Qual o médico que cuida de epilepsia?

Perguntado por: Liliana Ângela Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (53 avaliações)

O neurologista é o mais preparado para tratar a epilepsia. Na sua ausência o clínico tem conhecimentos gerais sobre o tema e também pode ajudar.

Qual o médico que cuida da epilepsia?

Após a avaliação e o exame clínico, o médico neurologista pode solicitar alguns exames. É importante saber que o diagnóstico é clínico.

Como saber se uma pessoa tem epilepsia?

Sintomas de epilepsia generalizada
  1. Cair no chão;
  2. Contrações descontroladas e involuntárias dos músculos do corpo;
  3. Rigidez dos músculos, especialmente dos braços, pernas e tórax;
  4. Salivar muito, chegando a babar;
  5. Morder a língua e ranger os dentes;
  6. Incontinência urinária;
  7. Dificuldade em respirar;
  8. Pele avermelhada;

Qual o remédio mais forte para epilepsia?

A análise em rede mostrou que os remédios mais antigos (fenobarbital e fenitoína) são melhores para controlar as crises do que os outros remédios.

Qual remédio anticonvulsivo tem mais eficácia?

Anticonvulsivante de escolha para tratamento prolongado
  • Lamotrigina.
  • Levetiracetam.
  • Topiramato.
  • Valproato.
  • Zonisamida.

Você e o Doutor: saiba tudo sobre epilepsia

43 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor medicamento para crise convulsiva?

Os benzodiazepínicos são utilizados amplamente para abortar uma crise convulsiva. Os mais usados no Brasil são o Diazepam e o Midazolam. Já nos EUA, o Lorazepam é o benzodiazepínico de primeira escolha por apresentar meia vida curta e, portanto, causar menos sonolência e menor risco de insuficiência respiratória.

Como é que surge a epilepsia?

Em adultos, por exemplo, as causas tendem a ser os traumatismos, tumores cerebrais e AVC. Já em crianças, as causas estão mais frequentemente relacionadas a condições do neurodesenvolvimento, problemas no período neonatal e predisposição genética. Independente da causa, a epilepsia tem tratamento.

Como a epilepsia pode matar?

Estudos sugerem que a morte súbita ocorra nesses casos, porque durante as crises, as regiões do cérebro que controlam a respiração e os batimentos do coração possam ser "desligadas", ou parem de funcionar de forma adequada.

O que faz a pessoa ter epilepsia?

A epilepsia é uma condição médica em que por um determinado período de tempo, há um mau funcionamento do cérebro, causado pela emissão de sinais, descargas ou impulsos elétricos incorretos emitidos pelos neurônios, que são as células que fazem parte do cérebro.

Quem tem epilepsia pode ser médico?

Neurologista, é o medico especialista que está mais apto a tratar epilepsia.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com epilepsia?

O paciente com epilepsia não pode ter uma vida normal

A epilepsia é uma condição que pode ter cura. E, mesmo quando a cura não é possível, as crises epilépticas podem ser bem controladas com o tratamento adequado. Nesses casos, é possível ter uma vida normal, podendo trabalhar, estudar, dirigir, praticar esportes etc.

Como é feito o diagnóstico da epilepsia?

Diagnóstico e tratamento

O eletroencefalograma, a tomografia axial computorizada (TAC) cranioencefálica ou a ressonância magnética podem ajudar a descobrir a causa da epilepsia, principalmente quando esta doença começa na idade adulta.

O que acontece no cérebro de uma pessoa com epilepsia?

A epilepsia é uma desordem neurológica marcada por uma desregulação no sistema elétrico do cérebro. Durante a crise, as células nervosas começam a se comportar de forma anormal e exagerada, o que leva à perda de consciência, movimentos involuntários dos músculos, náuseas e vômitos.

O que leva uma pessoa a ter convulsão?

A convulsão é um distúrbio em que ocorre contração involuntária dos músculos do corpo ou de uma parte dele, devido ao excesso de atividade elétrica em algumas áreas do cérebro, o que pode ter como consequência tremores, espasmos musculares, perda de controle da bexiga e perda da consciência, por exemplo.

