Qual o modo de ação dos fungicidas?

Perguntado por: Henrique Castro de Carvalho  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (58 avaliações)

Existem muitos Modos de Ação (MoA) dos fungicidas. Podem agir na síntese de ácidos nucléicos, na divisão celular, na respiração, na síntese de aminoácido e proteínas, na síntese da metionina, na ruptura da membrana e tantas mais.

Qual a finalidade dos fungicidas?

A aplicação de defensivos específicos para enfermidades causadas por fungos (conhecidos como fungicidas) é uma das ferramentas que podem ser utilizadas, de modo sincronizado com outras práticas, para a proteção da lavoura.

Quais os princípios ativos dos fungicidas?

Principais princípios ativos:
  • Propiconazol,
  • Cyproconazol,
  • Flutriafol,
  • Tetraconazol,
  • Tebuconazol,
  • Epoxiconazol,
  • Ciproconazol,
  • Miclobutanil.

O que é modo de ação Sistemico?

função do modo de atuação na planta, os herbicidas podem ser de contato ou sistêmicos. ... Já os herbicidas sistêmicos são absorvidos tanto pelas raízes como pela parte aérea das plantas, sendo então transpor- tados dentro da planta para pontos que podem estar dis- tantes do local inicial de aplicação (Fig. ...

Como agem os triazóis?

Triazol® 150 mg impede o crescimento de fungos por inibir que esses microrganismos sintetizem compostos (esteroides) necessários à sua sobrevivência. É bem absorvido por via oral (engolido), a absorção não é afetada pela ingestão juntamente a alimentos e atinge os níveis no sangue de 0,5 hora (meia hora) a 1,5 hora.

Vídeo Aula, Enc. 1, Mod. 2, Classificação dos fungicidas de acordo com o mecanismo de ação

17 questões relacionadas encontradas

O que são fungicidas Multissitios?

O que são fungicidas multissítios? ... Os fungicidas de sítio-específico atuam sobre um único ponto da via metabólica de um patógeno fúngico ou ainda sobre uma única proteína ou enzima necessária para a sua sobrevivência. São mais propensos a apresentarem resistência.

O que provoca fungos no corpo?

Os fungos causadores de doenças buscam lugares quentes e úmidos do corpo humano para se abrigarem. Geralmente, os fungos se instalam na pele, couro cabeludo e unhas. As micoses são tratadas com antimicóticos ou antifúngicos.

O que significa a palavra sistêmica?

Significado de Sistêmico

adjetivo Capaz de afetar inteiramente um organismo; generalizado. ... adjetivo Próprio ou relacionado com um sistema; sistemático. Colocado ordenadamente; organizado ou disposto seguindo uma metodologia: projeto sistêmico da casa. Relacionado com a circulação do sangue: medicamento sistêmico.

Como agem os inseticidas Sistemicos?

Sistêmico: É aquele inseticida que, aplicado sobre folhas, troncos, ramos, raízes e sementes é capaz de ser absorvido e circular com a seiva para todas as partes da planta.

Qual a diferença entre Sistemico e contato?

Os herbicidas de contato atuam próximo ou no local onde são absorvidos nas plantas. ... Já um herbicida sistêmico é aquele que se movimenta, se transloca no interior da planta, pelo xilema ou floema, ou por ambos.

Quais são os tipos de fungicidas?

Princípio de controle
  • Fungicidas protetores (fungicidas preventivos) Os fungicidas protetores, também conhecidos como preventivos, são aqueles que conseguem evitar a penetração do fungo na planta. ...
  • Fungicidas curativos. ...
  • Fungicidas erradicantes. ...
  • Fungicidas antiesporulantes. ...
  • Fungicidas sistêmicos. ...
  • Fungicidas de contato.

Quais são as características de um bom fungicida?

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM FUNGICIDA

Geralmente aplicadas aos protetores de folhagem. Fungitoxidade: deve ser tóxico ao patógeno em pequenas concentrações. Especificidade: alguns fungicidas são específicos, outros são gerais ou de amplo espectro.

Qual a diferença entre fungicida e inseticida?

Entre os defensivos agrícolas ou agrotóxicos são encontrados produtos que controlam plantas invasoras (herbicidas), insetos (inseticidas), fungos (fungicidas), bactérias (bactericidas), ácaros (acaricidas) e ratos (rodenticidas).

Quanto aos fungicidas eles podem ser classificados como?

Podem ser sistêmicos, imóvel ou translaminar. Os fungicidas sistêmicos penetram e se movem rapidamente para partes da planta diferente do local da aplicação. Eles atuam matando as estruturas do patógeno tanto na superfície quanto dentro da planta.

Como age o inseticida biológico?

Agem como inibidores das enzimas colinesterases, causando o aumento dos impulsos nervosos, assim podendo ocasionar a morte. Alvos: espécies da ordem de Coleópteros, sugadores, mastigadores como: ácaros, percevejos, lagarta-da-soja, mosca-branca, etc.

Como os inseticidas químicos agem no corpo do inseto?

Os inseticidas neurotóxicos vão atuar no corpo dos insetos, perturbando as funções elétricas do sistema nervoso, como nas sinapses, por exemplo, onde agem os neurotransmissores para transmitir os impulsos nervosos.

O que é um inseticida sistêmico de contato e ingestão?

Um dos principais ingredientes ativo deste grupo químico é o Acefato, considerado um inseticida sistêmico com ação de contato e ingestão. O mecanismo está relacionado com a inibição das enzimas colinesterases, aumentando os impulsos nervosos e resultando na morte das pragas (Lavoura 10, 2018).

O que é um problema sistêmico?

Uma doença sistêmica é, simplesmente, uma doença que afeta todo o corpo humano, ao invés de apenas um órgão ou região, como nos demais casos. Um excelente exemplo é a gripe, que causa efeitos variados, como problemas de respiração, dores musculares e de cabeça entre outros.

O que é ter uma visão sistêmica?

Ter visão sistêmica significa enxergar e compreender o cenário completo de uma área ou de um negócio, por meio de análises das partes que o formam.

O que significa visão sistêmica?

De maneira simples e clara, ter uma visão sistêmica nada mais é do que ter a capacidade de ver o cenário completo, analisando todos os agentes e situações que o compõem.

Como acabar com fungos no corpo?

Como tratar: O tratamento costuma ser feito com cremes ou loções a base de antifúngicos, como Clotrimazol ou Miconazol, indicados pelo dermatologista. No caso de lesões muito grandes, pode ser indicado o uso de comprimidos, como Fluconazol.

Que fatores mais contribuem para o desenvolvimento de fungos no corpo humano?

A transmissão se dá por meio do contato com materiais contaminados, como farpas ou espinhos, e por mordidas ou arranhões de animais infectados, especialmente de gatos. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, entre 2010 e 2017 foram registrados 3.878 casos de esporotricose humana na capital.

Quais doenças causadas por fungos?

Hipolabor alerta: 5 doenças graves causadas por fungos
  1. Meningite fúngica. Como o nome já diz, a meningite fúngica é uma inflamação nas meninges, membranas que revestem a medula espinhal e o cérebro. ...
  2. Peniciliose. É uma infecção causada pelo fungo Penicillium Marneffei. ...
  3. Histoplasmose. ...
  4. Candidíase. ...
  5. Onicomicose.

O que são fungicidas sítio específico?

Fungicidas sítio-específico são ativos contra um único ponto da via metabólica de um patógeno ou contra uma única enzima ou proteína necessária para o fungo.

Artigo anterior
Qual a importância biológica da reprodução?
Artigo seguinte
Qual antibiótico é bom para inflamação?