Qual o material mais explosivo do mundo?

Perguntado por: Sebastião Alexandre Moreira Vieira  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (29 avaliações)

Confira 5 das substâncias químicas mais explosivas já criadas
  • 1 – TNT. Todo mundo já ouviu falar sobre o TNT — ou trinitrotolueno —, certo? ...
  • 2 – RDX. ...
  • 3 – TATP. ...
  • 4 – PETN. ...
  • 5 – Aziroazida azida.

Qual o explosivo mais poderoso do mundo?

É a Tsar Bomba. Trata-se de uma bomba termonuclear com duas detonações (fissão e fusão nuclear). Também chamada de “Grande Ivan” ou bomba H, ela libera uma energia explosiva tão alta que foi usada uma única vez, em 30 de outubro de 1962, em um arquipélago no Oceano Ártico.

Quais tipos de explosivos existem?

Como exemplo de explosivo dessa classificação têm-se a nitroglicerina, a nitrocelulose, a nitroguanidina, a PETN, o TNT, o tetril, o ácido pícrico e o ANFO.

Quais são os produtos explosivos?

Exemplos de explosivos elevados incluem ANFO (mistura de nitrato de amônio e fuelóleo), dinamite, nitroglicerina, PETN (tetranitrato de pentaeritritol), ácido pícrico e TNT (trinitrotolueno). Eles fornecem a força explosiva entregue por granadas de mão, bombas e conchas de artilharia.

Qual foi o primeiro explosivo?

Os primeiros explosivos, criados há séculos, eram misturas de carvão e salitre com cera mineral, resinas e areias petrolíferas com a finalidade de produzir fumaça, incêndios e fogos de artifício. Somente a partir do século XIV passou a ser usado em guerras.

O material mais resistente do mundo!!

41 questões relacionadas encontradas

Qual o primeiro explosivo a ser descoberto pela Ser Humano?

A nitroglicerina foi o primeiro alto- explosivo a ser empregado em grande escala. A nitração é efetuada lentamente pela adição de glicerina muito pura (99,9% ou mais) a uma mistura com composição aproximada ácido sulfúrico, 59,5%; ácido nítrico. 40%; e água 0,5%.

Quando surgiram os explosivos?

Os explosivos foram descobertos na China, no século I, durante a Dinastia Han. Os alquimistas, procurando pelo elixir da longa vida, acidentalmente misturaram carvão, enxofre e salitre (nitrato de potássio) e criaram um pó preto capaz de sofrer explosões ao ser incendiado.

O que é explosivos exemplos?

EXEMPLOS: pólvora, explosivos em geral, munições de qualquer calibre ou finalidade, fogos de artifício, etc. RISCOS: rompimento do corpo e válvula do cilindro, explosão, incêndio, congelamento, asfixia, envenenamento, etc. EXEMPLOS: GLP, GNV, butano, propano, spray em geral, freon, C02, nitrogênio líquido, 02, etc.

O que é um produto explosivo?

Conceito. Explosivos são substâncias que, através de reação química muito rápida (na maioria das vezes com violência), liberam grande quantidade de calor e gases, gerando pressões elevadíssimas e de grande poder destruidor.

O que é utilizado na fabricação de explosivos?

O TNT é o trinitrotolueno, um composto sólido e amarelo muito utilizado como explosivo militar e em demolições.

Quais são os explosivos mais potentes?

Confira 5 das substâncias químicas mais explosivas já criadas
  • 1 – TNT. Todo mundo já ouviu falar sobre o TNT — ou trinitrotolueno —, certo? ...
  • 2 – RDX. ...
  • 3 – TATP. ...
  • 4 – PETN. ...
  • 5 – Aziroazida azida.

Quais são os explosivos primários?

Explosivos primários incluem:
  • Hexametileno-triperóxido-diamina (HMTD)
  • Azida de chumbo.
  • Estifnato de chumbo.
  • Picrato de chumbo.
  • Fulminato de mercúrio.
  • Tricloreto de nitrogênio.
  • Tri-iodeto de nitrogênio.
  • Azida de prata.

