Qual o objetivo da hermenêutica jurídica?

Perguntado por: Rita Martins  |  Última atualização: 8. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (26 avaliações)

Carlos Maximiliano, na introdução ao seu magnífico Hermenêutica e Aplicação do Direito, doutrina, de início: “A hermenêutica jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis do direito, para determinar o sentido e o alcance das expressões de direito”1.

Qual é o objetivo da hermenêutica?

A hermenêutica é uma palavra de origem grega que significa arte ou técnica de interpretar, esclarecer, revelar o sentido dos livros e textos sagrados.

Como funciona a hermenêutica jurídica?

Dito isto, a hermenêutica jurídica é o ramo que se ocupa com a interpretação das normas jurídicas, estabelecendo métodos para a compreensão legal. Utilizando-se de diversas técnicas, o jurista coteja elementos textuais e extratextuais para chegar a uma conclusão.

Qual a finalidade da hermenêutica jurídica para o ordenamento jurídico vigente?

A Hermenêutica Jurídica é o ramo da Teoria da Geral do Direito, destinado ao estudo e ao desenvolvimento dos métodos e princípios da atividade de interpretação. A finalidade da Hermenêutica, enquanto domínio teórico, é proporcionar bases racionais e seguras para uma interpretação dos enunciados normativos.

Quais são os elementos da hermenêutica jurídica?

A hermenêutica jurídica apresenta as seguintes características: Ela se manifesta por meio da linguagem e através dela constrói a interpretação do texto jurídico. A linguagem é, portanto, um instrumento que possibilitará ao jurista a compreensão do texto.

INTRODUÇÃO À HERMENÊUTICA JURÍDICA: o que é Hermenêutica? | Iniciantes no Direito

23 questões relacionadas encontradas

Quais os 3 principais objetivos da hermenêutica?

Como Sistema ao Direito, concorrerem outras Fontes e Princípios que precisam ser usados de forma razoável e coerente, de forma que, a Hermenêutica tem como objetivo, exatamente, proporcionar essa Razoabilidade, Coerência e Harmonia, integrando as várias Fontes do Direito e aplicabilidade de seus Princípios.

O que é hermenêutica jurídica exemplos?

O que é a hermenêutica jurídica

mostrar o sentido verdadeiro de uma expressão”. Para as leis, isso se traduz na compreensão do texto legal para além da mera escrita, a fim de se extrair das palavras trazidas pelo legislador o real objetivo da norma, sem perverter o que se foi pretendido no momento de sua elaboração.

O que é e qual a importância da hermenêutica jurídica?

A hermenêutica é, por assim dizer, um processo dinâmico, “vivo” e cíclico, que não se confunde, em hipótese alguma, com a interpretação da norma jurídica, que é mera aplicação da primeira, tendo como objetivo-fim descobrir e fixar os princípios fundamentais que regem, afinal, a própria interpretação da lei.

O que a hermenêutica busca interpretar?

O objeto da hermenêutica é o agir, com sentido. A hermenêutica busca o sentido, não só o conceito, de algo para a vida humana.

Quais são as principais regras da hermenêutica?

Os princípios gerais deste método é que ele trabalha com três regras: a gramática do texto, contexto histórico e a teologia do texto. Esses são aspectos devem fazer parte da nossa abordagem quando estivermos analisando Bíblia.

Quais são os tipos de hermenêutica?

  • Hermenêutica Bíblica. ...
  • Hermenêutica Filológica. ...
  • Hermenêutica Científica. ...
  • Hermenêutica Aplicada. ...
  • Hermenêutica Fenomenológica. ...
  • Hermenêutica Cultural.

Qual a origem da hermenêutica jurídica?

A hermenêutica teve sua origem na teologia pagã, depois migrou para a teologia cristã, de onde transferiu-se para a filosofia e só depois para o direito. O estudo da hermenêutica jurídica, ou seja, a técnica e os métodos para a correta interpretação das leis se torna fundamental para o estudo da ciência do direito.

O que diz a hermenêutica?

O termo "hermenêutica" remete ao deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses, aquele que traz notícias. O hermeneuta seria aquele que tanto transmite quanto interpreta uma mensagem, já que não é possível separar uma coisa da outra.

