Qual o nome da cirurgia para diminuir a gengiva?

Perguntado por: Helena Mia Garcia  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (37 avaliações)

A gengivoplastia é um nome dado à cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir a gengiva e o sorriso do paciente. O processo é feito a partir da retirada do excesso de tecido gengival e por meio da reconstrução do contorno desse tecido em volta dos dentes.

Quanto custa uma cirurgia para diminuir a gengiva?

Comparado a procedimentos estéticos sofisticados com lentes de contato dental, a gengivoplastia é um tratamento com preço bastante em conta. Em média, os valores do procedimento para um protocolo com até 6 dentes variam entre R$800,00 a R$2000,00.

Quais são os riscos da Gengivoplastia?

Riscos e problemas após a gengivoplastia.

✓ retração gengival isolada ou generalizada; ✓ sensibilidade dentária; ✓ formato final não estético; ✓ aparecimento de “black space” (espaço escuro entre dentes);

Qual é o nome da cirurgia que corta a gengiva?

Gengivectomia– Este procedimento é realizado para remover o excesso de tecido gengival e proporcionar uma melhor limpeza dos dentes. Antes de cortar e eliminar o excesso de tecido, o periodontista anestesia a gengiva. Gengivoplastia: antes/después.

Quanto tempo dura a gengivoplastia?

O procedimento todo, que pode necessitar até de simulação digital e física, é realizado em um único dia e não dura mais do que duas horas para casos mais complexos – ao final da cirurgia, o paciente sai com as gengivas posicionadas e com pequenos isolados de sutura. As indicações da gengivolplastia são múltiplas.

Cirurgia para sorriso gengival

26 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre gengivoplastia e gengivectomia?

O termo gengivoplastia é aplicado essencialmente quando se pretende alterar, normalmente por razões estéticas, o contorno gengival que circunda os dentes, enquanto que o termo gengivectomia refere-se sobretudo a situações relacionadas com a hipertrofia gengival (excesso ou gengiva aumentada).

O que não pode fazer depois da gengivoplastia?

Saiba o que fazer no pós-operatório de gengivoplastia
  • NÃO coma nada até que o efeito da anestesia desapareça, pois você pode morder seus lábios, bochecha ou língua e causar danos. ...
  • Tome a medicação, conforme indicado;
  • Não cuspa ou enxágue com força.

Quais as vantagens da gengivoplastia?

Na gengivoplastia retira-se o excesso de gengiva para que o sorriso se torne mais harmônico e mais bonito. As bordas da gengiva podem apresentar um formato irregular ou estar em linhas. A gengivoplastia corrige esse problema e faz com que as bordas gengivais estejam em harmonia com o formato dos dentes e dos lábios.

Pode fazer gengivoplastia mais de uma vez?

É necessário uma avaliação, de preferência com um especialista, para um diagnóstico mais preciso. Um dos grandes fatores das recidivas é a higienização inadequada da boca(gengiva, dentes e língua). O acúmulo de placas pode fazer com que sua gengiva cresça novamente. Sua dentista deve ter te alertado sobre isso.

Como diminuir o tamanho da gengiva?

Gengivoplastia. O dentista remove ou adequa o tecido gengival que não está envolvido com o suporte do dente. É considerado um tratamento apenas estético e, geralmente, o paciente que o realiza não tem periodontite ou outra doença bucal que altere a gengiva. O procedimento pode levar de 15 a 20 minutos.

Quando faz gengivoplastia a gengiva cresce de novo?

A gengivoplastia é praticamente irreversível. Uma vez recortadas as gengivas e o osso que circunda as raízes dentárias, o tratamento não pode ser totalmente revertido.

Quanto tempo demora para gengiva se regenera?

Quando existe uma inflamação gengival, a conhecida gengivite, geralmente melhora em uma semana, com o uso de um colutório específico a base de clorexidina. Já as raspagens mais profundas demoram mais tempo, depende do grau de complexidade da doença periodontal do paciente.

Quanto tempo demora para cicatrizar uma cirurgia na gengiva?

