Qual o impacto ambiental do crescimento econômico da China?

Perguntado por: Núria Mónica Abreu Fonseca Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)

Grande parte da geração de energia na China ainda é baseada na queima de carvão mineral, o que vem causando forte poluição atmosférica nas cidades e grande emissão de dióxido de enxofre (SO²), causador da chuva ácida, que afeta mais de 30% do território do país.

Quais as consequências ambientais do rápido crescimento econômico da China?

Em virtude desse alto desenvolvimento econômico, industrial e da rápida expansão, a China tem aumentado o consumo de energia e as emissões de poluentes. Conforme destacado pelo sociólogo Steven Yearley (2009), a emissão de gases de efeito estufa (GEE) no país superou em 6% as emissões medidas nos EUA no ano de 2007.

Quais são os principais impactos ambientais que assolam a China?

5 problemas ambientais da China que você não conhecia
  1. 1 - Tempestades de areia cobrem de pó cidades inteiras.
  2. 2 – Maior rio chinês enfrenta sua pior seca em 50 anos.
  3. 3 - Uso abusivo de fertilizantes causa "explosão" de melancias.
  4. 4 – Poluição atinge níveis recordes em Xangai.

Qual o impacto ambiental desse crescimento econômico?

O crescimento da população e da renda per capita aumentou o consumo de peixes, carnes e outros alimentos, tendo um grande impacto no desmatamento, na destruição das fontes de água limpa e na diminuição dos estoques de peixe nos rios, lagos e oceanos.

Como a China polui o meio ambiente?

Hoje, a China é um dos maiores responsáveis pela emissão dos gases do efeito estufa (GEE) do mundo. O país emite cerca de 9.825,8 milhões de toneladas de CO2 e é responsável por 28,8% de todo gás carbônico emitido no mundo[4]. Em termos comparativos, gera mais GEE que todos os países do continente europeu juntos.

CRESCIMENTO ECONÔMICO CHINÊS | GEOGRAFIA | DESCOMPLICA

41 questões relacionadas encontradas

Por que a China é tão poluente?

Atualmente, a matriz energética da China é baseada sobretudo no carvão mineral, que é altamente poluidor, além de outros combustíveis fósseis, como carvão vegetal, gás natural e petróleo.

O que causa a poluição na China?

O país está aumentando a construção de usinas de energia movida a carvão, que são as maiores responsáveis pela emissão de CO2 no ar, de acordo com reportagens da imprensa. As indústrias de Pequim também são líderes mundiais em emissões de mercúrio, uma neurotoxina prejudicial.

Como o crescimento econômico afeta positivamente e negativamente o meio ambiente?

Mas, a partir de determinado nível (elevado) de renda, o crescimento econômico, a evolução tecnológica e a reestruturação política de proteção ambiental resultariam em diminuição dos níveis de degradação ambiental. Segundo Bousquet e Favard (2000), há maior poluição quando o nível de atividade econômica é elevado.

Como o sistema econômico interfere nas questões ambientais?

Como o sistema econômico é aberto a três processos básicos — extração de recursos, transformação e consumo — ele envolve necessariamente, em função do inafastável processo de degradação entrópica, a geração de rejeitos que acabam sendo lançados no ambiente: ar, água ou solo.

Como preservar o meio ambiente e manter o desenvolvimento econômico?

Aumentando a rede de esgoto e criando estações de tratamento para os dejetos, além de melhorar as condições de vida da população, ajuda a preservar o meio ambiente e melhorar as condições climáticas. Tratar os resíduos industriais é essencial para proteger a natureza e evitar desastres ambientais.

Como os impactos ambientais têm sido tratados na China?

A gestão ambiental na China foi estimulada, em grande parte, pela conferência de 1972 das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente humano. ... Esse desenvolvimento de políticas ambientais coincidiu com e também foi influenciado pelas reformas econômicas dos anos 1980 e pela crescente abertura aos mercados estrangeiros.

Quais são os principais problemas da China?

Os seis maiores desafios que a China enfrenta para crescer
  1. Impulsionar o consumo interno. A China vem tentando deslocar o seu eixo de crescimento dos investimentos e da exportação para o consumo interno. ...
  2. Transição política. ...
  3. Desenvolvimento do interior. ...
  4. Poluição. ...
  5. Produtos de maior valor agregado. ...
  6. Bancos.

