Qual o nome da anemia por falta de ácido fólico?

Perguntado por: Margarida Guerreiro Faria  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

(Anemia megaloblástica)
A anemia por deficiência de vitaminas resulta de um nível baixo ou nulo de vitamina B12 ou folato (ácido fólico). As pessoas podem sentir fraqueza, falta de ar e parecer pálidas.

O que a falta de ácido fólico pode causar?

Além dos sintomas gerais de anemia (por exemplo, palidez, irritabilidade, falta de ar e tontura), a deficiência de ácido fólico, caso seja grave, pode causar vermelhidão e dor na língua, diarreia, redução do paladar, perda de peso e depressão.

Qual o nome da anemia por falta de vitamina B12?

A deficiência de vitamina B12 devido à falta de fator intrínseco provoca um tipo de anemia chamada anemia perniciosa. A absorção pode ser inadequada nos idosos, porque a acidez do estômago é reduzida.

Quais são os tipos de anemia?

Conheça os diferentes tipos de anemia
  • Anemia por deficiência de ferro. Este é o tipo mais comum de anemia e pode variar de intensidade. ...
  • Anemia perniciosa e deficiências de vitamina B12 e ácido fólico. ...
  • Anemia aplástica. ...
  • Anemias hemolíticas. ...
  • Anemia das doenças crônicas.

O que é a anemia perniciosa?

Anemia Perniciosa, doença autoimune causada pela deficiência de vitamina B12. Anemia perniciosa, um subtipo da anemia megaloblástica, caracteriza-se pela deficiência de vitamina B12, que não é absorvida pelo organismo. Formigamento e dificuldades para andar podem acometer o portador da doença.

Deficiência de vitamina B12 e ácido fólico

37 questões relacionadas encontradas

Como saber se está com anemia perniciosa?

Para fazer o diagnóstico da anemia perniciosa é preciso fazer alguns exames como:
  1. Hemograma completo: esse teste mede os níveis de vitamina B12 e de ferro no sangue;
  2. Exame de deficiência de vitamina B12: a médica ou o médico pode avaliar os seus níveis de vitamina B12 por meio de um exame de sangue.

Quando suspeitar de anemia perniciosa?

Os sintomas da anemia perniciosa estão relacionados à falta de vitamina B12 no organismo, sendo os principais:
  • Fraqueza;
  • Palidez;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Diarreia;
  • Língua lisa;
  • Formigamento nas mãos e pés;
  • Palpitações cardíacas;

Qual é o tipo de anemia mais grave?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica que acontece quando a pessoa ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.

Quais são os tipos de anemia que existem?

Quais são os tipos de anemias?
  • anemia macrocítica: glóbulos vermelhos estão aumentados de tamanho. ...
  • anemia normocítica: hemácias com tamanho normais. ...
  • anemia microcítica: os glóbulos vermelhos têm dimensões menores do que o normal.

Quais os tipos de anemia mais grave?

Anemia aplástica

Esse é um tipo grave e raro de anemia normocítica. Os indivíduos com a doença deixam de produzir a quantidade necessária de novas células sanguíneas — hemácias, plaquetas e glóbulos brancos —, por conta de disfunções na medula óssea.

O que é a anemia megaloblástica?

Apesar do nome, a anemia megaloblástica afeta todas as linhagens sanguíneas. A característica morfológica mais marcante é a dissociação núcleo-citoplasma (núcleo desproporcionalmente imaturo em relação ao citoplasma), e a principal causa da condição é a deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico.

O que causa a falta de vitamina B12?

Diarreias e disfunções gastrointestinais, falta de apetite, tonturas, dores localizadas, complicações na visão, incontinência, problemas no coração (como ataques cardíacos), baixa imunidade, inflamações no sistema digestivo (da boca até o intestino) são algumas das causas de falta de vitamina B12.

Qual a deficiência da vitamina B12?

Deficiência de vitamina B12 é causa de várias doenças, de anemia a trombose. Deficiência de vitamina B12 é causa de anemia acompanhada ou não por dificuldade para andar e parestesias ou formigamentos de distribuição simétrica, principalmente nas pernas, pés e mãos.

Para que o ácido fólico é indicado?

O ácido fólico é encarregado de reduzir o risco de deficiências no cérebro e na coluna vertebral, chamados deficiências do tubo neural. O tubo neural se converte no cérebro e na medula espinhal do bebê no primeiro mês de gestação, sendo este período o de maior risco para a formação de deficiências.

Qual é a função do ácido fólico no organismo?

O ácido fólico é um suplemento muito associado a grávidas —com toda razão, afinal é fundamental para a formação do tubo neural (estrutura embrionária que dá origem ao cérebro e à medula espinhal) e desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Porque o ácido fólico é importante?

O uso do Ácido Fólico no período pré-concepcional previne os defeitos de fechamento do tubo neural, estrutura embrionária que dará origem ao cerebro e a medula espinhal. O seu uso é recomendado para todas as mulheres em idade fértil, principalmente quando se planeja engravidar.

Qual tipo de anemia que não tem cura?

Anemias hereditárias

A anemia falciforme e a talassemia não têm cura, apenas tratamentos que consistem em transfusões de sangue regulares. Também é indicado que o paciente evite exercícios pesados e mantenha uma dieta rica em nutrientes.

Qual o nome da anemia por falta de ferro?

A anemia ferropriva resulta de depósitos de ferro baixos ou esgotados, que são necessários para se produzir glóbulos vermelhos. Hemorragia excessiva é a causa mais comum.

O que é anemia pode matar?

As anemias mais frequentes na população que é a ferropriva e a megaloblástica não levam à morte, por outro lado, a anemia aplástica, que é um tipo de anemia genética, pode colocar a vida da pessoa em risco se não for devidamente tratada, pois é comum que a pessoa apresente infecções recorrentes, comprometendo a ...

Qual tipo de anemia que precisa tomar sangue?

Transfusão de hemácias deve ser considerada em pacientes com anemia grave e/ou sintomática. Pacientes com hemorragia no peri ou pós-operatório também podem necessitar de transfusão.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Hemácia falciforme

E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

Qual é a diferença entre anemia e leucemia?

Os sintomas da anemia são: fadiga, mal-estar, tontura, dor de cabeça, palidez, falta de ar e unhas quebradiças. Já os de leucemia são: febre, fadiga, infecções frequentes, perda de peso sem motivo aparente, hematomas recorrentes, dor nos ossos e suor noturno. “São duas doenças completamente diferentes”, finaliza o Dr.

O quê anemia perniciosa pode causar?

Sintomas da anemia perniciosa

No entanto, a ausência da vitamina B12 no corpo pode causar diarreia, constipação, fadiga, palidez, déficit de atenção, perda de apetite, inchaço na língua, sangramento da gengiva e dificuldade de respiração.

Qual a sensação da anemia?

​Tontura, sensação de fraqueza, sonolência, palidez, palma da mão e mucosas dos olhos esbranquiçada são alguns sinais que podem indicar anemia.

Quais as doenças Auto-imunes que estão associadas a anemia perniciosa?

Entre as condições mais frequentes associadas à anemia perniciosa se encontram:
  • Doença de Addison;
  • Tireoidite crônica;
  • Homocistinúria;
  • Acidúria metilmalônica;
  • Lúpus;
  • Dermatite herpetiforme;
  • Doença de Crohn;
  • Doença de Graves;

Artigo anterior
Quais são as características do clima mediterrâneo?
Artigo seguinte
O que tem dentro da manteiga?