Qual o melhor método de esterilização?

Perguntado por: Ana Helena Fonseca Baptista Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

A escolha do método mais eficiente dependerá do tipo de produto utilizado e podem ser físicos, químicos ou uma combinação de ambos. Os processos de esterilização mais utilizados são a Autoclavagem (vapor), Óxido de Etileno e Radiação Gama.

Qual o procedimento para esterilização?

O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:
  1. Flambagem;
  2. Incineração;
  3. Raios infravermelhos;
  4. Estufas de ar quente.

Qual a diferença de autoclave e estufa?

Inicialmente é interessante abordar a diferença entre esses dois métodos, ou seja, a estufa para esterilização atua por meio de calor seco. Já a autoclave envolve calor, pressão e umidade. A esterilização por autoclave (vapor saturado sob pressão) é mais eficiente se comparado aquela feita pelas estufas (calor seco).

Quais são as etapas do processo de esterilização?

O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga.

O que é o glutaraldeído?

Glutaraldeído é um agente desinfetante bactericida que apresenta rápida e efetiva ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas. É eficaz contra Mycobacterium tuberculosis, alguns fungos e vírus, incluindo os da hepatite B e HIV. É lentamente efetivo contra esporos.

Métodos de Esterilização - Prof. Lorena Raizama | INTERVALO DO PLANTÃO

20 questões relacionadas encontradas

Como usar o glutaraldeído?

Remover a sujeira dos ambientes ou materiais com água e sabão. Pulverizar ou passar o produto com auxílio de um pano. Deixar o produto agir por 10 minutos e removê-lo com água ou deixar secar à temperatura ambiente, com ventilação adequada.

Como ativar glutaraldeído?

solução ativada: é adicionada uma substância ativadora, o bicarbonato de sódio, que torna a solução alcalina (pH 7,5 a 8,5), tendo então atividade esporicida. solução potencializada: utiliza uma mistura isomérica de álcoois lineares, possui um pH de 3,4 a 3,5.

Quais são os tipos de esterilização?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Quais são as etapas dos testes de validação da esterilização?

Este programa deve avaliar e controlar todas as fases da esterilização, a fim de se detectar possiveis falhas e onde elas ocorrem:
  • IDENTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS. ...
  • MONITORAÇÃO MECÂNICA. ...
  • INDICADORES QUÍMICOS. ...
  • INDICADORES BIOLÓGICOS. ...
  • PESSOAL E PRÁTICAS DE TRABALHO.

Como ocorre o processo de esterilização na autoclave?

O processo consiste em manter o material contaminado (previamente lavado e embalado) a uma temperatura elevada, por meio do contato com vapor de água sob pressão, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.

Porque a Anvisa proibiu o uso de estufas?

No início deste mês, passou a vigorar o Regulamento Técnico para Processamento de Artigos que proíbe essa prática. A medida tem por objetivo reduzir os riscos de doenças provocadas pelo uso de materiais perfurocortantes utilizados por manicures e pedicures.

Qual é a função de autoclave?

A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.

O que pode ser esterilizado na estufa?

Os materiais indicados para serem esterilizados por este método são instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, óleos e pomadas.

Como esterilizar um produto?

Essa esterilização pode ser feita através de produtos químicos, como sabão, alvejantes, cloro, álcool entre outros, em casa podemos contar com um aliado excelente nesse quesito, o micro-ondas.

Como é feita a esterilização de materiais hospitalares?

Quais são os métodos de esterilização? As metodologias utilizadas para exterminação microbiana e suas formas mais resistentes são por meio do calor úmido (autoclave), radiação ionizante, substâncias químicas líquidas e luz ultravioleta (mais utilizada em ambientes de pesquisa).

Como fazer a esterilização de materiais cirúrgicos?

Os métodos químicos líquidos utilizam glutaraldeído, peróxido de hidrogênio, formaldeído ou ácido peracético. Já a esterilização de material cirúrgico pela forma gasosa utiliza o óxido de etileno. Essa técnica, que inclusive é a utilizada pela OXETIL FGF, tem uma grande vantagem.

Quais são os testes de autoclave?

O teste de autoclave realizado com a utilização de indicadores químicos, que testam os parâmetros físicos da autoclave, faz com que ocorra uma reação entre o meio de esterilização e o indicador, podendo assim identificar o processo como aprovado apenas se ocorrer o meio ideal para esta reação.

Quais as formas de testar a eficácia da autoclave?

A ampola esterilizada deve começar a obter uma coloração roxa, enquanto que não foi esterilizada permanecerá com a coloração amarelada. Isso indica que o processo de esterilização foi concluído corretamente. Se as duas ampolas ficarem com a coloração roxa significa que ocorreu um crescimento de bactérias.

O que é esterilização exemplo?

A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Portanto, são eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.

Quais os métodos de esterilização em que casos cada um deles são indicados?

A escolha do método mais eficiente dependerá do tipo de produto utilizado e podem ser físicos, químicos ou uma combinação de ambos. Os processos de esterilização mais utilizados são a Autoclavagem (vapor), Óxido de Etileno e Radiação Gama. A seguir, vamos especificar com mais detalhes cada um deles.

Quais são os indicadores de esterilização?

Indicadores de Esterilização
  • Indicador Químico para esterilização em autoclave de vapor pré-vácuo. ...
  • Indicadores biológicos autocontidos para esterilização. ...
  • Indicadores Químicos para esterilização a seco. ...
  • Indicadores Químicos para Radiação. ...
  • Indicador Biológico para carga líquida.

Como deve ser o descarte do glutaraldeído?

Descarte de Glutaraldeído (5)

Você poderá utilizar o bissulfito de sódio que neutraliza o glutaraldeído em concentrações até 5% tendo adição de 2 - 3 partes de bissulfito por parte de glutaraldeído ativo, reduzindo rápidamente em 5 minutos em temperatura ambiente.

Como é feita a esterilização por óxido de etileno?

Baseado em um processo de difusão de gás, o óxido de etileno (EO ou ETO) é capaz de esterilizar e eliminar microrganismos viáveis dos produtos. A esterilização ocorre quando uma molécula de gás de EO reage e destrói o DNA microbiano.

Qual a diluição do ácido peracético?

Preparo: usando EPI (luva e máscara) diluir 5 ml de ácido peracético, em 995 ml de água para obter 1 litro da solução. Ou conforme fabricante. Usando EPI mergulhar o pano e aplicá-lo molhado sobre a superfície a ser limpa e desinfetada, não há necessidade de enxágüe.

Artigo anterior
É normal vazar água da laje?
Artigo seguinte
Como fazer limpeza energética com incenso?