Qual o nome da doença que faz o sangue não coagula?

Perguntado por: Jéssica Juliana Vicente de Freitas  |  Última atualização: 30. April 2024
Pontuação: 4.8/5 (24 avaliações)

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. Por exemplo: quando ferimos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento.

O que causa a hemofilia?

A hemofilia é uma doença hereditária que altera a coagulação, fazendo com que o corpo não consiga conter sangramentos de maneira adequada. A hemofilia é uma doença hereditária que altera a coagulação, fazendo com que o corpo não consiga conter sangramentos de maneira adequada.

Qual é o perigo de uma pessoa hemofílica?

O paciente com hemofilia grave pode apresentar, ainda, sangramentos sem causa aparente até mesmo ao fazer tarefas simples, como andar ou caminhar, sendo os joelhos muito acometidos nesses casos. É importante destacar que alguns sangramentos podem ser potencialmente perigosos e colocar o indivíduo em risco de morte.

O que pode ser quando o sangue não coagula?

A hemofilia pode ser leve, moderada ou grave. Alguns hemofílicos não possuem o fator coagulante em seu sangue. Outros têm algum, porém não o suficiente para fazer parar todas as hemorragias. Há hemofílicos que apresentam hemorragias todas as semanas, outros, todos os meses, e alguns, somente uma vez por ano.

Como uma pessoa adquire a hemofilia?

A hemofilia é uma doença genética, ou seja, é transmitida dos pais para os filhos no momento em que a criança é gerada. O corpo humano se desenvolve a partir de uma única célula. Esta célula é formada pela união do espermatozóide do pai com o óvulo da mãe.

Hemofilia: entenda a doença que compromete a coagulação do sangue

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os sintomas de um portador de hemofilia?

Sintomas. Nos quadros graves e moderados, os sangramentos repetem-se espontaneamente. Em geral, são hemorragias intramusculares e intra-articulares que desgastam primeiro as cartilagens e depois provocam lesões ósseas. Os principais sintomas são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimento.

Qual o tratamento que uma pessoa hemofílica precisa receber?

O tratamento das hemofilias tem como principal pilar a reposição do fator da coagulação deficiente (fator VIII na hemofilia A ou fator IX na hemofilia B). Além disso, outros agentes hemostáticos podem ser utilizados.

Qual é o tempo de vida de um hemofílico?

“A expectativa de vida do hemofílico é exatamente igual a de qualquer pessoa sem hemofilia. É uma vida normal, em que a pessoa pode praticar esporte, a criança pode brincar, fazer de tudo.

O que é hemofilia feminina?

Mulheres e a hemofilia

Dessa forma, durante a fecundação recebemos um cromossomo X, que vem da nossa mãe, e outro, que pode ser X ou Y, do nosso pai. A hemofilia, portanto, acontece quando há uma alteração no cromossomo X, tornando a mulher a responsável por transmitir a doença aos filhos.

O que causa problemas de coagulação?

Outros fatores aumentam o risco de coagulação excessiva: Não conseguir se movimentar o suficiente, por exemplo, durante repouso no leito ou uma longa viagem de automóvel ou de avião. Passar por uma cirurgia de grande porte, particularmente se ela envolver a parte inferior do corpo. Estar acima do peso.

Quem tem hemofilia sente dor?

Sangramentos internos e externos são os principais sintomas da hemofilia. As hemorragias internas acontecem principalmente nas articulações e músculos, desgastando cartilagens e ossos. Dessa forma, a doença provoca dores fortes, inchaço, aumento da temperatura local e manchas roxas (equimoses).

Qual Exame de sangue detecta a hemofilia?

Para diagnosticar uma pessoa com hemofilia, além dos sinais clínicos, existe um exame de sangue que mede a dosagem do nível dos fatores VIII e IX de coagulação sanguínea. O coagulograma é muito importante para detectar a doença, verificando se há diminuição ou ausência dos fatores que trabalham no sangue.

