Qual o objetivo do cruzamento de raças leiteiras?

Perguntado por: Mauro Luís de Ramos  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)

O objetivo do cruzamento é obter um melhoramento genético rápido, reunindo em um só animal as boas características de duas ou mais raças, aproveitando-se a heterose ou vigor híbrido. A heterose é o fenômeno pelo qual os filhos apresentam melhor desempenho (mais vigor ou maior produção) do que a média dos pais.

Qual é o objetivo do cruzamento?

O cruzamento permite de forma mais rápida a obtenção de características desejáveis (carcaça, precocidade, etc.) em relação à seleção nas raças puras, efeito este também podendo ser chamado de complementaridade.

Quais as vantagens de se utilizar o cruzamento entre as raças Holandesa e Gir Leiteiro na pecuária de leite?

No caso do cruzamento de vaca Gir com touro Holandês PO, as fêmeas F1 irão apresentar maior precocidade e maior aptidão leiteira (características típi- cas do Holandês) do que a Gir e também maior resistência a ectoparasitas, maior tolerância ao calor e maior rusticidade do que o Holandês, pois essas são ...

Qual é o principal objetivo da utilização de cruzamento contínuo ou cruzamento absorvente?

ii) Cruzamento contínuo - também chamado de cruzamento absorvente, tem a finalidade de substituir uma raça ou "grau de sangue" por outra, pelo uso contínuo desta segunda. Produz animais conhecidos como "puros por cruza" ou PC.

Quais as vantagens de um cruzamento industrial?

Cruzamento terminal - também chamado cruzamento industrial, possibilita uso máximo da heterose e da complementariedade. Além disto, viabiliza grande flexibilidade na escolha da raça terminal, o que garante rápidos ajustes a demandas de mercado ou a imposições do sistema de produção.

RAÇAS LEITEIRAS - Top5

27 questões relacionadas encontradas

Qual o papel dos cruzamentos no ganho de produtividade?

O uso do cruzamento industrial permite melhorar os índices produtivos, tais como ganho de peso e peso de carcaça, e antecipar a idade ao abate. Os cruzamentos com raças continentais devem ser abatidos com peso superior, para que tenham o acabamento de gordura ideal. Portanto, permanecem por mais tempo no confinamento.

Quais são os tipos de cruzamentos que podem ser utilizados na produção animal?

Basicamente os cruzamentos podem ser classificados em três sistemas: i) cruzamento simples; ii) cruzamento contínuo; e iii) cruzamento rotacionado ou alternado.

Por que o cruzamento racial em bovinos de corte pode aumentar a produtividade dos animais e qualidade do produto final?

O cruzamento entre indivíduos de raças diferentes, onde o touro é geralmente de raça pura, buscando aumentar a eficiência na produção de carne. A razão principal para se fazer o cruzamento orientado entre raças é aumentar a lucratividade (renda líquida), através do aumento da produtividade (eficiência de produção).

O que é gado de cruzamento industrial?

Cruzamento realizado entre espécies taurinas e zebuínas, visando obter um animal de melhor rendimento para o fim a que se destina, produção de carne ou leite.

Qual a melhor raça para cruzamento industrial?

Segundo Pedro, cruzamento de Nelore com Simental é melhor para quem vende bezerro na desmama, pelo fato da raça Simental ser maior. Para quem vende boi terminado, Nelore com Angus é um cruzamento mais eficiente, já que produz uma carne melhor.

Quais as vantagens e desvantagens da consanguinidade?

A consanguinidade aumenta a semelhança entre os indivíduos, o que pode evidenciar os defeitos dos animais e provocar efeitos desfavoráveis como a redução geral da fertilidade, sobrevivência e vigor do rebanho.

Quais os objetivos dos cruzamentos na ovinocultura?

Os principais fatores que motivam o uso do cruzamento em produção animal são: (A) a oportunidade de se utilizar o efeito de raça para às características de importância econômica, (B) utilizar a heterose (vigor híbrido) em graus variados entre as várias características e várias combinações de raças e (C) ...

Como ocorre o cruzamento absorvente?

Quando se deseja substituir uma raça ou grupo de animais por outra(o) faz-se o cruzamento contínuo ou absorvente. Neste tipo de cruzamento, duas raças diferentes são acasaladas e os mestiços provenientes deste acasalamento são acasalados, nas gerações sucessivas, com indivíduos de uma das raças iniciais.

