Qual o motivo de sensibilidade nos dentes?

Perguntado por: Tomás Cláudio Jesus de Mendes  |  Última atualização: 20. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (34 avaliações)

A sensibilidade nos dentes (hipersensibilidade dentinária) ocorre quando o esmalte do dente ou o cemento (cobertura macia da raíz) é perdido, ou ainda quando ocorre retração gengival, fazendo com que a raiz do dente e a dentina fiquem expostas.

O que fazer para aliviar a sensibilidade dos dentes?

Bochecho de água morna com sal. A pasta para dente sensível é sempre a melhor opção. Mas se você está sentindo hipersensibilidade dentinária e não tem um creme dental para sensibilidade em mãos, tente bochechar por alguns segundos com a mistura de água morna e sal.

Estou com muita sensibilidade nos dentes o que fazer?

A melhor maneira de tratar a sensibilidade dentinária é cuidando da saúde bucal. Isso inclui escovação e uso do fio dental diariamente, agendamento de exames de rotina com seu dentista e uma dieta saudável e balanceada.

O que a sensibilidade nos dentes causa?

Quem tem dentes sensíveis sente um desconforto de dor aguda e curta duração. Pontadas e a sensação de choque nos dentes também podem ser notadas por quem sofre com isso.

Quanto tempo dura a sensibilidade nos dentes?

Quanto tempo dura a sensibilidade nos dentes? Depende muito da causa da sensibilidade. Ela pode ser pontual, apenas quando a pessoa ingere algo muito gelado, ou pode persistir por dias, semanas e até meses.

Sensibilidade nos Dentes: Causas e o que Fazer? Ianara Pinho

22 questões relacionadas encontradas

Quando toca o dente dói?

Tanto as cáries quanto a sensibilidade podem deixar o dente dolorido ao toque. Por isso, é importante que você mantenha uma boa higiene bucal para evitar esses problemas e procure um dentista para avaliar o seu caso.

Como saber se é canal ou sensibilidade?

Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal?
  1. Dor de dente que pode durar horas.
  2. Sensibilidade a temperaturas quentes e frias.
  3. Dor pulsátil.
  4. Sensibilidade ao mastigar.
  5. Dor irradiada para outros dentes.

Como saber se o nervo do dente está inflamado?

O que é nevralgia nos dentes?
  1. dor aguda no dente;
  2. dor penetrante no dente;
  3. sensação de dor irradiando de dentro do dente;
  4. pulsação dentária;
  5. sensação de pulsação no rosto e/ou cabeça;
  6. dificuldade para se alimentar, especialmente doces e frutas cítricas;
  7. sensibilidade ao consumo de alimentos quentes ou frios etc.

Como saber se eu perdi o esmalte do dente?

Outro sintoma que indica que o esmalte pode estar se desgastando é a cor amarelada dos dentes, que aparece quando uma parte maior da dentina (o tecido que forma grande parte do dente e fica abaixo do esmalte) fica exposta (a dentina tem uma cor naturalmente amarelada).

É possível recuperar o esmalte dos dentes?

E o seu corpo não consegue produzir um novo esmalte. Ainda assim, você pode fortalecer e reparar o existente. Isso acontece por meio de um procedimento chamado de remineralização, quando minerais essenciais, como fluoreto, cálcio e fosfato, unem-se ao esmalte.

O que destrói o esmalte dos dentes?

Higienização insuficiente. Quando não higienizamos muito bem a boca, os resíduos de alimento continuam acumulados no esmalte dos dentes. As bactérias começam a se proliferar e se alimentam deles, ao mesmo tempo, elas liberam ácidos que dissolvem os minerais do esmalte, além de agredir a gengiva e causar a gengivite.

O que pode causar o desgaste do esmalte do dente?

refrigerantes e energéticos; frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi; alimentos ricos em amido, que podem se prender entre os dentes; bebidas alcoólicas, que podem reduzir a produção de saliva e aumentar o risco de cárie.

