Qual o grupo dos elementos que são estáveis energeticamente?

Perguntado por: Gabriel Figueiredo Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (60 avaliações)

Entre as principais características dos gases nobres, destaca-se a sua estabilidade atômica, isto é, não precisam associar-se a outro elemento para ficar estável. Os gases nobres são elementos químicos localizados na família VIIIA ou grupo 18 da Tabela Periódica.

Quais são os elementos estáveis?

Os gases nobres são elementos químicos situados no grupo dezoito da Tabela Periódica e são conhecidos pela sua estabilidade. Esses elementos químicos são estáveis porque sua configuração eletrônica faz com que todas as suas camadas sejam completas fazendo com que ele não precise doar ou receber elétrons.

O que é um átomo estável?

O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada. Exemplo: Façamos a distribuição eletrônica do oxigênio (O), que possui oito elétrons em seu estado natural.

Como saber se o átomo está estável?

A Teoria do Octeto determina que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência com oito elétrons. Sendo assim, o átomo é considerado estável quando apresentar 8 elétrons em sua última camada da eletrosfera.

Quais são os elementos existentes no Grupo 18?

Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, que são: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.

Tabela periódica - classificação dos elementos | Tabela Periódica | Química | Khan Academy

26 questões relacionadas encontradas

O que é Element 118?

O Ununócio é o último elemento químico sintetizado em laboratório. Ele possui número atômico 118 e seu símbolo é Uuo.

Quais são os elementos da família dos gases nobres?

Os elementos que são denominados de gases nobres e seus respectivos números atômicos são:
  • Hélio-He (Z=2)
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Neônio-Ne (Z=10)
  • Argônio-Ar (Z=18)
  • Criptônio-Kr (Z=36)
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Xenônio-Xe (Z=54)
  • Radônio-Rn (Z=86)

Qual é a diferença entre um átomo estável é um átomo instável?

Basicamente, significa que todo átomo que tenha 8 elétrons na sua camada de valência tem estabilidade. É esse o caso dos gases nobres. Todos eles têm a camada de valência completa. Em contrapartida, átomos instáveis são aqueles que têm menos de 8 elétrons na parte mais externa da sua eletrosfera.

Como saber qual estrutura é mais estável?

Quanto mais ligações covalentes uma estrutura tem, mais estável ela é.

O que significa dizer que um átomo é instável?

O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade. De uma forma geral, o núcleo é instável se seu número de prótons é igual ou superior a 84.

Quantos elétrons o ferro precisa para ficar estável?

A denominação “regra do octeto” surgiu em razão da quantidade estabelecida de elétrons para a estabilidade de um elemento, ou seja, o átomo fica estável quando apresentar em sua camada de valência 8 elétrons.

Qual o único átomo que fica estável com 2 elétron?

A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons. Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade.

Como um átomo se estabiliza?

O átomo A precisa perder um elétron (valência 1) para se estabilizar, ficando com configuração semelhante a de gás nobre. Já o átomo B precisa ganhar dois elétrons, para ter 8 elétrons na última camada e se estabilizar também. Logo é necessário dois átomos de A para doar 2 elétrons para 1 átomo de B.

Quantas ligações o elemento químico deve fazer para ficar estável?

Valência corresponde ao número de ligações que cada átomo deve fazer para ficar estável. Por exemplo, o carbono é tetravalente, o que significa que ele precisa realizar quatro ligações químicas para ficar estável.

Porque o gás nobre é um elemento estável?

Elementos químicos que possuem a camada de valência completa. ... Ou seja, os gases nobres são constituídos por átomos que possuem a camada de valência completa. Desta forma, não precisam fazer ligações químicas para ficarem estáveis.

O que é uma ligação covalente?

A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.

Como saber qual estrutura de Lewis é mais estável?

Segundo a regra do octeto, os átomos são mais estáveis quando conseguem oito elétrons na camada de valência, sejam pares solitários ou compartilhados mediante a ligação covalente.

Como identificar a estrutura de ressonância?

As estruturas de ressonância é uma representação gráfica da densidade eletrônica ao longo da molécula 2. Ao escrever as estruturas de ressonância só nos é permitido mover elétrons; 3. Todas as estruturas devem ter estruturas de Lewis apropriadas.

Quais as exceções da regra do octeto?

A exceção mais comum na regra do octeto é o caso do Hélio, que tem apenas dois elétrons. Além dele, há outros elementos que descartam oito elétrons para obterem a estabilidade.

É verdade que o átomo de cloro com sete elétrons na última camada é um átomo estável?

d) O átomo de cloro, com sete elétrons na última camada, é um átomo estável. e) A existência de uma imensa variedade de substâncias naturais deve-se à capacidade de os átomos se combinarem entre si. f) Um átomo é estável quando sua ultima camada tiver 8 elétrons (ou 2, se a última camada for a K).

Quais são os três tipos de ligações químicas?

Ligações Químicas
  • Ligação iônica ou eletrovalente.
  • Ligação covalente ou molecular.
  • Ligação covalente dativa ou coordenada.
  • Ligação metálica.

Quantos é quais são os gases nobres?

O grupo dos gases nobres é formado por: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).

Quais são os metais?

Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.

Quais são os elementos da série lantanídeos?

A série dos lantanídeos possui elementos cujos números atômicos vão de 57 a 71. Esses elementos são: Não pare agora...
...
Esses elementos são:
  • Actínio (Ac)
  • Tório (Th)
  • Protactínio (Pa)
  • Urânio (U)
  • Netúnio (Np)
  • Plutônio (Pu)
  • Amerício (Am)
  • Cúrio (Cm)

Artigo anterior
O que são 18 anos incompletos?
Artigo seguinte
Qual marca de celular tem mais radiação?