Qual o juízo competente para processar e julgar o divórcio do casal?

Perguntado por: Bernardo Amorim  |  Última atualização: 16. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (35 avaliações)

Segundo dispõe, para as ações de divórcio, separação, anulação de casamento e reconhecimento ou dissolução de união estável será competente o foro: (i) de domicílio do guardião de filho incapaz; (ii) do último domicílio do casal, caso não haja filho incapaz; (iii) de domicílio do réu, se nenhuma das partes residir no ...

Qual o foro competente para processar e julgar a ação de divórcio?

De acordo com o artigo 53, inciso I, alínea ? b?, para a ação de divórcio, separação, anulação de casamento e reconhecimento ou dissolução de união estável, é competente o foro do último domicílio do casal, caso não haja filho incapaz.

Qual o foro competente para divórcio?

Foro competente

De acordo com o artigo 53, I do Código de Processo Civil, a ação de divórcio deverá ser ajuizada no foro: Do domicílio do guardião de filho incapaz; Ou, do último domicílio do casal, caso não haja filho incapaz; Ou, do domicílio do réu, se nenhuma das partes residir no antigo domicílio do casal.

Onde deve ser ajuizada a ação de divórcio do casal?

A ação de divórcio consensual deve ser ajuizada, de regra, no foro de domicílio da mulher, conforme artigo 100, I, Código de Processo Civil. Pode, contudo, o casal optar pelo foro de domicílio do homem.

Quem julga divórcio?

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, nesta quinta-feira (26), se as normas que exigem a separação prévia, judicial ou de fato, para a efetivação do divórcio continuam válidas, mesmo após a retirada dessa exigência da Constituição Federal. O julgamento deverá ser retomado na sessão de 8/11.

Competência para as ações de divórcio - Prof. Marcelo Machado

38 questões relacionadas encontradas

Onde ajuizar o divórcio?

Depois de oficializar o divórcio no Cartório de Notas, o casal precisa se dirigir ao mesmo Cartório de Registro Civil onde registrou a união, para fazer a averbação dos dados no registro do casamento. Caso prefira, o casal pode dar entrada no pedido de divórcio no cartório de forma online, através do e-Notariado.

Onde é feito o divórcio judicial?

O advogado do casal irá indicar o acordo feito por ambos e o divórcio poderá ocorrer em cartório, não havendo necessidade de intervenção judicial. Caso haja a presença de menores de idade no processo, como filhos, é necessária a presença do Ministério Público e obrigatoriamente o processo será judicial.

Qual é a vara de divórcio?

Os processos de família, como separação, divórcio, guarda e alimentos, correm nas Varas de Família e não nas Varas Criminais que cuidam dos processos da Lei Maria da Penha.

Como saber qual é o foro competente?

Basta digitar o nome da rua (logradouro) ou o CEP na ferramenta de busca no endereço www.tjsp.jus.br/app/CompetenciaTerritorial para localizar os foros da cidade de São Paulo. O resultado da consulta se dá exclusivamente por conceitos geográficos e não define, por si só, a competência.

O que diz o artigo 1571 do Código Civil?

“Art. 1571. ... § 1º. O casamento válido só se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio, não se aplicando a presunção estabelecida neste Código quanto ao ausente.

O que diz a Súmula 383 STJ?

A competência para processar e julgar as ações conexas de interesse de menor é, em princípio, do foro do domicílio do detentor de sua guarda.

O que diz o artigo 731 do CPC?

O art. 731 do CPC prevê que devem constar da petição inicial de homologação do divórcio consensual, dentre outros, o acordo relativo à guarda dos filhos incapazes e ao regime de visitas, além do valor da contribuição para criar e educar os filhos, inexistindo demais demandas para a efetivação de tal homologação.

Em qual foro deve ajuizar a demanda?

Regra: O ajuizamento da demanda deve ser feito no foro do domicílio do réu.

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

Qual o foro competente para ação?

É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autora a União. Parágrafo único. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal.

Onde ajuizar ação de divórcio litigioso?

O pedido de divórcio litigioso deve ser feito por meio de advogado. Caso o interessado não tenha condições financeiras de contratar advogado poderá procurar a Defensoria Pública do Estado ou, nas cidades onde ela não atua, a Ordem dos Advogados do Brasil. O interessado deverá contratar um advogado.

O que é o foro competente?

Também conhecida como competência de foro, refere-se aos limites territoriais de atuação de cada órgão.

É competente o foro CPC?

É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autor Estado ou o Distrito Federal.

Como saber onde propor a ação?

A forma de ajuizamento da ação pelo próprio autor depende se ele possui ou não certificado digital. O interessado pode comparecer pessoalmente ao Foro Trabalhista ou Vara do Trabalho. A reclamação, como regra, deve ser ajuizada na cidade onde o empregado prestar serviços ao empregador.

Qual o foro competente nas ações de divórcio e reconhecimento ou dissolução de união estável?

O foro competente é o do último domicílio do casal, caso não haja filho incapaz.

Quando o divórcio tem que ser judicial?

Judicial – Ocorre sempre que houver filhos menores e quando existirem divergências entre o casal quanto a qualquer das questões relacionados à dissolução do vínculo, como, por exemplo, a partilha de bens, a guarda de filhos ou a pensão alimentícia.

Como se dá o processo de divórcio?

O processo de divórcio pode ser realizado judicialmente ou de forma administrativa, ainda podendo ser consensual ou litigioso. Trata-se de um procedimento que muitas vezes envolve questões complexas, porque invariavelmente tem em seu contexto questões emocionais e expectativas frustradas por ambas as partes.

Quanto custa um divórcio na Justiça?

Estimativa de Valor. Dando uma visão geral, um divórcio amigável pode variar consideravelmente dependendo da complexidade do caso e da região. Em algumas cidades, por exemplo, um divórcio amigável com filhos e bens pode ficar entre R$ 2.000 e R$ 10.000.

Quais são os dois tipos de divórcio?

O divórcio é a formalização da separação perante a lei e tem regras estabelecidas na lei civil e pode ser de dois tipos: consensual ou litigioso.

Quem fica com a certidão de divórcio?

A certidão que comprova o divórcio fica com os ex-cônjuges, ou seja, cada uma das partes possui um documento. É claro que as duas documentações são iguais, com os mesmos dados e averbações.

Artigo anterior
Quem é o pirata mais forte do One Piece?
Artigo seguinte
Como recuperar arquivos de um celular estragado?