Quais são os tipos de interpretação jurídica?

A classificação da interpretação jurídica se dá de acordo com o seu intérprete: existe a interpretação autêntica, a judicial e a doutrinária (pode-se falar também de interpretação administrativa, feita pelo Poder Executivo).

Qual a diferença entre interpretação e hermenêutica?

INTRODUÇÃO

Hermenêutica e interpretação não são termos equivalentes. Consoante CARLOS MAXIMILIANO, interpretação é a aplicação da hermenêutica1. A hermenêutica descobre e fixa os princípios que regem a interpretação, vale dizer, “a hermenêutica é a teoria científica da arte de interpretar”.

Como o juiz deve interpretar a lei?

O magistrado faz atuar a lei, aplicando-a ao caso concreto trazido pelas partes, exercendo a jurisdição. Aplica, portanto, o conjunto de regras e normas positivadas. Com o dinamismo da vida cotidiana, nem todas as relações entre as partes são reguladas.

O que é hermenêutica e argumentação jurídica?

A hermenêutica consiste em uma ciência que forma critérios e elementos que são utilizados para interpretá-la o ato da norma jurídica, logo se pode dizer que é o ato de revelar o sentido da norma jurídica.

Porque a hermenêutica é importante para o direito?

A hermenêutica Jurídica

Usada para se alcançar o conhecimento jurídico necessário para a correta compreensão das normas jurídicas a serem aplicadas por um jurista ao caso concreto. A hermenêutica vem sendo utilizada desde as antigas sociedades, para ajudar a distinguir religião, mitos, mágica, etc., do Direito.

Quais os principais tipos de interpretação?

Os métodos de interpretação jurídica são: gramatical, sistemático, histórico, teleológico-axiológico e sociológico.

Quais são os 4 métodos clássicos de interpretação para a hermenêutica jurídica?

Pretende-se demonstrar neste trabalho que os tradicionais métodos de interpretação jurídica (literal, sistemático, histórico e teleológico) continuam sendo imprescindíveis pontos de referência na aplicação diária do Direito (Civil, Penal, Administrativo etc.), inclusive o Constitucional.

Quem é o pai da hermenêutica?

Friedrich Ernst Daniel Schleiermacher, o chamado "pai da hermenêutica moderna", conviveu muito proximamente com os membros do grupo de Jena, principalmente com Friedrich Schlegel, em defesa do qual saiu quando das acusações de obscenidade feitas ao autor de Lucinde (1799), o romance-ensaio de Schlegel.

O que significa a palavra hermenêutica jurídica?

A – Conceito de hermenêutica jurídica

Carlos Maximiliano, na introdução ao seu magnífico Hermenêutica e Aplicação do Direito, doutrina, de início: “A hermenêutica jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis do direito, para determinar o sentido e o alcance das expressões de direito”1.

Qual o sinônimo de hermenêutica?

7 sinônimos de hermenêutica para 1 sentido da palavra hermenêutica: Interpretação do sentido das palavras e textos: 1 exegese, interpretação das palavras, interpretação de textos filosóficos, interpretação de textos legais, interpretação de textos sagrados, interpretação dos signos, interpretação dos textos.

Quem criou a hermenêutica jurídica?

Assim, a Crítica Hermenêutica do Direito se desenvolve através de uma imbricação entre o pensamento de Hans-Georg Gadamer e Ronald Dworkin, preocupando-se em especial com os problemas da discricionariedade judicial da maneira como se mostram no país, na busca da construção de uma teoria que possibilite apontar qual a ...

Quais são os 4 principais métodos interpretativos trabalhados na hermenêutica?

Os métodos tradicionais de hermenêutica jurídica (Escola de Exegese de Savigny – método gramatical/literal, sistemático, teleológico e histórico) seriam perfeitamente aplicáveis às normas constitucionais. Sendo assim, a Constituição poderia ser interpretada pelos mesmos métodos utilizados na interpretação de leis.

Artigo anterior
Quais são as características dos materiais naturais?
Artigo seguinte
Como e por quanto tempo armazenar amostras de exames laboratoriais?