Qual o objetivo do experimento de queda livre?

Perguntado por: Ema Juliana de Vieira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (23 avaliações)

O objetivo do experimento é obter o valor da aceleraç˜ao da gravidade local através da análise de um corpo em queda livre. A fim de tornar viável a realizaç˜ao do experi- mento de forma simples, desprezaremos a resistência do ar e consideraremos o movimento uniformemente acelerado.

O que define o movimento de queda livre?

A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local. Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão.

Quais os principais conceitos da queda livre?

Queda livre é um movimento vertical que consiste na queda dos corpos sem o efeito da força de atrito. Aqui na Terra alguns corpos que caem de pequenas alturas em relação ao chão fazem-no de maneira próxima a uma queda livre ideal.

Qual foi a ideia de Aristóteles quanto à queda dos corpos?

Segundo a filosofia de Aristóteles, os corpos caem para chegar ao seu lugar natural, seguindo a premissa natural da Antigüidade, período no qual se consideravam elementos primários a terra, a água, o ar e o fogo.

Qual foi a ideia que prevaleceu durante 2 mil anos sobre queda livre?

A Experiência de Galileu

Até a época de Galileu, acreditava-se que se dois corpos de pesos diferentes fossem abandonados juntos de uma mesma altura, o corpo mais pesado chegaria primeiro ao chão. Era essa a previsão do grande filósofo grego Aristóteles (384 - 322 a.C.), cujas idéias prevaleceram durante muitos anos.

Queda Livre

20 questões relacionadas encontradas

Qual a ideia de Galileu sobre o tempo de queda desses dois corpos?

Por volta do século XVII, o físico Galileu Galilei através de um experimento, chegou à conclusão de que quando dois corpos de massas diferentes, desprezando a resistência do ar, são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante.

Como Galileu e Aristóteles interpre taram a queda livre dos objetos?

Para Aristóteles os objetos com maior massa deveriam cair com maior velocidade em relação a objetos com menor massa. Ele também acreditava que não existia em nenhum ponto do universo o vácuo, ou seja, a ausência de matéria. Galileu Galilei refutou a hipótese de Aristóteles sobre a queda dos corpos.

Como Galileu formulou a lei da queda dos corpos contrariando o filósofo Aristóteles?

Galileu observou que uma esfera rolando por um plano inclinado percorria uma distância 4 vezes maior em 2 segundos do que em 1 segundo. Ele assim provou que a distância percorrida a partir do repouso variava com o quadrado do tempo. ... A lei descoberta por Galileu Galilei foi revistada por Isaac Newton e Albert Einstein.

Qual foi sua explicação para o fenômeno de queda dos corpos próximos da superfície da Terra?

Se não houvesse a resistência do ar, todos os corpos, de qualquer peso ou forma, abandonados da mesma altura, nas proximidades da superfície da Terra, levariam o mesmo tempo para atingir o solo. Esse movimento é conhecido como queda livre.

Quais são os 3 elementos de uma força que atua em um corpo em queda livre?

Trata-se de uma grandeza vetorial que possui módulo, direção e sentido. Esses três elementos referem-se, respectivamente, a intensidade da força aplicada, a reta ao longo da qual a força atua; e ao lado da reta para o qual o esforço foi feito.

Quais as principais características do MRUV que podem ser observadas no movimento de queda livre?

O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante . Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais.

Quais as fórmulas utilizadas para resolver questões que envolvem queda livre?

Vf² = Vo² ± 2ad, em que:
  • Vf — velocidade final do objeto em m/s;
  • Vo — velocidade inicial do objeto em m/s;
  • a — aceleração em m/s²;
  • d — distância percorrida dada em metros.

Qual a força de um objeto em queda livre?

A queda livre de corpos é considerada um Movimento Uniformemente Variado, pois todos os corpos sofrem aceleração da gravidade. A aceleração da gravidade corresponde a 9,8 m/s², isto quer dizer que um corpo em queda livre aumenta sua velocidade em 9,8 m/s a cada 1 segundo.

Porque é que os corpos caem na Terra?

