Qual o nome do sedativo usado na endoscopia?

Perguntado por: Anna Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (65 avaliações)

A sedação para endoscopia usa basicamente dois tipos de anestésicos: Opioides, que tiram a dor, como o fentanil. Hipnóticos que causam a inconsciência, como como propofol.

Quais medicamentos são usados na endoscopia?

Além da anestesia local é utilizado rotineiramente uma medicação que irá causar uma sedação consciente, possibilitando para o paciente que o exame seja feito de maneira confortável. Habitualmente é utilizado a meperidina, um analgésico opioide, seguida de uma dosagem de midazolam, um benzodiazepínico.

Quanto tempo dura o efeito do sedativo na endoscopia?

O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas). Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.

Como funciona o sedativo da endoscopia?

O tipo de anestesia feita para endoscopia é a sedação profunda. A sedação vai agir na consciência e no estado de sono e vigília. Ao ser aplicada na veia, a medicação age no organismo de forma a produzir duas reações: Sono profundo: o paciente adormece “como uma pedra” e não acorda nem se for chamado ou estimulado.

Quais as reações após a sedação?

Reação adversa a sedação

Assim como qualquer anestesia, a sedação pode resultar em uma reação adversa ao paciente. Podem provocar náuseas, vômitos, labilidade emocional e reações paradoxais como inquietação, agitação e delírio. São raros os casos de alergia medicamentosa.

COMO É A ANESTESIA PARA ENDOSCOPIA DIGESTIVA?

19 questões relacionadas encontradas

O que a pessoa sente quando está sedada?

Na sedação, o paciente passa a maior parte do procedimento dormindo, respira normalmente e responde a comandos verbais. A sedação promove um alívio do estresse do paciente.

Quanto tempo demora para paciente sair da sedação?

Grande número de pacientes com Covid-19 grave que necessitam de ventilação mecânica, levam dias ou semanas para despertar da sedação, além disso, segundo relatos de especialistas, parece que esses pacientes podem precisar de meses de reabilitação para voltar à sua linha de base neurocognitiva.

Quanto tempo demora para passar o efeito da sedação?

A sedação tem efeito pontual, dura somente o tempo do exame, e o paciente acorda logo depois. Do início ao fim, ele recebe monitoramento cardíaco e fica conectado a uma fonte de oxigênio. Pode ser realizada apenas com anestesia tópica?

É possível morrer na endoscopia?

“É um exame extremamente seguro, o risco de complicações na endoscopia alta é muito pequeno, assim como o risco da colonoscopia, que é o exame que avalia o intestino grosso. Todos os dois são extremamente necessários para prevenção de câncer e para diagnóstico das doenças gastrointestinais”, explica Roseane.

Quanto tempo antes tem que tomar Luftal para fazer endoscopia?

No dia do exame, 30 minutos antes da hora marcada, você deverá beber um frasco de dimeticona gotas (Luftal®, Flagass®). Esta medicação retira a espuma que recobre o estômago, ajudando no seu exame.

Qual a diferença entre sedação e anestesia geral?

Sedação profunda: estado de depressão da consciência induzido pela medicação e do qual o paciente desperta com estímulos dolorosos; Anestesia geral: estado de depressão da consciência do qual o paciente não é despertado por estímulos dolorosos.

Artigo anterior
Como passar clobetasol?
Artigo seguinte
Quem é melhor Kamir ou Skyler?