Qual o mecanismo de ação da metildopa?

Perguntado por: Duarte Monteiro Simões  |  Última atualização: 30. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

O mecanismo de ação pelo qual a metildopa exerce seu efeito anti-hipertensivo é a estimulação dos receptores alfa-adrenérgicos centrais, mediante seu metabólito, a α-metil-norepinefrina; dessa forma, inibe a transmissão simpática em direção ao coração, rins e sistema vascular periférico.

Como o metildopa age no organismo?

Metildopa é um medicamento que pertence a um grupo de fármacos chamado agentes simpatolíticos de ação central. Metildopa age diminuindo os impulsos do sistema nervoso central que aumentam a pressão arterial. A redução máxima da pressão arterial ocorre de quatro a seis horas após tomar o medicamento.

Qual a função do medicamento metildopa?

A metildopa reduz a pressão arterial tanto na posição deitada quanto na ereta. Normalmente reduz a pressão arterial na posição deitada de modo muito eficaz e não é frequente observar hipotensão postural sintomática.

O que corta o efeito do metildopa?

Os efeitos anti-hipertensivos da metildopa podem ser reduzidos por sulfato ferroso ou gluconato ferroso.

Qual a diferença entre Alfametildopa e metildopa?

A Alfa Metildopa demonstrou reduzir a concentração tecidual de serotonina, dopamina, norepinefrina e epinefrina. Somente a Metildopa, o L-isômero da Alfa Metildopa, tem a capacidade de inibir a dopadescarboxilase e de depletar os tecidos animais de norepinefrina.

METILDOPA (Anti-hipertensivo): mecanismo de ação, indicação, reações e Cuidados de #enfermagem

42 questões relacionadas encontradas

Qual o efeito colateral do metildopa?

Comuns: Náuseas, vômito, diarreia, leve secura da boca; Raros: Distensão, prisão de ventre, flatulência, colite, língua dolorida ou "preta", pancreatite, sialoadenite.

Qual o medicamento que substitui o metildopa?

Quando houver necessidade de uma segunda droga para controle da pressão arterial ou quando a Metildopa não estiver disponível, pode-se utilizar a Nifedipino de liberação lenta (Retard) de 30 a 90 mg/dia (aumentar em intervalos de 7 dias; dose máxima 120 mg/dia) ou Hidralazina 25 mg, meio comprimido, quatro vezes ao dia ...

Qual é o melhor horário para tomar metildopa?

tomar o produto sempre à mesma hora do dia. iniciar com 250 mg, 2 ou 3 vezes por dia durante 2 dias; se necessário, ir ajustando a dose com intervalo de pelo menos 2 dias.

Qual o mecanismo de ação da metildopa e como ela diminui a pressão arterial?

O mecanismo de ação pelo qual a metildopa exerce seu efeito anti-hipertensivo é a estimulação dos receptores alfa-adrenérgicos centrais, mediante seu metabólito, a α-metil-norepinefrina; dessa forma, inibe a transmissão simpática em direção ao coração, rins e sistema vascular periférico.

Qual é a dosagem máxima para tomar metildopa?

​Dose manutenção: 500 a 2000mg/ dia, VO, fracionadas em 2 a 4 administrações. Dose inicial: 10mg/kg/dia, VO, fracionadas em 2 a 4 doses. ​​Dose máxima: 65 mg/kg/dia ou 3g/ dia, VO (o que for menor).

Quanto tempo dura o efeito do metildopa?

a metildopa usualmente inicia efeito 40min apos sua ingestão. Consulte seu cardiologista se esse medicamento é indicado para você.

Pode tomar metildopa em jejum?

Metildopa deve ser tomado com ou sem alimentos? No caso da metildopa o mais importante é tomar a medicação regularmente nas doses e horários prescritos pelo seu médico, não havendo grandes diferenças em termos de efeito anti-hipertensivo relacionado ao fato de de ser ingerida com ou sem os alimentos.

