Qual o nome da doença que a pele fica branca?

Perguntado por: Daniela Mia Pacheco Antunes Fernandes  |  Última atualização: 2. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (13 avaliações)

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

Como se pega o vitiligo?

Não se pega vitiligo; apenas se desenvolve essa doença. O vitiligo é uma condição bastante delicada, porque afeta diretamente a autoestima do paciente. Muitos indivíduos com a doença precisam de um acompanhamento médico feito com psicólogo, para lidar melhor com as mudanças na aparência.

Quais são os sintomas da doença vitiligo?

O vitiligo é uma doença caracterizada por manchas brancas na pele e nas mucosas. Elas surgem após o desaparecimento de células chamadas melanócitos, que produzem a melanina (substância que dá “cor” à nossa pele).

O que faz aumentar o vitiligo?

Sabe-se, ela explica, que existem "gatilhos" que contribuem para o aparecimento das manchas, como estresse e traumas. — Traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam o vitiligo — diz ela.

Como evitar que o vitiligo se espalhe?

Como se prevenir?
  1. evitar o estresse;
  2. levar uma vida tranquila;
  3. cuidar da saúde mental;
  4. passar protetor solar diariamente;
  5. visitar periodicamente o dermatologista;
  6. verificar o histórico da doença na família;
  7. usar dermocosméticos especiais.

Tire suas dúvidas sobre vitiligo

17 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora para o vitiligo se espalhar?

Vitiligo localizado

Nele, uma ou mais manchas podem surgir em, pelo menos, três partes do corpo, com evolução rápida (cerca de semanas ou alguns poucos meses) seguida de estabilização.

Como diminuir as manchas de vitiligo?

No tratamento para vitiligo podem ser utilizados medicamentos orais, como corticoides, que auxiliam a estabilizar a doença. Medicamentos imunomoduladores (substâncias que interferem no sistema imunológico) também auxiliam a evitar a progressão da doença e, em geral, têm menos efeitos adversos do que os corticoides.

Quais são as causas do vitiligo?

As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo.

Quais os perigos do vitiligo?

Queimaduras de pele são riscos se você tiver vitiligo. A melanina é um pigmento que ajuda a pele a se proteger da luz do sol. Como o vitiligo é a despigmentação da pele por meio da ausência da melanina, ele acaba deixando a pele desprotegida.

Qual o alimento que ajuda a evitar o vitiligo?

Pessoas com vitiligo devem ficar atentas quanto à alimentação, evitando defumados, gorduras animais e frituras. Aumentar o consumo de vegetais, de fontes de ômega 3 e de probióticos. É importante o consumo de alimentos ricos em fenilalanina, aminoácido precursor da melanina.

O que fazer para voltar a pigmentação da pele?

O Tofacitinib, um medicamento utilizado para tratar a artrite (inflamação nas articulações), pode ser a chave para reverter os efeitos do vitiligo, doença que causa a perda de pigmentação na pele. A descoberta desse novo uso do remédio foi feita por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Como ter certeza que é vitiligo?

O dermatologista detecta as manchas com um exame físico, mas testes complementares, como coleta de sangue e a biópsia de uma região atingida, podem ser solicitados para descartar outros distúrbios autoimunes e medir o nível de melanócitos na derme.

Como é feito o diagnóstico de vitiligo?

O diagnóstico é clínico, isto é, o médico deve examinar as lesões e pedir exames laboratoriais para determinar se o paciente é mesmo portador de vitiligo e se existem outras doenças associadas. Algumas manchas brancas podem ser provocadas pelo sol ou por micoses e não constituem lesões de vitiligo.

Como são as primeiras manchas de vitiligo?

COMO IDENTIFICAR O VITILIGO? O surgimento de manchas esbranquiçadas com ou sem sintomas merece avaliação dermatológica. Qualquer parte do corpo pode ser acometido. Áreas de pelos brancos no corpo ou no couro cabeludo, bem como cílios e sobrancelhas, também podem indicar início da doença.

Como tratar vitiligo no rosto?

O vitiligo não tem cura, no entanto, existem várias formas de tratamento que ajudam a melhorar a aparência da pele, reduzindo a inflamação do local e estimulando a repigmentação das regiões afetadas, como imunossupressores, corticoides ou fototerapia, por exemplo, orientados pelo dermatologista.

Qual a diferença de pano branco e vitiligo?

Pano branco é a mesma coisa que vitiligo. Mito. O pano branco e o vitiligo são doenças de pele completamente diferentes. O vitiligo dão manchas normalmente bem mais brancas do que as de pano branco com superfície lisa e, às vezes, brilhosa.

Quais são os 7 tipos de vitiligo?

Existem quatro tipos de Vitiligo generalizado (vulgar, misto, universal e acrofacial), sendo o mais comum o de tipo vulgar. Nesse caso, surgem manchas simétricas em diversas áreas do corpo.

Quais são os tipos de vitiligo?

Existem dois tipos de vitiligo:
  • Segmentar ou Unilateral: quando as manchas se manifestam apenas numa parte do corpo; e.
  • Não segmentar ou bilateral: quando as manchas se manifestam nos dois lados do corpo e normalmente aparecem em extremidades como mãos, pés, nariz e boca. Este é o tipo mais comum da doença.

Como acabar com vitiligo naturalmente?

Na década de 70 e 80 o hospital utilizava plantas indianas, com bons resultados medicinais, para tratar o vitiligo e outras doenças. Atualmente são utilizadas outras plantas, como a Acariçoba (Hidrocotileumbelata), que agem no sistema nervoso e é ótimo para a pele e o tradicional Açafrão (Curcuma longa).

Qual camada da pele é atingida pelo vitiligo?

A camada mais profunda é a hipoderme, composta por adipócitos que são as células de gordura. Vitiligo é uma doença muito comum, acomete aproximadamente 1% da população mundial, ou seja, uma em cada cem pessoas tem vitiligo. Afeta homens e mulheres de todas as raças.

Qual melhor remédio para a cura do vitiligo?

O Viticromin é um medicamento fitoterápico, que age aumentando a pigmentação da pele, estando por isso indicado para casos de vitiligo ou de problemas relacionados com a pigmentação da pele, em adultos e crianças.

Qual a planta que cura vitiligo?

Estudos no Maranhão apontam a planta avelós como tratamento ao vitiligo. De forma súbita ou gradual, manchas esbranquiçadas aparecem em mãos, pés, cotovelos, rosto ou em outras partes do corpo.

Como tomar Dexametasona para vitiligo?

Para isso, um total de 50 pacientes com vitiligo ativo e disseminado foi randomizado para receber minociclina (100 mg/dia) ou minipulso oral com dexametasona (2,5 mg dois dias consecutivos por semana durante 6 meses).

Pode tomar sol quando se tem uma mancha de vitiligo?

Quem tem vitiligo pode tomar sol sem proteção. Mito. As manchas brancas se formam por conta da diminuição ou falta de melanócitos - células responsáveis pela formação de melanina. Além de proporcionar coloração à pele, olhos e cabelo, a maior função da melanina é auxiliar na proteção contra a radiação solar.

Em qual estrato Elas estão localizadas vitiligo?

A pigmentação da pele é a combinação de uma série de fatores, entre eles, destacam-se a quantidade e o tipo de melanina produzida na pele, a presença de vasos sanguíneos, e a espessura do estrato córneo.

Artigo anterior
O que é uma pasta zipada?
Artigo seguinte
O que kebab?