Todos os corpos caem com a mesma aceleração constante. A Lei dos Corpos em Queda só é observada no vácuo, e nele todos os corpos caem com a mesma aceleração constante”. O efeito da gravidade em todos os corpos é o mesmo independentemente do seu peso.

O que cai primeiro o mais pesado ou o mais leve?

Mostrar que, independentemente da massa dos objetos, eles sempre demoram o mesmo tempo para chegar ao chão, se soltos da mesma altura. Pegue um objeto pesado e outro leve, então se pergunte: qual dos dois chegará primeiro ao chão? Se você perguntar a alguém, provavelmente lhe responderão: o objeto mais pesado.

Porque os corpos caem Física?

A lei dos corpos em queda diz que todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravitacional, ou seja, da gravidade em todos os corpos, à mesma altura, é igual.

O que acontece com o corpo em uma queda?

Um corpo que cai dessa altura (h), sujeito à aceleração da gravidade (g = 9,8 m/s²), atinge o solo com uma velocidade de aproximadamente 25m/s, algo em torno de 90 km/hora. Isso significa que o impacto da queda é até um pouco menor que o impacto de um carro a 100 km/hora.

Qual a conclusão que Galileu Galilei chegou sobre a queda dos corpos que caem da mesma altura no mesmo instante?

Ao introduzir o método experimental, o físico Galileu Galilei chegou à conclusão de que, quando dois corpos de massas diferentes são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante.

O que Galileu descobriu acerca do movimento dos corpos e das forças?

Estudando o movimento dos corpos, Galileo Galilei (1564-1642) descobriu através de experimentos que "um corpo que se move, continuará em movimento a menos que uma força seja aplicada e que o force a parar." Galileo argumentou que o movimento é tão natural quanto o repouso, isto é, um corpo que está em repouso permanece ...

Como Galileu desenvolveu a ideia de que todos os corpos teriam o mesmo tempo de queda se for retirado o atrito com o ar?

Para Galileu, o peso não deveria ter qualquer influência na velocidade de queda. A comprovação seria simples: bastava jogar do alto da torre corpos com diferentes pesos e medir o tempo de queda. Há relatos na literatura de que bolas de 10 gramas e de 1 grama teriam sido lançadas, todas chegando ao solo ao mesmo tempo.

Qual a teoria defendida por Galileu?

Descobertas espaciais

Galileu ficou conhecido por levar seu nome à astronomia mundial defendendo a teoria do heliocentrismo, que acreditava que o Sol estava no centro do universo.

Qual era a principal diferença entre a ideia de Aristóteles e a ideia de Galileu sobre o movimento dos corpos?

Ele comprovou que objetos com massas diferentes chegavam ao chão praticamente ao mesmo tempo, diferente de Aristóteles que acreditava que um corpo cairia com maior velocidade quanto maior fosse a sua massa.

Quais foram os aspectos que Galileu refutou das afirmações de Aristóteles?

Galileu descobriu também que a Lua tinha crateras e relevo análogos à Terra, também contrariando a tese de que haveria uma diferença essencial entre os elementos da Terra e os celestes, presente na doutrina aristotélica. observações astronômicas, como, aliás, foi pensado por alguns sábios da época.

Qual a visão de Aristóteles e Galileu em relação à força e movimento?

Para Aristóteles, a força estava vinculada à existência da velocidade. Era impossível, segundo ele, a existência de um movimento em que não houvesse a atuação contínua de uma força. ... Para Galileu, um objeto em movimento, após ser impulsionado por uma força, só para em razão da ação de forças externas, como o atrito.

Como Galileu média o tempo?

Uma grande revolução na construção de relógios ocorreu no início de 1600, após uma descoberta feita por Galileu Galilei em 1583. Segundo a lenda, Galileu, então com apenas 19 anos, durante uma missa na catedral de Pisa, olhava distraidamente para um candelabro cheio de velas que oscilava regularmente.

Artigo anterior
Como calcular o valor de depreciação de um equipamento?
Artigo seguinte
Quantos portadores O One For All tem?