Qual o Juízo competente para Recurso Ordinário em mandado de segurança contra ato de Ministro de Estado?

Perguntado por: Luís Campos de Almeida  |  Última atualização: 13. Dezember 2024
Pontuação: 4.7/5 (7 avaliações)

O juízo de admissibilidade do recurso ordinário em mandado de segurança é feito pelo STJ (e não pelo TJ ou TRF recorrido)

Quem julga mandado de segurança contra ato de Ministro de Estado?

Nos termos do art. 105, I, b, da Constituição Federal, compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar Mandado de Segurança impetrado contra ato de Ministro de Estado, excluído o praticado na qualidade de Presidente de Órgão Colegiado.

Quem julga recurso ordinário em mandado de segurança?

COMPETÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA PREVISTA TAXATIVAMENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.

Qual o foro competente no mandado de segurança?

É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autora a União. Parágrafo único. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal. Art.

É competência originária do STJ dentre outras processar e julgar o mandado de segurança e o habeas data contra ato de Ministro de Estado e do próprio Tribunal?

A competência originária do STJ para julgar mandado de segurança está definida, numerus clausus, no art. 105, I, b, da Constituição do Brasil. O STJ não é competente para julgar mandado de segurança impetrado contra atos de outros tribunais ou dos seus respectivos órgãos.

Súmula 201 TST - recurso ordinário em mandado de segurança

45 questões relacionadas encontradas

Quem julga mandado de segurança contra ministro do STJ?

A ministra lembrou que o artigo 105, I, "b", da Constituição Federal estabelece a competência do STJ para processar e julgar, originariamente, os mandados de segurança contra atos de ministros de Estado, dos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, ou do próprio tribunal.

Quem julga os ministros de Estado?

O processo de impeachment dos ministros de Estado, por crimes de responsabilidade autônomos, não conexos com infrações da mesma natureza do presidente da República, ostenta caráter jurisdicional, devendo ser instruído e julgado pelo STF.

Como saber qual é o foro competente?

O Tribunal de Justiça de São Paulo disponibiliza, em seu portal na internet, um serviço de consulta de competência territorial na Capital. Basta digitar o nome da rua (logradouro) ou o CEP na ferramenta de busca no endereço www.tjsp.jus.br/app/CompetenciaTerritorial para localizar os foros da cidade de São Paulo.

O que é o foro competente?

Também conhecida como competência de foro, refere-se aos limites territoriais de atuação de cada órgão.

É competente o foro do lugar?

É COMPETENTE O FORO DO LUGAR ONDE A OBRIGAÇÃO DEVE SER SATISFEITA, PARA A AÇÃO EM QUE SE LHE EXIGIR O CUMPRIMENTO, NOS TERMOS DO ART. 53 , INCISO III , ALÍNEA \D\, DO CPC/15 , REGRA ESPECIAL QUE SE SOBREPÕE À GERAL DO FORO DA SEDE DA PESSOA JURÍDICA.

Quem julga o recurso ordinário?

Como já indicamos, o recurso ordinário segundo o Novo CPC é julgado pelos tribunais superiores, isto é, o STF e STJ. Os artigos 102 e 105 da constituição federal definem as hipóteses de julgamento: Art.

Quando cabe ROC para o STJ?

Se tiver HC interposto em segunda instância (TJ/TRF) e for concedido: não cebe recurso, o máximo que caberá será RESP/RE. Se for denegado: caberá ROC ao STJ. Se tiver HC interposto em tribunal superior e for concedido: não cabe recurso. Se for denegado: cabe ROC ao STJ.

Quando cabe recurso ordinário para o STF?

O prazo do recurso ordinário para o Supremo Tribunal Federal, em habeas corpus ou mandado de segurança, é de cinco dias.

Quem julga crimes contra ministros do STF?

As normas ali contidas tratam de delitos em geral praticados por pessoas com foro privilegiado. O artigo 43 é norma especial em relação ao artigo 230. Se o crime é praticado nas dependências do STF, aplica-se o artigo 43 e a competência para investigar é de seu Presidente.

O que diz a Súmula 510 do STF?

SÚMULA 510

Praticado o ato por autoridade, no exercício de competência delegada, contra ela cabe o mandado de segurança ou a medida judicial.

É competente originariamente o Superior Tribunal de Justiça para mandado de segurança contra ato do Tribunal de Contas da União?

A competência do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar, originariamente, mandado de segurança contra ato do Tribunal de Contas da União decorre de expressa previsão no art. 102, I, "d", da Constituição da República.

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

Em qual comarca ajuizar?

O ajuizamento da demanda deve ser feito no foro do domicílio do réu.

Como saber o foro competente TJSP?

Site do TJSP disponibiliza consulta de competência territorial na...
  1. Na página do serviço é possível encontrar as orientações para inserção dos dados. ...
  2. www.instagram.com/tjspoficial.

Quando a competência é no domicílio do autor?

Art. 48. O foro de domicílio do autor da herança, no Brasil, é o competente para o inventário, a partilha, a arrecadação, o cumprimento de disposições de última vontade, a impugnação ou anulação de partilha extrajudicial e para todas as ações em que o espólio for réu, ainda que o óbito tenha ocorrido no estrangeiro.

É competente o juizado do Foro?

A Lei dos Juizados Especiais estabelece que é competente para ações de pequenas causas o juizado do foro do domicílio ou filial do réu ou; do lugar onde a obrigação deva ser satisfeita; ou, nas ações para reparação de dano de qualquer natureza, do domicílio do autor ou do local do fato.

É competente o foro CPC?

É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autor Estado ou o Distrito Federal.

Quem julga os membros do Ministério Público?

Se se tratar do Procurador-Ge- ral da República, a competência será do Supremo Tribunal; se for membro do Ministério Público da União que oficie perante tribunais, competente será o Superior Tribunal de Justiça; e os demais serão processados e julga- dos pelo Tribunal Regional Federal da região em que estiverem lotados ...

Quem julga os ministros do STJ?

No Brasil, é dirigido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Quais são os casos de competência do STF?

a) contrariar dispositivo da Constituição; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituição. d) julgar válida lei local contestada em face de lei federal.

Artigo anterior
O que significa kg lb st?
Artigo seguinte
Quanto um rottweiler come por dia?