Estou sentindo dor no dente e não tem cárie?

Você pode achar confuso quando sente dor de dente mas não tem cárie. Outros problemas como as trincas no esmalte e a exposição radicular, também chamada de recessão gengival, também podem causar dor.

É normal todos os dentes doer?

Afinal, não é normal sentir dor em todos os dentes. E você não precisa conviver com esse desconforto por muito tempo. Isso porque o incômodo dos dentes doloridos tem origem em problemas bucais comuns, que podem ser evitados com prevenção e aliviados com produtos ideais para essa condição..

O que causa dor de dente sem ter cárie?

Isso acontece por: Retração gengival, causada pela escovação feita com muita força. Ou acúmulo de bactérias na região.

Quando o dente dói com água fria?

Retração gengival

Quando as gengivas recuam, há exposição da raiz do dente (que não possui esmalte de proteção). Portanto, isso torna os dentes mais sensíveis ao frio. Essa condição ocorre principalmente devido a escovação inadequada (forte e agressiva), gengivites não tratadas e até ao envelhecimento.

Como saber se o dente precisa de canal ou restauração?

Conheça-os a seguir.
  1. Dor de dente.
  2. Dor no maxilar.
  3. Inchaços.
  4. Infecções e/ou abcessos.
  5. Alteração na cor do dente.

O que dói mais extrair um dente ou fazer canal?

Nenhum dos procedimentos é doloroso pois ambos são realizados com o uso de anestésicos.

O que significa dentes doloridos?

Não é apenas alimentos muito gelados ou muito quentes que podem provocar a sensibilidade nos dentes, mas sim diversos fatores como doenças, má escovação, bruxismo e até mesmo alimentos estão entre um dos motivos que podem gerar esse desconforto.

Quando bebe água o dente dói?

Isso acontece porque há uma diminuição grande do pH na região da boca. Por lá, é a saliva quem é responsável por controlar a acidez. Mas quando o pH fica muito ácido, bem menor do que 4,5, uma erosão dentária pode acontecer. Em outras palavras, o dente perde sua camada protetora, desgastando o esmalte.

O que a ansiedade pode causar nos dentes?

Normalmente associada à deficiência na higienização dos dentes, a inflamação da gengiva é favorecida pela queda da imunidade e até pela diminuição da produção de saliva, outro efeito do estresse.

Como aliviar dor de dente em 5 minutos?

Aliviar completamente a dor de dente em apenas cinco minutos é um desafio praticamente impossível. Porém, existem algumas medidas que podem proporcionar algum alívio rápido, como a aplicação de gelo no local ou aplicação de cravo-da-índia no local dolorido.

Como recuperar dentes?

Principais tratamentos para dentes quebrados
  1. Fragmento cerâmico. O fragmento cerâmico é uma das opções de tratamento para quem quebrou a metade do dente. ...
  2. Coroa dentária. ...
  3. Polimento. ...
  4. Facetas dentais. ...
  5. Obturações. ...
  6. Tratamento de canal (canal dentário) ...
  7. Prótese dentária ou implante dentário.

O que pode deixar os dentes amarelados?

Os dentes podem ficar amarelados por várias razões, incluindo pigmentação natural, hábitos alimentares como consumo de café, chá e vinho tinto, tabagismo, envelhecimento, uso excessivo de flúor e problemas de saúde bucal.

Quantas vezes é preciso escovar os dentes?

Normalmente os profissionais orientam que a escovação tem que ser feita três vezes ao dia, com uma duração de dois minutos por vez, e também que se espere 30 minutos após a refeição para seguir com a escovação. No momento de nos alimentarmos, é comum alguns alimentos açucarados deixarem acúmulos de placa nos dentes.

Artigo anterior
Quando vai lançar Cavaleiro da Lua?
Artigo seguinte
Quais perguntas fazer na audiência trabalhista?