Qual o mecanismo de ação do Propranolol?

Perguntado por: Nelson Leonardo Alves de Paiva  |  Última atualização: 22. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (38 avaliações)

É um bloqueador não seletivo (bloqueia B1 e B2). Diminui a frequência cardíaca (bloqueio B1), a pressão arterial (possivelmente por diminuir o débito cardíaco e a inibição da liberação de renina pelos rins). Funciona com antianginoso por diminuir a demanda de oxigênio pelo miocárdio.

Qual mecanismo de ação do propranolol?

Os Betabloqueadores são uma classe de anti-hipertensivos que atuam nos receptores beta adrenérgicos. O propranolol foi o primeiro betabloqueador que demonstrou eficácia no tratamento da HA e da cardiopatia isquêmica.

Qual o mecanismo de ação dos beta bloqueadores?

Os betabloqueadores têm a função de reduzir o estresse cardíaco, a pressão dos vasos sanguíneos, contrações, ritmo cardíaco, dentre outras funções. Divididos em duas classes principais, os betabloqueadores podem ser classificados conforme sua ação seletiva e também conforme quanto aos receptores.

Qual o mecanismo da ação do propranolol e por que ele supôs que seria efetivo para diminuir o estresse?

O propranolol é um bloqueador não seletivo dos receptores β-adrenérgicos lipofílico que atravessa facilmente a barreira hematoencefálica[8]. A administração oral do antagonista do receptor beta-adrenérgico, propranolol, antes da reativação da memória de medo resultou em atenuação considerável da resposta ao medo[9].

O que o propranolol faz no cérebro?

O uso para esse fim começou na década de 1960, quando foi observado que o propranolol reduz o fluxo sanguíneo excessivo no cérebro, a hiperexcitabilidade elétrica cerebral, reduz o estresse e mantém os níveis de serotonina (neurotransmissor que regula a sensibilidade, o humor, o sono, o ritmo cardíaco e o humor).

"Desembrulhando" os mecanismos do propranolol

17 questões relacionadas encontradas

Como o propranolol age no sistema nervoso?

Como age. bloqueia os efeitos estimulantes (agonistas) dos neurotransmissores simpáticos, competindo pela ligação nos receptores beta. É um bloqueador não seletivo (bloqueia B1 e B2).

Como age o propranolol na ansiedade?

O psiquiatra Ivan Mario Braun, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de SP, afirma que o propranolol não é a solução para combater a ansiedade. "Ele é uma muleta: pode bloquear tremores, sensações de mal-estar, mas não age na sensação subjetiva da ansiedade, no nervosismo."

Para que o propranolol é indicado?

Indicação: O propranolol é um betabloqueador indicado para: Controle de hipertensão (pressão alta). Controle de angina pectoris (sensação de pressão e dor no peito). Controle das arritmias cardíacas (alterações no ritmo dos batimentos cardíacos). Prevenção da enxaqueca (dor de cabeça forte).

Quem tem ansiedade pode tomar propranolol?

Ansiedade. O propranolol demonstrou ser eficaz no manejo das síndromes de ansiedade, controlando tanto os sintomas somáticos (palpitações, temor e taquicardia) como os psíquicos [Suzman MM.

Como o propranolol age no tremor essencial?

O propranolol é um antihipertensivo da classe dos betabloqueadores, nao seletivos. Ele bloqueia os adrenorreceptores beta2 perifericos, diminuindo principalmente a amplitude do tremor.

Qual o melhor betabloqueador para ansiedade?

Nas últimas décadas, o Cloridrato de Propranolol é o fármaco de escolha para a ansiedade de desempenho, ou seja, aquela associada a eventos ansiogênicos.

Qual é o melhor atenolol ou propranolol?

o Atenolol é um betabloqueador cardioseletivo, com menos efeitos na árvore brônquica e no metabolismo lipídico que os observados com o Propranolol, além de poder ser utilizado em dose única diária, o que favorece a aderência e assegura um melhor controle tensional ao longo de 24 horas.

