representação de dados.
Quais são os elementos de um gráfico?
Os sete elementos básicos do design gráfico são linha, forma, cor, textura, tipo, espaço e imagem. Cada um tem seus próprios pontos fortes e fracos.
Como se escreve Campeonato brasileiro?
Qual a largura ideal para uma escada interna?