O que são explosivos segundo a NR 19?

19.3.1 Para fins desta Norma, considera-se explosivo material ou substância que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão.

Qual a força de uma dinamite?

A dinamite, por exemplo, tem uma densidade energética 60% maior (aproximadamente 7,5 MJ/kg, comparados com 4,7 MJ/kg para o TNT).

Qual a bomba não nuclear mais forte?

O GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast (sigla MOAB, popularmente conhecida como "Mother of All Bombs") (em português: "Mãe de todas as bombas") é uma arma de destruição em massa não-nuclear (considerada a maior do mundo em uso), desenvolvida para a Força Aérea dos Estados Unidos por Albert L.

Como é feito o RDX?

Nitrocelulose é o resultado da reação entre linters (celulose de algodão) purificados e branqueados e ácido nítrico misturado com ácido sulfúrico. É um material fibroso, cor branca, umedecido em água, utilizada para a fabricação de pólvoras de base simples e de base dupla.

O que significa explosividade?

A explosividade, também designada por inflamabilidade, consiste no desencadeamento de um processo de combustão (reação de uma substância com o oxigénio) ao ultrapassar uma determinada temperatura (ponto de inflamação), por ação do calor ou de catalisadores.

Como é feito o explosivo?

Existem diferentes tipos, de variadas composições químicas, mas todos eles são feitos de substâncias inflamáveis que, uma vez incendiadas, liberam gases de alta temperatura com uma pressão violenta. ... Para torná-la mais segura, a substância passou a ser misturada com outros componentes.

O que significa a palavra explosiva?

1. Substância susceptível de causar explosão. 2. Que produz explosão.

Quais as combinações explosivas?

Mistura explosiva! Descubra materiais de casa que podem dar reações danosas
  • Água Sanitária com Amaciantes.
  • Água Sanitária com Produtos para Limpeza de Vasos Sanitários (Desinfetantes)
  • Água Sanitária com Vinagre.
  • Bicarbonato com Vinagre.
  • Soda Cáustica com Vinagre.
  • Mistura de Água Sanitária com Álcool.

Qual é o gás mais explosivo?

A nitroglicerina é uma substância amarelo-esverdeada, líquida à temperatura ambiente, descoberta pelo italiano Ascanio Sobrero em 1847 – e um dos explosivos químicos mais potentes que existem.

Como fazer uma reação explosiva?

Potássio e água

Um dos metais com maior facilidade de reação é o potássio. Quando exposto ao oxigênio ou vapor dágua, ele é facilmente dissipado. Agora, quando entra em contato com a água, os resultados são bem mais visíveis. A mistura gera hidróxido de potássio e hidrogênio, que entram em ignição e causam a explosão.

Quando foi inventado o explosivo c4?

Ele logo descobriu que a mistura da nitroglicerina com um certo tipo de argila, chamado kieselguhr, era muito eficaz: tornava o líquido instável em uma pasta sólida estável e maleável. No ano seguinte, em 1867, ele patenteou a mistura com o nome "Dynamite".

Quem e como descobriu a nitrocelulose?

O primeiro deles foi no ano de 1846, quando o químico alemão Christian Schönbein descobriu que a nitrocelulose (polímero natural, cuja estrutura de repetição é C6H10O5) pode reagir com o ácido nítrico, originando vários tipos de celuloses trinitradas, que quanto mais nitrogênios possuem, mais explosivas são.

O que causa uma explosão?

Se o calor que surge não puder ser liberado rápido o suficiente, há uma expansão repentina de volume dos gases concorrentes e uma liberação de uma grande energia de calor, acompanhada por uma onda de pressão: a explosão.

Artigo anterior
Qual a importância dos rios Amarelo e Azul para a China?
Artigo seguinte
São dispensados das exigências de escrituração o pequeno e o médio empresários?