Qual o objetivo de intervenção profissional do assistente social?

Perguntado por: Henrique Pedro Pinheiro  |  Última atualização: 23. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (47 avaliações)

A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às ...

O que é projeto de intervenção profissional do assistente social?

Os projetos de intervenção social são atividades realizadas em uma realidade social a partir de um problema. A ação pode ser realizada nos campos da educação, assistência social, saúde e diversas áreas que têm como principal característica o envolvimento dos sujeitos nos processos de intervenção.

Qual o papel da teoria na construção profissional do assistente social?

Pensar a articulação entre teoria e prática no Serviço Social permite-nos elucidar que a concepção teórico-metodológica exerce influência tanto na definição da finalidade a ser alcançada quanto nos meios a serem utilizados para atingir determinados fins.

Qual a importância da observação para o serviço social?

Observação: É um instrumento importante em momentos de decisão em que o Assistente Social precisa ter segurança, fixando-se nos objetivos no qual pretende alcançar.

Quais são as competências do assistente social?

Segundo o Conselho Federal de Serviço Social, “o assistente social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.”

Objeto de Intervenção dos Assistentes Sociais: a CIDADE. 7a Pergunta - Serviço Social.

29 questões relacionadas encontradas

O que são competências e atribuições?

Costuma-se dizer que o vocábulo “competência” refere-se à atividade jurisdicional, enquanto “atribuição” diz respeito à ativi- dade administrativa. Os dicionários jurídicos não estabelecem dife- renciação conceitual rígida entre esses dois vocábulos. ... Competência é “Capacidade, aptidão para alguma coisa”.

Qual a diferença entre competência é atribuição do assistente social?

Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.

Qual a importância da instrumentalidade para o serviço social?

Por meio da instrumentalidade, os profissionais objetivam a sua intencionalidade em respostas profissionais, modificando as condições objetivas e subjetivas. Dessa forma, a instrumentalidade é condição necessária do processo de trabalho do Assistente Social. Compreendemos que o trabalho é a protoforma do ser social.

Como assistente social age?

O que os Assistentes Sociais Fazem? Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.

Que aspectos pode se considerar como fundamental na prática do assistente social?

São eles: liberdade, di- reitos humanos, cidadania, democracia, eqüidade e justiça social, combate ao preconceito, pluralismo, construção de uma nova ordem social (sem dominação-exploração), articulação com movimentos de trabalhadores, qualidade dos serviços prestados e combate a toda espécie de discriminação.

Qual a importância do projeto de intervenção para o serviço social?

O projeto de intervenção é um instrumental central para materialização do trabalho dos assistentes sociais, garantindo visibilidade ao exercício profissional nos diferentes espaços, além de contribuir para a permanente leitura dos profissionais sobre o produto do seu trabalho, não só como resposta ao que os ...

Qual a importância de elaboração de um projeto social no processo de intervenção do assistente social?

O projeto, como instrumento do trabalho coletivo, indica o que compete ao Serviço Social e onde a sua intervenção se fará, demonstrando o reconhecimento do assistente social de que esse é um espaço ocupado por diferentes áreas de saber, cuja ação dos diferentes profissionais articuladas produz respostas para ...

Quais são os desafios impostos ao exercício profissional do assistente social?

campo político e redução do financiamento das políticas sociais públicas, são inúmeros os desafios impostos ao Serviço Social brasileiro nesse atual contexto. jurídico, direitos que arduamente foram conquistados, estão sendo reduzidos, flexibilizados ou mesmo suprimidos do campo da legalidade.

O que é um projeto de intervenção profissional?

O projeto de intervenção constitui uma organização sistemática das ações técnico-profissionais e ético-políticas em resposta às expressões da questão social com as quais se defronta o assistente social no exercício da profissão.

Como se faz um projeto de intervenção em Serviço social?

  1. Título. Escreva uma frase que permita identificar o tema do seu projeto e o problema para o qual se pretende buscar a solução.
  2. Apresentação. Elaborar uma síntese do projeto. ...
  3. Problema. O problema é a questão que se buscará resolver por meio do PI. ...
  4. Justificativa. ...
  5. Objetivos. ...
  6. Revisão de literatura. ...
  7. Metodologia. ...
  8. Cronograma.

Como avaliar um projeto de intervenção em Serviço social?

A avaliação de um projeto social pode ser analisada em três momentos: o antes do início, o durante e depois do projeto executado. A primeira, a avaliação ex-ante, nos permite escolher as melhores estratégias para a consecução dos objetivos do projeto.

O que um assistente social pode trabalhar?

Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos – como secretarias de saúde, postos de saúde e hospitais – e ONGs. As oportunidades para o profissional de serviço social têm aumentado cada vez mais nas capitais.

O QUE É A Instrumentalidade do Serviço Social?

É uma técnica que utiliza jogos, brincadeiras ou simulações de modo a provocar uma reflexão acerca de uma determinada temática que tenha relação com o objeto de intervenção, e que no caso do Serviço Social, tem o assistente social como facilitador, o que requer do profissional habilidades teóricas e uma postura ...

O que é instrumentalidade e instrumental para o serviço social?

A instrumentalidade do exercício profissional como mediação

Da cultura profissional os assistentes sociais recolhem e na instrumentalidade constróem os indicativos teórico-práticos de intervenção imediata, o chamado instrumental- técnico ou as ditas metodologias de ação.

O que são instrumentais do serviço social?

Podemos destacar alguns instrumentais que são basicamente as ferramentas de trabalho de todos os Assistentes Sociais seja em qual área o mesmo esteja atuando, são eles: Observação, entrevista, trabalhos com grupos, reunião, mobilização de comunidades, visita domiciliar, visita institucional, atas de reuniões, livros de ...

O que é conceito de competência?

Competência é o substantivo feminino com origem no termo em latim competere que significa uma aptidão para cumprir alguma tarefa ou função. Também é uma palavra usada como sinônimo de cultura, conhecimento e jurisdição. ... Também pode indicar aptidão, conhecimento ou capacidade em alguma área específica.

Qual é o conceito de competência?

Definimos assim competência: um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.

O que é uma competência organizacional?

Já as competências organizacionais são aquelas pensadas e praticadas em conjunto — seja por uma equipe ou pela empresa toda — de modo a alcançar os objetivos maiores. Os líderes e a direção da empresa precisam estar atentos às duas variações, uma vez que elas fazem parte da gestão de competências.

Quais são os desafios impostos ao exercício profissional do assistente social pelo avanço na violação dos direitos humanos?

Dentre os principais desafios impostos ao exercício profissional do(a) assistente social contra a violação dos direitos humanos, podemos citar: desigualdade social - que é histórica e que, em tempos de crises econômicas, costuma se agravar cada vez mais.

Qual o maior desafio do assistente social na contemporaneidade?

Assistência Social na contemporaneidade: os 10 maiores desafios
  • 1- Ampliação das equipes de referência. ...
  • 2- Articulação intersetorial. ...
  • 3- Superação de subalternidade. ...
  • 4- Execução da política de forma articulada. ...
  • 5- Garantia de Secretarias próprias e adequação de suas nomenclaturas. ...
  • 7- Regulamentação dos benefícios eventuais.

Artigo anterior
Como saber quem ligou no telefone Intelbras?
Artigo seguinte
O que diz o artigo 142 da CLT?