Qual o melhor betabloqueador para arritmia cardíaca?

O propranolol é o fármaco padrão.

Qual é o receptor do propranolol?

O Propranolol é um antagonista beta-adrenérgico competitivo. É um antagonista b-adrenérgico não seletivo, possuindo igual afinidade pelos receptores b1 (localizados predominantemente no coração) e receptores b2 (localizados nas arteríolas e diversos órgãos).

Porque o propranolol dá sono?

O Propranolol causa sonolência? O Propranolol não tem efeito direto no Sistema Nervoso. Alguns pacientes são mais sensíveis ao medicamento e podem ter sua pressão arterial e frequência cardíaca diminuidos a ponto de reduzir o fluxo sanguíneo cerebral causando tonturas, vertigens e sonolência.

Porque propranolol é indicado para enxaqueca?

Porque usar propranolol para enxaqueca? Como você viu acima, o propranolol é um betabloqueador que atua inibindo a ação da adrenalina nos neurotransmissores, o que impede a superestimulação que gera a dor incapacitante da enxaqueca.

Quais os males que o propranolol pode causar?

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
  • Fadiga (cansaço) e/ou lassitude (relaxamento) frequentemente passageira.
  • Bradicardia (diminuição dos batimentos cardíacos),
  • Extremidades frias.
  • Fenômeno de Raynaud (palidez, dormência e dor nos dedos).
  • Distúrbios do sono e pesadelos.

Quanto tempo dura o efeito do propranolol para ansiedade?

Dura entre 8 e 12 h. Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Quais são os efeitos colaterais de propranolol?

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): fadiga (cansaço) e/ou lassitude (relaxamento) frequentemente passageira, bradicardia (diminuição dos batimentos cardíacos), extremidades frias, fenômeno de Raynaud (palidez, dormência e dor nos dedos), distúrbios do sono e pesadelos.

Quando não devo usar o propranolol?

Cloridrato de propranolol pode causar hipoglicemia, mesmo em pacientes não-diabéticos, por exemplo, recém-nascidos, lactentes (crianças em fase de amamentação), crianças, pacientes idosos, pacientes submetidos à hemodiálise, pacientes com doença hepática crônica (doença no fígado) e pacientes com superdosagem.

Qual a duracao do efeito do propranolol?

O propranolol é completamente absorvido após administração oral, e as concentrações plasmáticas de pico ocorrem entre 1 e 2 horas após a administração da dose a pacientes em jejum. O fígado remove até 90% de uma dose oral, com uma meia-vida de eliminação de 3 a 6 horas.

Qual a diferença entre losartana e propranolol?

Os resultados obtidos permitiram observar que a losartana potássica mostrou-se mais tóxica para L. minor do que o cloridrato de propranolol. Além disso, a macrófita mostrou-se mais sensível aos efeitos de toxicidade da losartana potássica do que outras espécies relatadas na literatura.

Qual a dosagem do propranolol para ansiedade?

Dose inicial de 40 mg, duas ou três vezes ao dia, que pode ser aumentada em igual quantidade, em intervalos semanais, de acordo com a resposta do paciente. Uma resposta adequada para ansiedade, enxaqueca e tremor essencial é geralmente observada na faixa de 80-160 mg/dia e, para angina, na faixa de 120-240 mg/dia.

Qual o melhor horário para tomar o propranolol?

O propranolol (principio ativo do inderal) é uma medicação que possui uma meia vida curta, assim se a indicação for para um tratamento contínuo, o uso geralmente é feito de 2 a 3 vezes ao dia. Algumas pessoas usam o propranolol antes da exposição a um estímulo específico, normalmente alguns minutos antes do mesmo.

Quem tem a pressão normal pode tomar propranolol?

Existem outras situações que são consideradas relativas. A pressão normal não constitui uma restrição para o uso de propranolol.

Artigo anterior
Quais os princípios bioéticos envolvidos na situação de qualidade de vida do paciente frente a um tratamento?
Artigo seguinte
Qual a importância da produção dentro de uma empresa?