Quais são os tipos de cruzamentos e qual a sua utilização?

2) Terminal: cruzamento entre duas raças, onde todos os produtos são destinados ao abate; 3) Rotacionado-terminal: usa-se duas raças para produzir o F1, e cruza-se as fêmeas F1 com uma terceira raça, onde os produtos, machos e fêmeas, são destinados ao abate.

Quais as vantagens do cruzamento entre animais das raças Holandesa e Jersey?

Os autores concluem que o cruzamento entre Holandês e Jersey irá resultar em vacas adequadas para sistemas de pastagem, devido à elevada ingestão de pasto, com o benefício adicional de melhoria produção e eficiência alimentar, sendo consequência do vigor híbrido e da complementaridade entre as raças.

Quais são as vantagens de criar raças zebuínas leiteiras?

Raças zebuínas. De origem asiática, são animais rústicos que possuem resistência à altas temperaturas e que conseguem manter uma boa produção mesmo com o consumo de alimentos de baixa qualidade nutricional. São muito resistentes aos endoparasitas e ectoparasitas tropicais.

Qual é o objetivo dos cruzamentos entre raças qual cruzamento você recomendaria para o Brasil?

O objetivo do cruzamento é obter um melhoramento genético rápido, reunindo em um só animal as boas características de duas ou mais raças, aproveitando-se a heterose ou vigor híbrido. A heterose é o fenômeno pelo qual os filhos apresentam melhor desempenho (mais vigor ou maior produção) do que a média dos pais.

O que é cruzamento na genética?

Na genética, o cruzamento teste ou retrocruzamento , concebido por Gregor Mendel, é feito para determinar se um indivíduo exibindo um caráter biológico dominante é homozigoto ou heterozigoto para aquele caráter. Simplificadamente, cruzamentos testes determinam o genótipo de um indivíduo com um fenótipo dominante.

O que é um cruzamento no futebol?

Um cruzamento é uma boa forma de fazer um passe a um companheiro de equipe quando você estiver próximo às linhas laterais. O cruzamento pode ser rasteiro ou por cima. O seu companheiro de equipe, ao receber o passe, pode bater a bola direto para o gol com a cabeça ou com os pés.

O que é cruzamento de animais?

Cruzamento é o método de acasalamento de indivíduos de raças ou grupamentos genéticos diferentes. Os produtos dos cruzamentos são conhecidos como mestiços.

Qual o melhor cruzamento para gado de corte?

Para fazendas com excelente gerenciamento (controle rigoroso do custo de produção) e sistemas intensivos de produção podem ser indicados o cruzamento do zebu com raças taurinas mais precoces e mais exigentes como o abeerden angus ou o tricruzamento envolvendo uma terceira raça como o caracu, o senepol ou o bonsmara.

Qual é melhor Angus ou Nelore?

Entretanto, o boi Nelore é o que responde melhor a vários tipos de pastagens e rações, aproveitando pastos com baixo valor nutricional. Por outro lado, o gado Angus tem necessidades nutricionais diferentes. Eles são mais seletivos e podem sofrer com perda de peso caso o pasto não esteja dentro dos padrões necessários.

O que define um cruzamento de heterose máxima?

A heterose é o fenômeno pelo qual os filhos apresentam melhor desempenho (mais vigor ou maior produção) do que a média dos pais. ... A heterose é máxima nos animais F1 ou de 'primeira cruza'. O F1 reúne as boas características de ambos os progenitores.

Quando cruzamos animais de raças diferentes ocorre aumento do vigor da progênie?

Alguns autores referem-se à heterose como o aumento do vigor da progênie em relação ao dos pais, quando indivíduos não aparentados são acasalados. Resultados de heterose, em diferentes espécies animais, têm evidenciado que o nível de heterose é inversamente proporcional à herdabilidade da característica.

Como a seleção e os cruzamentos podem contribuir para o melhoramento animal?

Os métodos seleção e cruzamentos constituem a base do melhoramento genético, a seleção em qualquer espécie animal se dá por meio do seu fenótipo após a retirada dos efeitos ambientais que pode colaborar ou prejudicar o desempenho animal Os genes que controlam caracteres quantitativos não podem ser conhecidos ...

Artigo anterior
Qual a diferença entre faltar com a verdade é omitir?
Artigo seguinte
Quantas estações ecológicas existem no Brasil?