Qual o melhor extintor para líquidos inflamáveis?

Perguntado por: Artur Machado  |  Última atualização: 4. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (38 avaliações)

EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2) É empregado para extinguir PEQUENOS focos de fogo em líquidos inflamáveis (classe B) e em pequenos equipamentos energizados (classe C).

Qual extintor usar em líquidos inflamáveis?

Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.

Qual é o agente extintor mais eficiente no combate a incêndio no tanque inflamável?

Pó Químico A/B/C

Aqui temos, com certeza, o agente extintor mais eficiente e seguro em relação ao já mencionado, visto que ele é eficaz no combate de três classes de incêndio (A, B e C), além de ser feito de composto químico (monofosfato de amônia) que não é prejudicial à saúde humana nem ao meio ambiente.

Como combater incêndio com líquidos inflamáveis?

A espuma mecânica é um agente extintor empregado no combate a incêndio da classe "B" (líquidos inflamáveis). A espuma mecânica deve ser aplicada contra um anteparo, para que possa ir cobrindo lentamente a superfície da área incendiada.

Qual é o extintor mais adequado em produtos químicos?

Recomenda-se a utilização de extintores com pó químico seco BC ou ABC, bem como os com base de gás carbônico (CO2).

Quais são as classes de incendio e que tipo de extintor usar? | Prevenção e Combate a Incêndio

19 questões relacionadas encontradas

Onde não usar o extintor de CO2?

São utilizados em incêndios Classe A, ou seja, em materiais sólidos como madeira, tecidos, papel, borracha e plástico. Em hipótese alguma deve ser usado em líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos.

Qual a diferença entre o extintor CO2 e o PQS?

Pó Químico – Esse extintor apaga o fogo por abafamento, interrompendo o processo de combustão. ... Gás Carbônico (CO2) – Devido ao CO2 não ser um condutor de eletricidade, os extintores deste tipo são ideais para incêndios de classe C, podendo ser utilizados também em incêndios de classes A e B.

Quais são os 4 tipos de extintores?

Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha. Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis. Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos. Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio.

Qual é o extintor para a classe K?

O extintor classe k? Os extintores de Classe K contêm um agente extintor específico projetado para combater incêndios que envolvem óleos de cozinha, gorduras animais e outros tipos de óleos combustíveis.

Quais são as características de incêndio em materiais líquidos inflamáveis?

Esses materiais incluem substâncias como gasolina, óleo, graxa, solventes, tintas, propano e uma variedade de produtos químicos inflamáveis. A principal característica desse tipo de incêndio é a capacidade dessas substâncias de queimar rapidamente e propagar o fogo para áreas próximas.

Qual agente extintor não é indicado para princípio de incêndio com líquidos inflamáveis?

ÁGUA: Age por resfriamento. São utilizados em incêndios Classe A, ou seja, em materiais sólidos como madeira, tecidos, papel, borracha e plástico. Em hipótese alguma deve ser usado em líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos.

Qual extintor apaga fogo de gasolina?

Essa classe de incêndios deve ser combatida com extintores de H2O ou de Espuma; B - Líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP (gás de cozinha), parafina, etc.

Como saber que tipo de extintor utilizar?

Cada agente é indicado para um tipo de incêndio, separados em classes, conforme abaixo:
  1. Classe A: incêndios ocorridos em materiais fibrosos ou combustíveis sólidos. ...
  2. Classe B: incêndios ocorridos em combustíveis líquidos ou gases combustíveis. ...
  3. Classe C: incêndios ocorridos em materiais energizados.

Quais são os líquidos inflamáveis?

Líquidos como acetaldeído, éter etílico, dimetílico e de petróleo, óxido de etileno, propano, acetona, etanol, isopropanol, ciclo-hexano, acetonitrila, benzeno, etc são altamente inflamáveis. Por exemplo, o éter de petróleo pode emitir gases combustíveis a -46oC.

Qual NR fala sobre líquidos inflamáveis?

A norma regulamentadora foi originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978, sob o título “Combustíveis Líquidos e Inflamáveis”, de forma a regulamentar o inciso II do artigo 200 da CLT, conforme redação dada pela Lei n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1977.

O que significa classe K?

K: Classe Econômica com desconto. L: Classe Econômica com desconto. M: Classe Econômica com desconto.

Qual extintor para combater classe C?

Extintor com carga de dióxido de carbono (CO2)

Extintores à base de dióxido de carbono são recomendados para combater incêndios de classe C. Além disso, é possível utilizá-lo para combater incêndios do tipo K também.

Qual é o extintor para a classe D?

Os extintores de classe D são dispositivos de segurança desenvolvidos para combater incêndios causados por metais pirofóricos, como magnésio, lítio, sódio e titânio. Esses metais têm a característica de inflamar espontaneamente ou em contato com a umidade do ar, gerando fogo de alta intensidade e difícil controle.

Quais são os 3 tipos de extintores mais comuns?

Afinal, quais são os 3 principais tipos de extintores? Existem outros tipos de extintores além desses que vamos falar. Porém, escolhemos esses 3 por serem os mais comuns de se encontrar em empresas e prédios. São eles: extintor de água, extintor de CO2 e extintor de pó químico, também conhecido como extintor BC.

O que é um incêndio de classe C?

Classe C. Em síntese, a classe de incêndio tipo C, acomete aparelhos elétricos e equipamentos ligados a fonte de energia. Como exemplo, temos as máquinas de lavar, microondas, geladeiras, motores, computadores e demais aparelhos.

Qual é o extintor de espuma?

O extintor de espuma mecânica é composto por uma mistura de Líquido Gerador de Espuma (LGE) e água. A espuma é o resultado do batimento da água com o LGE (podemos relacionar o processo como um detergente líquido concentrado), pois a espuma é composta por bolhas de ar.

Qual o extintor para água?

O extintor de incêndio a base de água é fabricado com água pressurizada com a finalidade de resfriar e abafar o fogo sem que ele se espalhe.

Quais são os extintores para cada classe de incêndio?

Classificação dos extintores de incêndio
  • Classe A (Materiais Combustíveis e Sólidos) ...
  • Classe B (Líquidos, Combustíveis e/ou Gases Inflamáveis) ...
  • Classe C (Líquidos, Combustíveis e/ou Gases Inflamáveis) ...
  • Classe D (Metais Combustíveis) ...
  • Agente Saponificante.

Por que o extintor de CO2 não tem manômetro?

Porque o extintor de CO2 possue manômetro? Ele não possui manômetro porque ele é de alta pressão. Se principal uso é para equipamento eletrônicos como computadores, casa de máquinas, centrais de luz de emergência, pois o co2 abafa a chama e não danifica o equipamento.

Artigo anterior
O que é uma empresa tomadora de serviços?
Artigo seguinte
Qual é a Pedra água marinha?