O tempo médio para uma recuperação completa do paciente após a cirurgia oral pode variar entre 7 e 15 dias aproximadamente, dependendo do tipo de intervenção. Durante este período, os cuidados necessários visam evitar possíveis complicações, bem como aliviar os sintomas associados.

O que saber antes de fazer gengivoplastia?

O paciente deve ter gengivas saudáveis e fortes para que o dentista dê seu aval para a realização do procedimento. No dia da cirurgia, o primeiro passo é a antissepsia da região, feita para garantir que não há bactérias ou qualquer tipo de sujeira na boca do paciente.

O que comer quando se faz gengivoplastia?

Faça uma dieta líquida ou pastosa para o primeiro dia e o segundo dia. Exemplos incluem sopas, iogurtes, frutas batidos, smoothies e purê de batatas; Tome os remédios conforme a prescrição para evitar infecções; Mantenha sua boca limpa, uma boa higienização vai garantir um saudável pós cirúrgico.

Pode escovar os dentes depois da gengivoplastia?

Deve escovar os dentes normalmente aonde não foi feito o procedimento e na região da cirurgia sempre aconselho a fazer ¨banhos " com clorexidina 0,12% e não escovar diretamente para não correr riscos de retração.

Pode beijar após gengivoplastia?

Pós-operatório

Também é proibido fazer esforço intenso, ficando o trabalhador sob atestado médico. Depois de 72 horas, ele estará liberado para o retorno às atividades normais, como trabalhar, beijar, alimentar-se de sólidos etc.

Pode falar depois da gengivoplastia?

Os cuidados nas primeiras 48 horas podem ser determinantes para o sucesso do procedimento. Os dentistas geralmente recomendam evitar exposição ao sol, esforços físicos e falar excessivamente, após a gengivoplastia.

Quando é indicado a gengivectomia?

Quando o osso que recobre as raízes dentárias está corretamente localizado, sem excesso, a gengivectomia é a técnica indicada. Já quando este mesmo osso encontra-se em excesso, avançando sobre a coroa dentária, a gengivectomia é o procedimento correto.

Como é feito o processo gengivectomia?

A remoção da gengiva é feita com o bisturi e é necessária somente a anestesia local. A cirurgia pode levar de 30 minutos a 2 horas. O tempo de duração é relativo, de acordo com a quantidade de dentes que passarão pelo processo e com a gravidade do problema.

Porque fazer gengivectomia?

Nesse caso, a gengivectomia é o procedimento mais indicado pelos dentistas: “Ela tem a finalidade de remover parte da gengiva para o aumento da coroa clínica com o objetivo de deixar os dentes com a aparência maior, mais saudável e mais proporcional ao sorriso”, diz Kalina.

O que passar na gengiva para cicatrizar mais rápido?

Para que os tecidos da gengiva possam cicatrizar mais rápido, diminuindo a dor e o inchaço deve-se comer alimentos ricos em proteína como ovo cozido, frango desfiado ou peixe assado, por exemplo. Estes alimentos contém os nutrientes que o corpo precisa para fechar a ferida mais rápido, acelerando a cicatrização.

Como cicatrizar cirurgia na gengiva?

Primeiras 48 horas: restrições à ingestão de alimentos rígidos e quentes e proibição quanto ao uso de instrumentos de higienização no local operado são exigidos ao paciente – o bochecho, 3 vezes ao dia, de agentes químicos antiplaca e antimicrobianos compensam as restrições de higiene oral adotadas.

Como fazer a gengiva voltar?

A retração gengival tem jeito, sim, e a única forma para reposicionar as gengivas retraídas é através da cirurgia plástica gengival. A técnica, que é rápida mas pode exigir alguns dias em repouso e longe de atividades sociais, pode ser realizada com ou sem enxertos.

Como estimular o crescimento da gengiva?

Escove os dentes duas vezes por dia.

Uma boa massagem na gengiva, além de uma técnica de escovação que estimula o crescimento da gengiva na direção da superfície de mastigação, são os “segredos” para que a gengiva não sofra retração. Sempre escove todas as superfícies de seus dentes.

Artigo anterior
Quanto vale 1 de RAM?
Artigo seguinte
Como se proteger luz azul?