Qual o melhor remédio para convulsão?

Perguntado por: Sérgio Lopes de Maia  |  Última atualização: 13. Dezember 2024
Pontuação: 4.4/5 (20 avaliações)

O valproato ou vigabatrina é preferido, seguido pelo clonazepam. Para espasmos epilépticos, corticoides por 8 a 10 semanas costumam ser eficazes.

Quais são os anticonvulsivantes mais usados?

Anticonvulsivantes nomes comerciais
  • Carbamazepina (Tegretol, Tegretard)
  • Clonazepam (Rivotril, Zilepam)
  • Valproato de Sódio ou Ácido Valpróico (Depakene, Depakote, Epilenil, Valpakine)
  • Divalproato de Sódio (Divalcon, Zyvalprex, Valpi)
  • Pregabalina (Lyrica, Dorene, Insit, Prebictal, Prefiss, Preneurin, Proleptol)

O que é bom para parar de dar convulsão?

Para isso, coloque-a deitada no chão, mantenha-a afastada de objetos cortantes e móveis, e, se possível, retire colares e óculos e proteja a cabeça com uma almofada, travesseiro ou algo macio. Não jogue água no rosto da pessoa. As crises em geral duram cerca de dois minutos, mas podem se estender por até cinco.

Qual o anticonvulsivante de primeira escolha?

Carbamazepina, em monoterapia, é eficaz, sendo agente de primeira escolha em crises parciais simples e complexas e nas generalizadas tônico-clônicas secundárias a uma descarga focal.

Quais as doenças que causam convulsões?

Doenças que geralmente causam convulsão:
  • HIV;
  • AVC;
  • Tétano;
  • Diabete;
  • Epilepsia;
  • Meningite;
  • Tumor cerebral;
  • Distúrbio do sono.

Saiba como TRATAR CRISE CONVULSIVA no PRONTO ATENDIMENTO

18 questões relacionadas encontradas

O que uma pessoa sente antes de ter uma convulsão?

Os sintomas que sugerem uma convulsão incluem perda da consciência, espasmos musculares que agitam o corpo, língua mordida, perda do controle da bexiga, confusão súbita ou incapacidade de se concentrar.

O que acontece com o cérebro depois de uma convulsão?

As convulsões, especialmente as que se iniciam no lobo temporal, podem causar um grande golpe no hipocampo. O hipocampo é muito sensível a mudanças na atividade cerebral. Se as crises iniciadas aqui não forem tratadas, o hipocampo começa a endurecer e encolher.

Quanto tempo demora para um anticonvulsivante fazer efeito?

Pode atingir em horas caso tome doses excessivas muito próximas uma da outra (mas aí terá muito, mas muito efeito colateral). Pode atingir em dias, tipicamente 2-3 dias caso tome de forma regular a dose inicial mais tipica de todas (para epilepsia) que é 250mg de 8/8h.

Qual Exame de sangue detecta epilepsia?

Os exames laboratoriais de sangue devem ser seguidos pelo EEG (eletroencefalograma), que é um exame eletrofisiológico. Portanto, o EEG vai analisar a função elétrica cortical cerebral e poderá detectar e localizar a área com atividade anormal capaz de provocar as crises convulsivas.

Qual o medicamento é considerado indutor de crise convulsiva?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. Os benzodiazepínicos são utilizados amplamente para abortar uma crise convulsiva. Os mais usados no Brasil são o Diazepam e o Midazolam.

Quando a convulsão e perigosa?

Quando uma convulsão e perigosa? "É importante observar quanto tempo a crise convulsiva dura. Se a pessoa convulsionar por mais de cinco minutos, ou tem uma crise menor que esse tempo, mas logo volta a convulsionar, é necessário chamar uma ambulância para que leve esse paciente para um pronto-socorro.

Qual é a diferença entre epilepsia e convulsão?

Na crise epiléptica existe abalo motor.

