Qual o melhor índice para corrigir valor de imóvel?

Perguntado por: Lia Rita Matias Leite  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (33 avaliações)

O IGP-M é um indicador muito importante para a nossa economia e para diversos setores, como o de imóveis. A sigla quer dizer Índice Geral de Preços do Mercado, e o valor é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Qual índice de correção monetária usar imóvel?

Com o aquecimento do mercado imobiliário, e com a taxa básica de juros, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), chegando a 2% ao ano, o comprador deve considerar uma taxa média cobrada pelas instituições financeiras em torno de 6% a 7% ao ano, mais a correção da Taxa Referencial (TR), que atualmente é ...

Qual taxa é melhor Igp-m ou IPCA?

Ele pondera que, não existindo um índice específico para os alugueis, o IPCA parece ser a melhor alternativa, pois é um índice menos "dolarizado" -- ou seja, menos influenciado pelo câmbio e pelos preços praticados no mercado internacional.

Qual o melhor índice para corrigir contratos?

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é o índice mais utilizado nos contratos de prestação de serviço por ser uma espécie de “derivação” do Índice Geral de Preços (IGP) e também por ser divulgado antes do final do mês (de modo a servir como base de reajustes que ...

Qual índice é maior INPC ou IPCA-e?

A diferença entre eles está no uso do termo “amplo”. O IPCA engloba uma parcela maior da população. Ele aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos. O INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos.

Como descobrir quanto VALE meu Imóvel (compra e venda)

21 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor índice de correção monetária 2021?

Evoluções do IGP-M e do IPCA

O cálculo considera a variação acumulada nos últimos 12 meses. Já o IPCA, que variou 0,73% em dezembro, encerrou o ano de 2021 com alta de 10,06% também no acumulado dos últimos 12 meses.

Qual aumenta mais Igp-m ou IPCA?

Para se ter ideia, o IGP-M acumulou alta de 35,75% nos 12 meses encerrados em junho. No mesmo mês de 2020, ele acumulava alta de 7,31% em 12 meses. Enquanto isso, o IPCA acumulou crescimento de 8,35% nos 12 meses encerrados em junho, ante 2,13% no acumulado em 12 meses em junho do ano passado.

Qual a diferença entre o IPCA e o Igp-m?

O IGP-M mede a inflação 'na porta da fábrica', e o IPCA mede o custo de vida. Nenhum dos dois tem ligação forte com mercado imobiliário, que é influenciado por outros fatores", observa Braz, da FGV.

Qual é o melhor índice de inflação?

3. O IGPM é o índice que melhor reflete a inflação do período, devendo ser aplicado para a correção monetária de débitos judiciais, conforme precedentes desta Cortes..

Qual a diferença entre o IPCA e o IPCA-e?

O IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-Especial) usa o mesmo recorte do IPCA-15, pegando como ponto de partida e ponto final o meio do mês de meses consecutivos. A diferença é que o IPCA-E faz esse recorte para um trimestre inteiro.

Qual o valor do IGPM hoje?

De acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas nesta sexta-feira (25/02), o indicador registrou alta de 1,83% em fevereiro – mês de referência – , após avançar 1,82% no mês anterior. Com esse resultado, o IGP-M acumula 3,68% no ano e 16,12% nos últimos 12 meses.

Qual a projeção da inflação para 2021?

Mais uma vez, as estimativas do mercado financeiro brasileira mostram um cenário de piora econômica no país. Segundo as projeções dos analistas, o PIB (Produto Interno Bruto) irá crescer 4,78% — na semana passado o crescimento indicado era de 4,80%.

Para que serve o índice Igp-m?

IGPM é um indicador de preços auferido mensalmente usado para medir a inflação (aumento de preços) e é composto pela ponderação de 3 outros índices: IPA 60%, IPC 30% e INCC 10%. Ele é calculado por uma instituição privada: a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O que é o índice de Igp-m?

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) é divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE). Nesse espaço serão publicadas todas informações referentes às publicações desse importante indicador em 2022.

Porque o Igp-m está tão alto?

A maior parte do indicador é composta por commodities ligadas ao setor industrial, como minério de ferro, cobre e alumínio, e também do agronegócio, a exemplo de milho, soja e trigo. Com a desvalorização cambial, esses produtos, cotados em dólar, aumentaram muito de preço, o que leva à pressão do IGP-M para cima.

Como calcular reajuste pelo IPCA?

A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1). São usados no cálculo os índices da data inicial e da data final.

Qual índice pode substituir o Igp-m?

O mercado imobiliário passa a contar com um novo indicador a partir desta terça-feira (11): o IVAR (Índice de Variação de Aluguéis Residenciais), lançado hoje às 8h pela FGV (Fundação Getulio Vargas), que vai medir a evolução dos preços de aluguéis no Brasil.

Qual o valor do IPCA?

Qual o IPCA hoje e acumulado de 2022

De acordo com dados oficiais do IBGE, o IPCA do mês de referência (fevereiro de 2022) foi de 01,01%. Esse percentual se refere ao mês de fevereiro de 2022 e é o mais recente da série histórica. Já no acumulado de 2022 (até fevereiro), o valor é de 10,54%.

Qual IPCA acumulado 2021?

Com o acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021, divulgado nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o espaço fiscal aberto em 2022 será de R$ 112 bilhões.

Qual IGPM acumulado 2021?

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel no país, fechou 2021 com uma inflação de 17,78%, acumulada no ano. A taxa ficou abaixo da observada em 2020 (23,14%).

Qual a projeção do IGPM para 2021?

O Relatório de Mercado Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira, 27, pelo Banco Central, mostrou que a mediana das projeções para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de 2021 continuou em 17,47%. Há um mês, estava em 18,08%.

Qual o valor do IGPM dos últimos doze meses?

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,87% em dezembro, após variar 0,02% no mês anterior. Entre janeiro e dezembro de 2021, o índice acumulou alta de 17,78%. Em dezembro de 2020, o índice havia subido 0,96% e acumulava alta de 23,14% em 12 meses.

Qual o valor do IGPM para 2022?

Com este resultado o índice acumula alta 3,68% no ano e de 16,12% em 12 meses. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,83% em fevereiro, ante 1,82% no mês anterior. Com este resultado o índice acumula alta 3,68% no ano e de 16,12% em 12 meses.

O que é o índice IPCA-e?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial– IPCA-E foi criado em dezembro de 1991 e, a partir de janeiro de 1995, passou a ser divulgado trimestralmente. Desse modo, o IPCA-E é o acumulado trimestral do IPCA-15.

O que significa a sigla IPCA-e?

O IPCA é a sigla para Índice de Preços ao Consumidor Amplo e é o indicador considerado o termômetro oficial da inflação no Brasil.

Artigo anterior
O que significa possuidor no documento do veículo?
Artigo seguinte
Quanto tempo durou o namoro de Eliana e Luciano Huck?