Qual o objetivo do atendimento em saúde voltado às populações vulneráveis?

Perguntado por: Benedita Anna Nunes de Pinho  |  Última atualização: 14. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)

A área temática Saúde das Populações Vulneráveis pretende contribuir para ações voltadas à proteção e promoção à saúde das populações onde o acesso reduzido a recursos ou limitadas oportunidades de emprego, resultantes de viver em locais de baixo dinamismo econômico ou de precários recursos sócio- educacionais.

Qual a importância das políticas públicas em saúde para a população vulnerável?

O propósito é promover equidade no alcance das necessidades de indi‑ víduos em situação de vulnerabilidade social e grupos específicos em maiores graus de riscos sociais, como a população em situação de rua (PSR), indígenas, quilombolas e adolescentes em conflito com as leis6.

Quem são as populações mais vulneráveis?

Uma importante frente de atuação da Fiocruz na pandemia por Covid-19 vem sendo seu trabalho envolvendo as populações vulneráveis, como os moradores de favelas e as populações indígenas.

Quem são as pessoas consideradas vulneráveis?

Os grupos vulneráveis podem variar em diferentes contextos, mas alguns exemplos comuns incluem crianças, idosos, pessoas com deficiências, mulheres e meninas, minorias étnicas e raciais, pessoas LGBTQIA+, imigrantes e migrantes, pessoas refugiadas e pessoas deslocadas, etc.

Quais são os grupos que fazem parte da população chave vulnerabilidade segundo Ministério da saúde porque estas populações são vulneráveis?

As populações-chave são: travestis, transexuais, gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas privadas de liberdade, usuários de drogas.

Planejamento em saúde e as populações vulneráveis

16 questões relacionadas encontradas

O que é vulnerabilidade na área da saúde?

23) consideram a vulnerabilidade como a "chance de exposição das pessoas ao adoecimento", decorrente de um conjunto de componentes individuais, sociais e programáticos, bem como a maior ou menor disponibilidade de recursos protetivos a essas situações.

O que é vulnerabilidade social em saúde?

O termo vulnerabilidade é comumente empregado para designar suscetibilidades das pessoas a problemas e danos de saúde. Os descritores utilizados pela Bireme apresentam vulnerabilidade como o grau de suscetibilidade ou de risco a que está exposta uma população em sofrer danos por desastres naturais.

Quais são os três tipos de vulnerabilidade?

Quais são os tipos de vulnerabilidade?
  • Marginalização e Exclusão. Nesse subgrupo encontramos as pessoas que residem em moradias em situação deplorável, bem como um baixo nível de renda e educação. ...
  • Vulnerabilidade na área da saúde. ...
  • Vulnerabilidade Territorial. ...
  • Vulnerabilidade Juvenil.

Quais são as situações de vulnerabilidade social?

Entretanto a vulnerabilidade social define-se por pobreza, privação, fragilização de vínculos afetivo-relacionais e de pertencimento social.

Quais são as principais consequências da vulnerabilidade social?

E quanto às consequências da vulnerabilidade social, os entrevistados destacam mais uma vez a fragilidade na relação familiar, o isolamento social dos jovens e comportamentos ilegais e/ou tipos de violência.

Quem são os vulneráveis Segundo a lei?

Cabe ressaltar que a categoria jurídica “pessoa vulnerável” é um novo conceito de Direito Penal e deve ser entendido, nos temos do artigo 217-A, como toda criança ou mesmo adolescente com menos de 14 anos ou também, qualquer pessoa incapacitada física ou mentalmente de resistir à conduta estupradora do agente criminoso ...

Quais são os grupos vulneráveis no Brasil?

Atua em defesa de todos os Grupos Vulneráveis: mulheres, idosos, crianças e adolescentes quando vítimas em razão de sua condição, bem como de pessoas que figurem como vítimas de crimes de intolerância (discriminação ou preconceito) quanto à raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual, identidade ...

Qual a diferença entre os grupos vulneráveis e as minorias?

Normalmente os grupos minoritários não são organizados, o que pode lhes valer ainda um problema maior, pois devido a essa “desorganização” a luta pelo direito se torna individual e mais dificultosa. Em parte oposta, os vulneráveis, são organizados, assim como os índios, pessoas deficientes, negros-quilombolas.

Qual é a importância da saúde pública para a população?

“O SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. Além disso, é o maior sistema público de saúde do mundo, atendendo a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente desse sistema para tratar a saúde”.

Qual o objetivo das políticas públicas de saúde?

Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

Quais os objetivos das políticas públicas de saúde?

As políticas públicas em saúde integram o campo de ação social do Estado orientado para a melhoria das condições de saúde da população e dos ambientes natural, social e do trabalho.

Como ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade?

Onda de frio: como ajudar pessoas em situações vulneráveis?
  1. Doe itens que não usa mais. ...
  2. Organize mutirões. ...
  3. Compartilhe informações importantes. ...
  4. Crie ou contribua com uma vaquinha online. ...
  5. Use seu talento para o bem.

O que é vulnerabilidade social cite cinco exemplos?

Índice de Vulnerabilidade Social – IVS

Capital humano: acesso à educação e condições de saúde; Renda e trabalho: considera a insuficiência de renda das famílias, a desocupação de adultos ou ocupação informal sem ensino fundamental, dependência da renda de pessoas idosas e presença de trabalho infantil.

O que é uma situação vulnerável?

A vulnerabilidade implica uma situação de risco; significa que pessoas e/ou comunidades estão numa situação de fragilidade - seja por motivos sociais, económicos, ambientais ou outros - e por isso estão mais vulneráveis ao que possa advir dessa exposição.

Quais são as principais causas da vulnerabilidade social no Brasil?

Crises econômicas, debilidade dos sistemas de seguridade e de proteção social e fenômenos de precariedade e instabilidade laboral intensificam a dificuldade enfrentada por indivíduos e grupos em sua inserção nas estruturas sociais e econômicas, gerando uma zona instável entre integração e exclusão.

Qual a diferença entre vulnerabilidade e risco social?

Considera-se que enquanto o risco indica probabilidades, a vulnerabilidade é um indicador da iniquidade e da desigualdade social. A vulnerabilidade antecede ao risco e determina os diferentes riscos de se infectar, adoecer e morrer.

Quais os dois tipos de vulnerabilidade na área da saúde?

“Risco, Vulnerabilidade Social e Cidadania”, in Revista Crítica de Ciências Sociais, 93, 2011, pp.

Como as vulnerabilidades influenciam no atendimento e gestão da saúde?

Na atenção primária à saúde, os riscos e as vulnerabilidades relacionam-se à deficiência de recursos para o trabalho, à violência física e ao desgaste emocional.

Como classificar vulnerabilidade?

Classificação das vulnerabilidades
  1. baixa: pontuação entre 0.0 e 3.9. Representa vulnerabilidades com impacto limitado e que podem exigir condições específicas para serem exploradas.
  2. média: pontuação entre 4.0 e 6.9. ...
  3. alta: pontuação entre 7.0 e 8.9. ...
  4. crítica: pontuação entre 9.0 e 10.0.

Artigo anterior
O que representa as formas geométricas da bandeira do Brasil?
Artigo seguinte
Qual o salário de um farmacêutico fiscal?