A convulsão é apenas um tipo mais intenso de ataque epilético², no qual a pessoa perde os sentidos e se debate, podendo morder a língua e urinar na roupa².

O que é uma convulsão emocional?

As “convulsões” emocionais são uma manifestação conversiva. Pessoas que não conseguem expressar seus sofrimentos por meio da fala os expressam por meio de sintomas orgânicos no próprio corpo. Algumas pessoas o fazem por meio de manifestações que imitam as convulsões da epilepsia .

O que corta o efeito de anticonvulsivante?

Álcool. O uso de álcool é uma importante interação dos anticoncepcionais. Em altas concentrações, esta droga pode alterar a farmacocinética dos anticoncepcionais, diminuindo assim sua eficácia.

O que pode substituir o Gardenal?

Fenobarbital União Química 40mg/mL, caixa com 1 frasco gotejador com 20mL de solução de uso oral.

Qual a diferença do carbamazepina para o Gardenal?

A carbamazepina é uma medicação antiepiléptica que por vezes é usada como estabilizadora do humor. O Gardenal* é o fenobarbital, um antiepiléptico, hoje bem menos usado do que antigamente, porque pode causar sonolência e por vezes dificuldades de aprendizado.

Como é o laudo de quem tem epilepsia?

Laudo: informar história clínica referindo o(s) tipo(s) de crise(s), freqüência de crises, medicações já utilizadas, presença de doença psiquiátrica associada, desenvolvimento cognitivo. Informar tratamentos anteriores realizados (se foi realizada cirurgia anteriormente ou tratamentos alternativos).

O que fazer para evitar as crises de epilepsia?

Existem algumas medidas que podem ajudar a prevenir situações que desencadeiam convulsões, como evitar a ingestão de álcool, praticar exercícios físicos regulares, não passar noites em claro, manter uma dieta equilibrada, controlar o estresse e evitar o uso frequente de jogos eletrônicos em celulares e vídeo games.

Quem tem epilepsia pode ter um AVC?

Devido à alia prevalência de AVC (200 por 100 000 habUantes) em relação à de epilepsia (30 a 50 por 100 000 habitantes), AVC continua sendo uma das mais importantes causas conhecidas de epilepsia, principalmente em indivídiios idosos.

É possível ter convulsão mesmo tomando remédio?

Isso pode acontecer. A epilepsia é controlada pelas medicações em aproximadamente 70% dos pacientes.

Pode dar convulsão mesmo tomando remédio?

Olá! Mesmo na vigência de uma medicação anti-convulsivante, é possível que uma pessoa apresente convulsão.

Quem tem convulsão tem que tomar remédio?

Epilepsia e convulsão têm tratamento? A epilepsia pode ser tratada facilmente com o uso de medicamentos. Eles têm o objetivo de normalizar a atividade neural e evitar que crises aconteçam. Se o tratamento é feito de forma adequada, a pessoa epiléptica pode ter uma vida normal.

Tem como prever uma convulsão?

“Existem duas formas de detectar uma convulsão. Em uma delas, é possível ler o sinal cerebral e perceber a assinatura elétrica que ocorre antes de ela acontecer. Outra forma é monitorar as convulsões por um determinado período e identificar um padrão.

Porque o corpo dói depois da convulsão?

Até quantos dias é normal continuar sentindo dor no corpo após ter tido uma convulsão? Sentir dores musculares após um episódio de crise convulsiva é muito comum, pois no momento da crise diversos grupos musculares podem ficar contraídos por um tempo e só relaxarem completamente ao final da convulsão.

O que uma pessoa com epilepsia não pode comer?

Alimentos com muito carboidrato e pouca proteína, como macarrão, aveia, amido de milho, arroz, pão, bolos, biscoitos, leite de vaca, bebidas alcoólicas e processados, normalmente, são excluídos da dieta, já que também são pobres em gorduras.

Artigo anterior
Quanto de pensão os filhos tem direito?
Artigo seguinte
Quantos quilos se perde no primeiro mês da cirurgia bariátrica?