Qual o objetivo do DASP?

Perguntado por: Benjamim Telmo Pinto Barbosa  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (24 avaliações)

Resumo: O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi um órgão criado em 1938 pelo governo de Getúlio Vargas (1930-1945), com o objetivo de diminuir a ineficiência do funcionalismo público federal e reorganizar a administração pública.

Qual era a finalidade do DASP?

Órgão previsto pela Constituição de 1937 e criado em 30 de julho de 1938, diretamente subordinado à Presidência da República, com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e a racionalizar o serviço público no país, iniciada anos antes por Getúlio Vargas.

O que significa a sigla DASP?

Institui o Conselho Federal do Serviço Público Civil, diretamente e imediatamente subordinado ao Presidente da República. Constituição de 10.11.1937, Cria, junto à Presidência da República, o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). ...

Quando acabou o DASP?

Com o decreto nº 93.211, de 3 de setembro de 1986, o órgão é extinto e substituído pela Secretaria da Administração Pública da Presidência da República - SEDAP.

Quais foram as reformas administrativas no Brasil?

A primeira reforma administrativa, conhecida como Reforma Burocrática, de 1936 tem como característica, segundo Matias-Pereira (2009), a ênfase na reforma dos meios em detrimento dos fins, ou seja: focou nas atividades de administração geral; buscou montar um corpo burocrático clássico, de funcionários do Estado, não ...

Administração Pública - Reforma Burocrática (DASP)

42 questões relacionadas encontradas

O que foi a reforma da administração pública?

A proposta de reforma administrativa prevê transformações estruturais ao estabelecer novos regimes de vínculo no serviço público, alterações na organização da administração pública, na gestão de desempenho, nas diretrizes de carreira, nas funções, gratificações e ajustes no estatuto do servidor.

Quando foi a primeira reforma da administração pública?

É considerada a primeira grande reforma na administração pública brasileira a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), em 1938, por Getúlio Vargas. Este departamento foi um primeiro passo no sentido da profissionalização da administração pública no Brasil.

Em qual governo foi criado o DASP?

Resumo: O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi um órgão criado em 1938 pelo governo de Getúlio Vargas (1930-1945), com o objetivo de diminuir a ineficiência do funcionalismo público federal e reorganizar a administração pública.

Por que ocorreu o fim do Estado Novo?

A Queda do Estado Novo foi decorrente de um processo de desgaste do governo na década de 1940 e que culminou com seu fim em 1945. ... Era o início de um período na história brasileira conhecido como Estado Novo. O Golpe de 1937 serviu para Getúlio Vargas pudesse se manter no poder, mas, desta vez, com poderes totais.

Qual é o conceito de governabilidade?

Segundo ele (1996), a governabilidade pode ser definida como as condições de legitimidade de um determinado governo para empreender as transformações necessárias, ao passo que a governança estaria relacionada à capacidade de implementação das reformas, nos seus aspectos técnicos, financeiros e gerenciais.

Quais fatores contribuíram para o fim do Estado Novo em 1945?

Compartilhar:
  • José Linhares, em companhia da filha, deixa sua residência para ser empossado presidente da República.
  • Nomeação do irmão do presidente Getúlio Vargas para Chefe de Polícia Federal, que motivou a derrubada do presidente.
  • Comício Queremista de apoio à permanência de Vargas no poder.

O que era o Estado Novo e como ele terminou?

Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas realizou um Golpe que instaura o Estado Novo, que perduraria até 29 de outubro de 1945, quando, deposto por um movimento militar chefiado por generais, termina o governo Vargas.

Qual a principal contribuição do DASP para a administração pública brasileira?

O DASP através dessa busca de modernização dos aparatos burocráticos e administrativos diminuiu a influência dos poderes locais e centralizou as decisões da administração pública, através da transferência de autoridade local para o presidente Vargas e para o Departamento e seu presidente, na capital.

O que é a administração pública gerencial?

A administração gerencial caracteriza- se pela existência de formas modernas de gestão pública, modificando os critérios de aplicação do controle dos serviços públicos, as relações estabelecidas entre o Poder Pú- blico e seus servidores e alterando, também, a própria atuação da administração, que passa a enfatizar a ...

Quando surge a administração pública?

A Administração Pública começou a se organizar nos séculos XVIII e XIX, nessa época era ainda embrionária devido ao Estado Absolutista, que anteriormente detinha todo o poder centralizado e não permitia um desenvolvimento público.

Como ocorreu a evolução da administração pública?

No Brasil observa-se que a evolução da administração pública foi baseada em três modelos básicos de gestão: patrimonialista, burocrático e gerencial. ... Considera-se também o surgimento de um conjunto de novas ideias e práticas de gestão conhecidas como nova gestão pública.

Qual é o primeiro nível da administração pública do Brasil?

Nível Estadual – os Estados e o Distrito Federal realizam a administração pública. Nível Municipal – os Poderes Legislativo e Executivo realizam a administração pública nos municípios.

O que mudou na reforma administrativa?

redução da jornada em até 25% com diminuição proporcional da remuneração. progressões ou promoções apenas por tempo de serviço. parcelas indenizatórias sem previsão de requisitos e critérios de cálculo definidos em lei (com exceção para empregados de estatais e servidores a serviço do Governo brasileira no exterior)

Qual a finalidade da reforma promovida por meio de decreto lei 200 1967?

( )As reformas iniciadas em 1967 visavam a operacionalizar o modelo de administração para o desenvolvimento, baseado na consolidação burocrática de um estado forte, voltado para o desenvolvimento econômico, cuja característica principal foi o predomínio da racionalidade funcional emanada da tecnoestrutura indispensável ...

O que foi o Estado Novo explique?

O Estado Novo foi um regime ditatorial presidido por Getúlio Vargas, instituído em 10 de novembro de 1937. ... O primeiro período da presidência de Vargas foi o Governo Provisório (1930-1934) que perdurou até a reconstitucionalização do país. Com a decretação da Constituição de 1934 iniciou-se o Governo Constitucional.

Como foi o fim do governo de Vargas em 1945?

A conjuntura política e a pressão dos militares levaram Vargas a renunciar em outubro de 1945, pondo fim ao que os historiadores chamam de Era Vargas. Em 1951, Vargas ainda retornaria ao poder, dessa vez através de eleições diretas para presidente. ... Em 24 de agosto de 1954, o presidente suicidou-se.

Qual o significado da expressão Estado Novo?

Nome com que é tradicionalmente designado na historiografia brasileira o período ditatorial que, sob a égide de Getúlio Vargas, teve início com o golpe de estado de 10 de novembro de 1937 e se estendeu até a deposição de Vargas, em 29 de outubro de 1945.

Quais as principais características do Estado Novo 1937 a 1945?

Período do governo Vargas, de 1937 a 1945, marcado pelo autoritarismo, censura, nacionalismo e falta de democracia. Após o golpe, Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs uma nova Constituição (apelidada de “polaca”) com várias características antidemocráticas.

O que aconteceu no ano de 1945 no Brasil?

Após quase 10 anos de ditadura, em 1945, os brasileiros reencontravam-se com a democracia e elegeram o general Eurico Gaspar Dutra, o candidato do Partido Social Democrático, como Presidente da República. Era o início de um regime democrático que duraria 19 anos, sobrevivendo entre diversas crises políticas.

Quais os motivos da renúncia de Vargas em 1945?

No dia 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas, como o próprio ressalta em sua carta-testamento, renunciou ante a iminência de ser deposto por um golpe militar, sendo conduzido ao exílio na sua cidade natal, São Borja.

Artigo anterior
O que um padrasto não pode fazer?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre relaxamento e progressiva?