Qual o objetivo da análise ergonômica do trabalho?

Perguntado por: Gil Alexandre de Matos  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (51 avaliações)

Segundo a Norma Regulamentadora NR 17, a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), tem como objetivo, rastrear, observar e avaliar as relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, com as interfaces, com os sistemas e a organização do trabalho (BRASIL, ABNT, 1990).

O que é análise ergonômica do trabalho?

A Análise Ergonômica do Trabalho - AET, analisa a adequação dos ambientes de trabalho às características psicofisiológicos dos trabalhadores prevenindo riscos à sua saúde, cumprindo os requisitos da NR 17. ... Utiliza ferramentas de análise ergonômica validadas e atualizadas.

O que é uma análise ergonômica do trabalho e com qual objetivo as empresas contratam este serviço?

A análise ergonômica do trabalho faz parte da NR-17, que visa cuidar e garantir a qualidade de vida no ambiente de trabalho. O objetivo dessa análise é criar uma série de medidas e estratégias que evitam doenças relacionadas ao trabalho.

Quem deve fazer a análise ergonômica do trabalho?

De acordo com a NR 17, a Análise Ergonômica do Trabalho é obrigatória para todas as empresas cujos funcionários realizem trabalhos físicos, manuais ou que causem sobrecarga muscular.

O que vem a ser a análise ergonômica do trabalho e o que ela visa?

A Análise Ergonômica do Trabalho permite buscar, identificar, averiguar e aferir perfeitamente as funções e objetos usados por todo profissional em seu local de trabalho, assim como medir os impactos que a utilização, esforço e repouso interferem direta ou indiretamente os funcionários em sua rotina de trabalho.

Análise Ergonômica do Trabalho - AET

43 questões relacionadas encontradas

O que significa AET e sua importância?

A análise ergonômica do trabalho é fundamental para as empresas cujos funcionários realizem levantamento de pesos, transporte/movimentação de materiais, movimentos repetitivos e/ou trabalhos com sobrecarga muscular estática ou dinâmica de membros superiores e inferiores.

Quais são as etapas da análise ergonômica do trabalho?

A análise ergonômica do trabalho compreende três fases: análise ergonômica da demanda, análise ergonômica da tarefa que envolve: análise dos ambientes físicos; análise das condições posturais e antropométricas dos trabalhadores; análise dos aspectos psicológicos dos trabalhadores; análise organizacional; condições ...

Quais profissionais podem realizar análise ergonômica?

O laudo ergonômico/AET é um documento obrigatório para as empresas cujos funcionários estejam expostos a riscos decorrentes de esforços físicos.
...
Qual seria o profissional mais habilitado para elaboração?
  • Engenheiros de Segurança;
  • Médicos do Trabalho;
  • Educadores Físicos;
  • E Fisioterapeutas.

Quem pode emitir laudo de ergonomia?

O Ergonomista é o profissional que precisa ter formação específica para executar trabalhos na área, bem como, possuir conhecimento prévio de formação acadêmica de nível superior dos sistemas humanos para poder interpretar e planejar melhorias ergonômicas que protejam o ser humano no seu ambiente de trabalho.

Como fazer uma análise ergonômica do trabalho?

A Análise Ergonômica do Trabalho segue os parâmetros da norma regulamentadora NR 17 e, de modo geral, é composta por:
  1. Apresentação da empresa.
  2. Objetivo.
  3. Perfil dos colaboradores.
  4. Organização do trabalho.
  5. Descrição da atividade.
  6. Descrição das tarefas.
  7. Fatores ambientais.
  8. Arranjo físico (layout).

Quais os benefícios de uma AET para a empresa?

Tudo que você precisa saber sobre a AET
  1. Melhora a produtividade. ...
  2. Reduz as faltas. ...
  3. Proporciona um ambiente de trabalho adequado. ...
  4. Aumenta o engajamento. ...
  5. Evita processos trabalhistas. ...
  6. Cumpre a legislação. ...
  7. Valoriza a segurança. ...
  8. Aumenta a credibilidade.

Quais os principais benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho?

Principais benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho
  • Fortalecimento do trabalho em equipe;
  • Maior bem-estar;
  • Redução de estresse;
  • Prevenção de Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho;
  • Melhor qualidade de vida;
  • Prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo;

Como elaborar um laudo ergonômico?

