Qual o limite do TWI?

Perguntado por: Enzo Tomás Leite Garcia Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
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O Indicador TWI é um recurso presente em todo pneu novo e de qualidade. Ele é uma pequena elevação de borracha localizada dentro dos sulcos da banda de rodagem do pneu. Sua função é marcar o limite de 1,6 milímetros de profundidade definido por lei como o máximo que um pneu pode ter antes de ser considerado careca.

Qual o limite de uso de um pneu?

É que existe uma marcação que indica o desgaste máximo admitido. Esse desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem.

Qual a altura do TWI?

Por padrão, o TWI é um ressalto com 1,6 mm de altura. Por conta disso, é normal que, em pneus em boas condições, ele seja mais baixo que as demais superfícies da banda de rodagem, de modo que não chega a tocar o asfalto.

Como analisar TWI?

Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro.

Como chama o limitador do pneu?

O TWI é um recurso desenvolvido pelos fabricantes, que visa facilitar a vida dos proprietários de veículo na hora de verificar o estado dos pneus.

Quando Trocar os Pneus - Entenda o TWI

26 questões relacionadas encontradas

O que significa TWI No pneus?

W : código de velocidade do pneu, neste caso corresponde a velocidade máxima de 270 Km/h.

Qual a diferença de pneu radial e diagonal?

Além disso, os pneus radiais são fabricados com as lonas colocadas radialmente, o que resulta em uma parede do pneu mais flexível. Os pneus de tela diagonal são fabricados com as telas em disposição vertical, o que faz com que as paredes não sejam tão flexíveis.

Como avaliar o estado dos pneus?

Identifique o desgaste visual do pneu

Chamado de TWI, este indicador visual se apresenta como pequenas barras de borracha entre os sulcos do pneu. Assim, você deve observar a altura da banda de borracha. Quando ela chega mais próxima ao TWI, é sinal de que já está na hora de trocar.

Como saber se os pneus estão bons?

Uma dúvida muito comum dos motoristas é saber identificar a partir de qual momento o pneu é considerado em estado 'careca'. De acordo a Resolução 558/80 do CONTRAN, os pneus devem estar com os sulcos — altura dos frisos na banda de rodagem — no máximo com 1,6 milímetro, abaixo disso o pneu é considerado “careca”.

Como saber se o pneu já foi riscado?

Para diferenciar um pneu "riscado" de outro com boa procedência é preciso estar muito atento aos detalhes. “O pneu riscado não acompanha o desenho original. Existem umas linhas tortuosas, por mais bem que sejam feitas nunca é igual ao pneu que foi fundido em uma máquina”, mostra o engenheiro Celso Arruda.

Qual a profundidade mínima dos sulcos do pneu?

“Recomendamos uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa ser utilizado com segurança e, em caso de pista molhada, tenha a capacidade de drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo.

Qual o valor da multa por transitar com pneu careca?

Amigo, acredite: a multa (e os pontos na carteira) representam o menor dos problemas que um pneu gasto demais pode representar para você. Ser flagrado pela fiscalização pilotando uma moto com pneu careca é uma infração grave, que rende 5 pontos em sua CNH e multa no valor de R$ 195,23.

O que é o flanco do pneu?

Trata-se da relação da secção cruzada do pneu com a respectiva largura, expressa em percentagem. Por exemplo, uma relação altura/largura de 65 indica que a altura do pneu equivale a 65% da respectiva largura.

Qual o limite do sulco do pneu?

O que diz a legislação é que o pneu deve ter um sulco de no mínimo 1,6 milímetro. Esse mínimo é o que indica o TWI, o Tread Wear Indicator, um tijolinho de borracha que fica lá no fundo do sulco.

Como fazer o teste da moeda no pneu?

Pegue uma moeda de R$1,00 e coloque-a no centro da banda, na parte mais grossa do pneu. Se puder ver a parte dourada da moeda quase toda, substitua os pneus imediatamente. Caso veja um pouco da parte dourada, fique atento. Em breve você terá que trocar os seus pneus.

Como medir o desgaste dos pneus?

A espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro. E para medi-lo basta uma moeda de 1 real ou um palito de fósforo. Coloque a moeda no sulco do pneu. Se o anel dourado da moeda desaparecer, o motorista pode rodar sem problemas.

Como ler os códigos dos pneus?

55: Indica a relação do pneu, ou seja, a altura do flanco expresso em percentagem face à largura do rasto do pneu.
...
Tal como para o índice de carga, cada letra corresponde ao equivalente em km/h:
  1. Q: 160 km/h.
  2. R: 170km/h.
  3. S: 180 km/h.
  4. T: 190 km/h.
  5. H: 210 km/h.
  6. V: 240 km/h.
  7. ZR: > 240 km/h.
  8. W: 270 km/h.

Como funciona a classificação dos pneus?

De A a G, quanto menor o consumo de combustível, mais próximo do A. O A é o melhor para reduzir consumo de combustível. O G é o pior pneu, é o que faz o carro gastar mais combustível. Essa etiqueta está dizendo que esse pneu tem classificação F no consumo de combustível, ou seja, uma das piores.

Quais as vantagens do pneu radial e diagonal?

Vantagens do pneu radial sobre o diagonal

Aliando este benefício a sua rigidez, a durabilidade é aumentada, economizando mais dinheiro a longo tempo. Além disso, o consumo de combustível é menor e o motorista ganha mais estabilidade e aderência na direção.

Qual as vantagens de um pneu radial em relação a um pneu diagonal?

Os pneus radiais, quando comparados aos diagonais, oferecem uma gama de vantagens para a performance do veículo, além da economia de combustível. A construção radial resulta em uma menor resistência ao rolamento e, portanto, a um atrito interno menor.

Qual a diferença do pneu radial para o comum?

O pneu radial oferece maior estabilidade para os veículos e apresenta maior resistência a furos devido à cintura de aço presente na sua carcaça, trazendo segurança e redução de acidentes.

O que significa e4 no pneu?

A letra “E” ou “e” acompanha números que designam o país específico onde ele foi certificado. Se o número estiver fora do círculo trata-se da aprovação específica a esse modelo e tipo de pneu.

O que quer dizer 88h no pneu?

H: corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Cada letra representa uma velocidade.

O que é altura de flanco?

A série é a relação entre a altura do flanco (lateral) do pneu com a largura do mesmo. Neste caso, a altura do flanco corresponde a 55% da largura do pneu. Quanto menor a porcentagem, menor é a altura do flanco. Quanto menor a altura, melhor a aderência nas curvas, porém, resultante em uma condução menos confortável.

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