O que fazer para evitar as crises de epilepsia?

É possível impedir uma crise?
  1. Evite o consumo de álcool. Beber esporadicamente e em pequenas doses não costuma afetar radicalmente a vida das pessoas com epilepsia, desde que estejam corretamente medicadas. ...
  2. Evite baladas ou festas com luzes piscantes. ...
  3. Evite ficar estressado.

Qual o tipo de epilepsia mais grave?

Além disso, quando a pessoa apresenta convulsões epilépticas generalizadas que causam perda abrupta da consciência, enrijecimento do corpo, tremores generalizados, perda do controle da bexiga ou mordida na língua, são chamadas de epilepsia tônico-clônica e é considerada o tipo mais grave de epilepsia.

Tem como a pessoa morrer de convulsão?

"Os pacientes podem morrer quando têm uma convulsão e batem a cabeça, quando caem e se cortam, por problemas cardíacos que gerem falta de sangue na região cerebral, intoxicação por remédios ou excesso de álcool, fazendo a pessoa parar de respirar", alega o médico.

O que pode causar um ataque epilético?

Em geral, acontecem em decorrência de problemas localizados no próprio sistema nervoso, como lesão cerebral provocada por Acidente Vascular Cerebral (AVC) esquêmico ou hemorrágico traumatismo cranioencefálico, malformações do cérebro, paralisia cerebral, tumores cerebrais, infecções do cérebro (meningites, encefalites, ...

O que cura convulsão?

Convulsão tem cura? A Convulsão tem cura, dependendo da causa. Em alguns casos, o tratamento para convulsão é feito com o uso de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos para evitar crises futuras. Aquelas causadas pela ingestão de substâncias melhora somente com a suspensão do uso delas.

Quais os anticonvulsivantes utilizados na urgência?

Diazepam é benzodiazepínico considerado a primeira escolha no tratamento de emergência do estado de mal epiléptico. Sua administração deve ocorrer em até 30 a 60 minutos após o início da crise, quando mecanismos compensatórios ainda previnem o dano neuronal.

Qual parte do cérebro é afetada pela epilepsia?

As convulsões, especialmente as que se iniciam no lobo temporal, podem causar um grande golpe no hipocampo. O hipocampo é muito sensível a mudanças na atividade cerebral. Se as crises iniciadas aqui não forem tratadas, o hipocampo começa a endurecer e encolher.

Quem tem epilepsia têm perda de memória?

Prejuízo de memória

Os problemas de memória são muito comuns nas epilepsias, particularmente a memória de curto prazo. As dificuldades de atenção e linguagem podem ser, pelo menos em parte, responsáveis ​​pelos déficits de memória.

Quem tem epilepsia pode ficar nervoso?

Dessa forma, estresse emocional não causa Epilepsia. Entretanto, em pacientes com Epilepsia, o estresse pode atuar como um gatilho, um desencadeador de crises. Em outras palavras, o estresse pode precipitar uma crise em indivíduos que tem epilepsia. Trata-se de um importante gatilho.

Como diagnosticar convulsão?

O diagnóstico de uma convulsão é baseado nos sintomas e nas observações de testemunhas. Os sintomas que sugerem uma convulsão incluem perda da consciência, espasmos musculares que agitam o corpo, língua mordida, perda do controle da bexiga, confusão súbita ou incapacidade de se concentrar.

Como é feito o exame painel de epilepsia?

Tipos de amostra – Este exame é realizado em amostra de sangue, saliva ou SWAB. Pré-Exame – Caso a coleta seja realizada por sangue, não é necessário realizar jejum ou qualquer preparo para o exame. Caso a coleta seja realizada por saliva ou SWAB, é necessário jejum absoluto nos 30 minutos que antecedem a coleta.

Artigo anterior
Pode tomar alprazolam para dormir?
Artigo seguinte
Qual é o valor do Auxílio Emergencial de dezembro 2021?