O laudo ergonômico é um documento que é elaborado após a solicitação por parte de um juiz em causas trabalhistas. Por meio dele, o magistrado pode identificar qual é a estrutura oferecida pela organização, verificando se há condições que podem causar danos à saúde do trabalhador, gerados por doenças ocupacionais.

Qual o valor de um laudo Ergonomico?

R$ 600,00 O valor dependerá da duração, do tamanho e da complexidade da obra, devendo ser feito um orçamento para cada caso.

Quais as 5 etapas da AET?

O método AET desdobra-se em cinco etapas: análise da demanda; análise da tarefa; análise da atividade; diagnóstico; e recomendações. IIDA (2005 apud GUÉRIN et al, 2001).

Qual a importância da ergonomia para a empresa?

A ergonomia visa desenvolver, de forma confortável e produtiva, a ligação entre o ser humano e o trabalho. Ao adaptar as condições trabalhistas às características do profissional, ela evita os riscos ergonômicos e proporciona mais saúde, conforto, segurança e bem-estar.

Qual é a importância da ergonomia?

A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a postura, a iluminação, os ruídos e a temperatura. ... A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.

Quais são as vantagens da aplicação da ergonomia nos ambientes gastronômicos para a empresa e para o funcionário?

Quais são as vantagens da ergonomia?
  1. Reduz o afastamento. Movimentos repetitivos podem causar lesões e fazer com que a pessoa fique afastada da empresa. ...
  2. Diminui os custos. O lucro cai e os custos crescem quando os funcionários são afastados. ...
  3. Valoriza o profissional. ...
  4. Acaba com o estresse. ...
  5. Melhora a qualidade de vida.

Quais os principais benefícios para uma empresa ao implantar um serviço de ergonomia e Ginástica Laboral para seus funcionários?

  • PARA FUNCIONÁRIOS. ...
  • :: Reduz o sedentarismo e melhora o condicionamento físico: a ginástica laboral estimula o movimento, evitando que a pessoa fique horas na mesma posição. ...
  • :: Reduz a fadiga e o estresse: produtos ergonômicos, pausas e a ginástica laboral ajudam a relaxar e amenizar o cansaço.
  • PARA EMPRESAS.

Quais são as vantagens e desvantagens de aplicar princípios ergonômicos no ambiente de trabalho?

Quais são os benefícios da ergonomia no trabalho?
  • #1 Promove a qualidade de vida. ...
  • #2 Valoriza o profissional. ...
  • #3 Aumenta a produtividade. ...
  • #4 Evita ausências e afastamentos. ...
  • #5 Contribui para a saúde mental e emocional. ...
  • #6 Evita despesas. ...
  • #7 Atrai clientes.

Como a ergonomia é aplicada em cada setor?

A ergonomia não é uma prática restrita a determinadas áreas de atuação. Na verdade, ela já está presente em diferentes setores e segmentos, visando sempre a segurança e saúde do trabalhador, o aumento da produtividade, a redução do número de acidentes e a maior qualidade dos serviços.

Qual é a hora de fazer uma intervenção ergonômica em uma empresa?

Para a realização de uma análise e de uma intervenção ergonômica, é necessário focalizar o posto de trabalho e analisar os elementos e circunstâncias que o compõem, separadamente, verificando todas as atividades realizadas, as posturas assumidas, tempo de execução das tarefas, verificação da organização do trabalho e ...

Quais as formas de intervenção da ergonomia?

A ergonomia propõe 3 formas de intervenção: Ergonomia Física, analisando as características anatômicas do ser humano, antropometria, fisiologia e biomecânica e sua relação direta com a atividade a ser executada avaliando postos de trabalho, movimentos repetitivos, projetos dos postos e etc.

O que é ergonomia de intervenção?

A ergonomia inclui componentes físicos, organizacionais e cognitivos. As intervenções físicas ergonômicas incluem a melhoria dos equipamentos e do ambiente de trabalho. O objetivo dessas intervenções é reduzir o estresse físico sobre o sistema musculoesquelético e, assim, diminuir o risco de lesões.

Como a ergonomia pode ser aplicada no local de trabalho?

A ergonomia se aplica em postos de trabalho onde o exercício das atividades exigem: Esforços repetitivos para levantamento, transporte ou descarga de materiais. Postura estática e com necessidade de emprego da força. Sobrecarga muscular de membros inferiores, superiores e nas regiões do pescoço, ombros e costas.

Artigo anterior
Qual o número de oxidação do ferro?
Artigo seguinte
O que é um distrato de contrato?