Quais são as consequências sociais e ambientais disso para a China e o planeta?

Muitos dos rios do país estão poluídos por metais pesados, prejudicando o uso da água para irrigação ou contaminando a cadeia alimentar. Cerca de um terço do território chinês é afetado pela chuva ácida provocada pela poluição, com um impacto direto na produção de alimentos.

Quais foram as consequências do crescimento econômico?

Hoje, não se tolera degradação ambiental apenas sob os propósitos de geração de emprego ou de crescimento econômico. Ocorre que o processo industrial, que alavanca a economia, despeja no ambiente os seus resíduos indesejáveis, provoca contaminação dos ecossistemas e, consequentemente, desequilíbrio ecológico.

Quais são os desafios ambientais relacionados à prosperidade da economia chinesa?

Atualmente a China se coloca no pódio de maiores economias do planeta, estando em segundo lugar juntamente como o segundo país que mais polui, com o alto nível de emissão de gás carbônico advindo da grande quantidade de indústrias e as toneladas de lixo tóxico produzidas diariamente.

Quais foram os fatores responsáveis pelo crescimento da economia chinesa?

Foram fatores essenciais, os investimentos em logística, políticas públicas de estado, capacitação pessoal, desoneração fiscal ao capital de investimento externo, foram alguns dos fatores identificados como fundamentais para o crescimento econômico chinês.

Qual a relação entre a economia e o meio ambiente?

O estudo das relações entre os sistemas econômicos e ecológicos é fundamental para a conservação e gestão do meio ambiente. Felizmente, a importância de integrar economia e meio ambiente começa a ter cada vez mais importância, tanto no meio econômico quanto no meio político.

Como os problemas sociais ambientais e econômicos influenciam na sociedade *?

As condições econômicas e sociais influenciam decisivamente as condições de saúde de pessoas e populações. A maior parte da carga das doenças — assim como as iniquidades em saúde, que existem em todos os países — acontece por conta das condições em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem.

Qual a relação da economia com consumo e o meio ambiente?

Enquanto o consumismo é a pratica desenfreada de consumir mesmo sem necessidade. Isso causa impactos sobre o ambiente natural e artificial, consumindo os recursos naturais disponíveis, colocando em risco a sustentabilidade das gerações futuras.

Quanto polui a China?

As emissões da China de seis gases retentores de calor, que incluem dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, aumentaram para 14,09 bilhões de toneladas de CO2 equivalente em 2019, ultrapassando em cerca de 30 milhões de toneladas o total dos membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, ...

O que fez com que a China se tornou o país mais poluído do mundo?

A China, país mais populoso do mundo, viu sua economia crescer muito nos últimos trinta anos, e com isso, sua poluição de carbono triplicou para que se tornasse o país de maior índice de emissão do poluente, com 27% das emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa em todo o mundo, conforme aponta pesquisa do ...

O que a China faz para diminuir a poluição?

Mas a China também está investindo em energia verde

A China primeiro abraçou tecnologias verdes como uma maneira de reduzir a poluição do ar - problema sério em várias cidades do país.

Qual é o país mais poluente do mundo?

Em primeiro lugar no ranking de poluição, os Estados Unidos seriam responsáveis por 20% do total de emissões. A China aparece em segundo lugar, como responsável por 11% do CO2 global. A Rússia vem em seguida, com 7% das emissões.

Quais são as principais causas dos impactos ambientais?

Os principais impactos ambientais no Brasil são a degradação do solo causado pela mineração, à poluição dos rios devido ao descarte incorreto do esgoto doméstico e industrial, a poluição do ar causada pelas empresas, à destruição da flora e fauna, o descarte incorreto de resíduos etc..

Quais os principais problemas da China por conta da sua população?

Além dos problemas com a previdência social, o país também deve sofrer com a queda da mão de obra (um dos principais atrativos atuais do país para os investimentos estrangeiros) e a consequente queda do consumo, trazendo a perspectiva de desaceleração do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Artigo anterior
Quais as cantoras mais ricas do mundo 2021?
Artigo seguinte
Quantos funcionários tem a Localiza?