Estou tomando metildopa e estou com muito sono?

Um dos efeitos colaterais mais comuns que pode ocorrer com a ingestão de metildopa é a sedação, por isso, é muito provável que algumas pessoas sintam sono durante o tratamento.

Quem não está grávida pode tomar metildopa?

Tomar metildopa sem estar grávida, pode causar algum problema a saúde? Bom dia. Não causa nenhum problema a sua saúde.

Quem toma metildopa pode tomar dipirona?

Quem toma metildopa e nifedipino pode tomar paracetamol ou Dipirona para dor de cabeça? Olá, pode tomar sim, não tem interação entre estas medicações.

Qual a meia vida do metildopa?

A meia-vida plasmática da metildopa é de 105 minutos. Após doses orais, a excreção é essencialmente finalizada em 36 horas. A metildopa cruza a barreira placentária, aparece no sangue do cordão umbilical e no leite materno. A metildopa reduz a pressão arterial tanto na posição deitada quanto na supina.

Qual o mecanismo de ação da clonidina e da metildopa?

Neste contexto supõe-se que estes agentes agem em receptores localizados no tronco cerebral, responsável por esse mecanismo de regulação. Clonidina e metildopa são representantes da classe de medicamentos de ação central mais utilizados na terapia anti-hipertensiva e que possuem ação a nível desses receptores.

Qual classe de anti-hipertensivo pertence a metildopa?

Agonistas Centrais

Os principais representantes da classe são Metildopa e Clonidina. Esta última é preferível em algumas circunstâncias, como síndrome das pernas inquietas, retirada de opioides, flushes da menopausa, entre outros. Classicamente, esses são os principais anti-hipertensivos usados na gravidez.

Qual é o original de metildopa?

ALDOMET® (metildopa) é destinado para o tratamento da hipertensão (pressão alta). INFORMAÇÕES AO PACIENTE COM PRESSÃO ALTA O que é pressão arterial? É a pressão gerada pelo seu coração ao bombear o sangue para todas as partes do corpo; sem a pressão arterial, o sangue não circula pelo corpo.

Qual o motivo da pressão arterial aumenta durante a noite?

Outro motivo pelo qual a pressão pode subir enquanto dormimos é para excretar o excesso de sódio dos rins, principalmente entre pessoas que têm alta sensibilidade à ingestão de sal. Este comportamento durante o dia seria o suficiente, mas quando ele acontece à noite pode prejudicar o coração.

Pode tomar remédio de pressão à noite?

Tomar o remédio para pressão alta à noite, logo antes de ir para a cama, pode evitar problemas cardiovasculares graves, a exemplo de infarto e AVC. É o que aponta um estudo espanhol feito com quase 20 mil hipertensos, publicado recentemente no periódico European Heart Journal, da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Pode tomar remédio de pressão dia sim dia não?

Quando se esquece de tomar a dose do medicamento que é receitado apenas uma vez ao dia, recomenda-se tomar a dose assim que lembrar, desde que seja no mesmo dia que esqueceu, não excedendo a quantidade certa.

Qual é o remédio mais moderno para pressão alta?

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

Qual pressão é considerada pré-eclâmpsia?

A pré-eclâmpsia é quando a pressão arterial está acima de 140 x 90 mmHg após a 20ª semana de gravidez, causando alterações no fígado ou rins e sintomas como dor de cabeça ou no abdome, em alguns casos.

Qual o melhor diurético para baixar a pressão?

Diuréticos de alça: seu representante mais conhecido é a furosemida, que tem ação curta e potente, mas só é prescrita em casos específicos. Poupadores de potássio: representados por fármacos como a espironolactona, costumam acompanhar anti-hipertensivos de outras classes para tratar a pressão alta.

Artigo anterior
O que acontece depois da baixa definitiva?
Artigo seguinte
Qual é o cômodo mais sujo da casa?