Qual o objetivo de trabalhar Trava-língua na educação infantil?

Perguntado por: Ana Nunes Ramos  |  Última atualização: 4. Juni 2025
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Qual é a importância dos trava-línguas para a dicção das crianças? Brincar de trava-línguas com as crianças é uma boa maneira de trabalhar o desenvolvimento da fala e dicção. Além disso, é possível resolver questões de pronúncia do seu filho.

Qual é o objetivo do trava língua?

Os trava-línguas são recursos linguísticos utilizados para ajudar as crianças a desenvolverem um vocabulário mais amplo. Além disso, essa ferramenta pode ser usada por adultos, pois colabora para uma melhor articulação das palavras, ou seja contribui para que as sílabas sejam pronunciadas de forma mais clara e correta.

Qual habilidade da Bncc trabalha trava língua?

(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.

Como trabalhar trava-línguas Na alfabetização?

Reúna os alunos em uma roda e pergunte se conhecem algum trava-línguas. Explique que se trata de um conjunto de palavras de difícil pronunciação e que o desafio dos trava-línguas é recitá-los sem errar. Dê alguns exemplos, como: “Três pratos de trigo para três tigres tristes.”; “Casa suja, chão sujo.”.

Quais são as características de um trava-língua?

Os trava-línguas se caracterizam como desafios que consistem em dizer, com rapidez e de maneira correta, versos ou frases com muitas sílabas difíceis de pronunciar. São chamados assim devido à dificuldade que proporcionam a quem tenta pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua".

METODOLOGIA PARA TRABALHAR UM TRAVA LÍNGUA 👅 NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

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O que é trava-língua e exemplos?

Os trava-línguas são frases difíceis de pronunciar, formadas por muitas sílabas parecidas. Fazem parte do folclore brasileiro, sendo manifestações da cultura oral popular, transmitida de geração em geração. Os trava-línguas são usados em brincadeiras infantis e em jogos de clareza e rapidez de articulação das palavras.

Como trabalhar com trava-língua na educação infantil?

O que fazer durante? Convide as crianças para se sentarem em roda com você. Diga que hoje você trouxe um livro em que os autores brincam com as palavras, por meio de trava-línguas. Investigue junto ao grupo quais trava-línguas as crianças conhecem e convide-as as partilhá-los com os colegas.

Como brincar de trava-língua?

Nas brincadeiras com trava-línguas, o objetivo é articulá-los de forma clara, sem troca ou supressão de sons nem gaguejamentos, e rápida, sem hesitações. Por isso, costumam ser frases de fácil memorização, assim, é possível treiná-las até estarem totalmente corretas.

Qual o objetivo da habilidade EF12LP07?

EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Qual é a habilidade da BNCC que trabalha?

A habilidade EF01GE07 consiste em: Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

Qual é o objetivo da habilidade EF15LP03?

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. - Interpretação oral e/ou escrita de textos de diversos gêneros textuais.

Qual a habilidade da BNCC para linguagem verbal e Não-verbal?

A habilidade EF02MA12 consiste em: Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Qual é o som que se repete no trava-língua?

Os trava-línguas contribuem para melhorar a clareza da pronúncia das sílabas que compõem as palavras. Tipos de trava-línguas: Com repetição de sons: r, p, t, z, lh, nh… Com repetição da mesma palavra: doce, sabiá…

Qual é o trava-língua mais fácil?

Para começar, vamos com 5 tipos mais fáceis: O padre Pedro pregou um prego na pedra. Bote a bota no bode e tire o pote do bode. Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia.

Como você imagina um desafio de trava-línguas?

SABIA QUE A MÃE DO SABIÁ SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR? TRÊS TIGRES TRISTES PARA TRÊS PRATOS DE TRIGO TRÊS PRATOS DE TRIGOS PARA TRÊS TIGRES TRISTES. DEBAIXO DA CAMA TEM UMA JARRA DENTRO DA JARRA TEM UMA ARANHA TANTO A ARANHA ARRANHA A JARRA COMO A JARRA ARRANHA A ARANHA.

Como trabalhar trava-línguas em sala de aula?

Para ajudar durante a aula, você pode mostrar vídeos ensinando trava-línguas para as crianças. Assim, eles podem ver como as palavras são faladas corretamente.

Quais são os travas línguas?

Trava-línguas do folclore brasileiro
  • “ Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. ...
  • “ Três pratos de trigo para três tigres tristes”;
  • “ O rato roeu a roupa do rei de Roma”;
  • “ Pedro tem o peito preto. ...
  • “ O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar”;
  • “ ...
  • “ ...

Qual a frase mais difícil de falar?

O rato roeu a roupa do rei de Roma. Sabia que o sabiá sabia assobiar? O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. Atrás da porta torta tem uma porca.

Como estimular a oralidade na educação infantil?

Como desenvolver a oralidade? Podemos estimular intuitivamente o desenvolvimento da linguagem nos momentos cotidianos da escola, como rodas de conversa, música, ler histórias e poesias para as crianças, usando brincadeiras de palavras simples, rimas, travas línguas, entre outras.

Como trabalhar a dicção na educação infantil?

Práticas para a estimular a aprendizagem da fala
  1. Use sinais. A aprendizagem da fala começa pelos sinais não verbais. ...
  2. Converse com seu filho. ...
  3. Leia em voz alta. ...
  4. Observe e escute seu filho. ...
  5. Escute músicas com seu filho. ...
  6. Promova encontros com outras crianças. ...
  7. Não infantilize sua fala. ...
  8. Controle a ansiedade.

Como a criança aprende a língua?

Aos 24 meses a criança começa a usar verbos e adjetivos e aos três anos já forma algumas frases mais elaboradas e com a ajuda de um adulto já consegue contar histórias. Quando tem 3 e 4 anos, normalmente seu vocabulário é de cerca de 300 palavras o que possibilita contar histórias mais elaboradas.

O que é Parlenda e trava-língua?

"As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão.

Qual o trava-língua do folclore?

Toco preto e porco crespo. - O rato roeu a roupa do rei de Roma. - Pinga a pia apara o prato, pia o pinto e mia o gato. - Atrás da porta torta tem uma porca morta.

Como fazer um trava-língua pequeno?

Muitos trava-língua começam com um nome próprio, por exemplo: "A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara" ou "Pedro pregou um prego na porta preta ". Isso pode ajudar você a estruturar melhor sua frase. Escolha um nome e, depois, formule a frase narrando uma pequena história sobre a pessoa.

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