Quem tem hemofilia tem direito a aposentadoria?

Quais são os requisitos para requerer? Pessoas com hemofilia podem ter direito à aposentadoria por invalidez desde que comprovem a incapacidade total e permanente para o trabalho, conforme a avaliação realizada pelo INSS. Quem tem essa doença pode se aposentar em menos tempo? Quais são os requisitos para requerer?

Como a hemofilia é diagnosticada?

Como é feito o diagnóstico da doença? A partir de um exame de sangue, a deficiência da coagulação pode ser identificada. A existência de outros casos na família também devem ser um sinal de alerta, já que a doença é hereditária.

Quem tem hemofilia pode menstruar?

Anemia – mulheres com hemofilia, mesmo adolescentes, podem ter sangramento menstrual intenso, com duração maior do que sete dias e muitos coágulos. Por conta disso, elas ficam em risco de desenvolver anemia.

Quem tem hemofilia pode ter filhos?

Por isso, antes de engravidar a mulher com hemofilia precisa passar por um tratamento e conversar com o obstetra e hematologista. O risco da gestação precisa ser avaliado, aliás, não só da gestação em si como também do parto, sendo ele natural ou cesáreo.

Quem tem hemofilia pode ter trombose?

Além disso, mesmo com indicação precisa e administração correta, a reposição de um fator da coagulação pode causar trombose. Por exemplo, um paciente com hemofilia A submetido à artroplastia de quadril tem maior risco de tromboembolismo venoso tanto pela cirurgia em si como pela reposição pré-operatória de fator VIII.

Qual o nome do remédio para hemofilia?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento Hemcibra (emicizumabe) para o tratamento da hemofilia A.

Qual tipo de hemofilia é mais grave?

Existe algum tipo de hemofilia mais grave? Dentre os tipos de hemofilia, não existe um mais grave que o outro, pois as duas apresentam riscos semelhantes. A gravidade do quadro clínico depende não do tipo, mas da quantidade de fator - seja VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B) - circulando pelo plasma.

Quem tem hemofilia pode operar?

Os pacientes com hemofilias nos diversos graus, assim como os de doença de von Willebrand, quando adequadamente corrigidos do distúrbio da crase, podem ser submetidos com segurança à cirurgia eletiva otorrinolaringológica, sendo muito importante uma boa integração entre as equipes de otorrinolaringologia e hemoterapia.

Quais os problemas quando um hemofílico sofre algum ferimento?

Hemofilia grave

Quando a hemofilia é grave, ocorrem episódios graves de hemorragia e estes se repetem com pequenas lesões ou sem razão aparente. Na hemofilia grave, o primeiro episódio hemorrágico ocorre com frequência durante ou imediatamente após o parto.

Como parar hemofilia?

A hemofilia não tem cura. Pacientes com hemofilia necessitam receber, por toda a vida, infusão venosa do concentrado de fator deficiente após os eventos hemorrágicos ou trauma.

Como é a qualidade de vida de uma pessoa portadora de hemofilia?

Pacientes com hemofilia apresentam predisposição a sangramentos, tanto pós- traumáticos como espontâneos, que ocorrem, principalmente nas articulações (hemartroses) e quando recorrentes podem contribuir para o estabelecimento de artropatia hemofílica, o que torna a doença potencialmente incapacitante e dolorosa, e ...

De quem a hemofilia é herdada?

A herança genética da hemofilia está ligada ao cromossomo sexual X, que é o cromossomo feminino. Quando um homem, XY, tem uma mutação causadora da hemofilia, ele porta e manifesta a desordem.

Como vivem as pessoas com hemofilia?

Os portadores de hemofilia vivem permanentemente sob a ameaça de ficarem desabastecidos, e isso é perverso;, critica a hematologista Sylvia Thomas, vice-presidente médica da Federação Brasileira de Hemofilia.

Artigo anterior
Qual o número do WhatsApp da Vivo?
Artigo seguinte
O que é o objeto do processo?