Qual o foro competente para as ações de família?

Perguntado por: Adriana Castro de Moreira  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

Segundo dispõe, para as ações de divórcio, separação, anulação de casamento e reconhecimento ou dissolução de união estável será competente o foro: (i) de domicílio do guardião de filho incapaz; (ii) do último domicílio do casal, caso não haja filho incapaz; (iii) de domicílio do réu, se nenhuma das partes residir no ...

Como saber qual é o foro competente?

É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autora a União. Parágrafo único. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal.

Onde deve ser ajuizada a ação?

O ajuizamento da demanda deve ser feito no foro do domicílio do réu.

Onde deve ser proposta a ação de cobrança?

100, IV, d, do CPC, é competente o foro do lugar onde a obrigação deve ser satisfeita para a ação em que se lhe exigir o cumprimento, sendo esse lugar, em regra, o domicílio do devedor, mas cabendo ao credor a escolha do lugar.

É competente o foro do domicílio ou da residência do alimentando autor para a ação em que se pedem alimentos?

2) O foro competente para processar e julgar a ação que versa sobre alimentos é o do domicílio do alimentado, nos termos do art. 100 , II , do CPC .

COMO ENCONTRAR O FORO COMPETENTE PARA DISTRIBUIÇÃO DA SUA AÇÃO (E-SAJ)

25 questões relacionadas encontradas

Qual o foro competente para execução de alimentos?

4. Na hipótese, é competente para o processamento da execução de alimentos o foro do domicílio ou residência do alimentando, eleito por ele para o ajuizamento da ação, ainda que a sentença exequenda tenha sido proferida em foro diverso.

Qual o foro competente para ação revisional de alimentos?

"A competência na ação de alimentos é ditada pela lei processual (CPC 100 II): o foro competente é o do domicílio ou da residência do alimentado.

Qual o foro competente para a ação de cobrança?

AÇÃO DE COBRANÇA. ... Nas ações derivadas de relação de consumo, o foro do domicílio do consumidor caracteriza-se como regra de competência absoluta. No caso concreto, tratando-se de ação de cobrança decorrente de relação de consumo, a ação deve tramitar no foro do domicílio do réu-consumidor (art. 101, I, do CDC).

Qual a competência para ajuizar ação de cobrança?

Nas ações de cobrança, o foro competente é o indicado no contrato ou na obrigação. Se o problema for omisso, observar o art. 327 CC.

Qual a competência para julgar ação de cobrança?

A competência para julgar ação de cobrança em que se busca a prolação de sentença de cunho condenatório é do foro do lugar em que a obrigação deve - ou deveria - ser satisfeita, a teor do que dispõe o art. 100, IV, 'd', do CPC.

Qual foro ação deve ser distribuída?

A regra geral de competência estabelecida no artigo 46 do Código de Processo Civil é a de que as ações devem ser propostas no foro do domicílio do réu.

Como faço para ajuizar uma ação?

Para ajuizar uma ação sem a presença de um advogado, basta apresentar o pedido oral ou escrito. Se o pedido for oral, basta o autor comparecer à Secretaria do Juizado, que opassará à forma escrita. Dessa forma, deve ser apresentado em três vias.

Como saber o foro competente pelo endereço?

O Tribunal de Justiça de São Paulo disponibiliza, em seu portal na internet, um serviço de consulta de competência territorial na Capital. Basta digitar o nome da rua (logradouro) ou o CEP na ferramenta de busca no endereço www.tjsp.jus.br/app/CompetenciaTerritorial para localizar os foros da cidade de São Paulo.

Onde é o foro?

É a comarca onde a demanda deve ser proposta, isto é, a competência territorial para o ajuizamento da ação. Conforme prevê o Código de Processo Civil, o foro comum é o do domicílio do réu, existindo também foros especiais, como o da residência da mulher, da situação da coisa, entre outros.

Qual é o foro?

O que é Foro:

Foro (ou fórum) é o local onde são processados assuntos relacionados com a justiça, com o Direito. É o mesmo que tribunal. ... O foro, associado ao Direito, pode ainda indicar uma jurisdição pertencente a uma comarca, por exemplo, o foro da comarca de São Paulo.

Quando cabe ação de cobrança?

Assim sendo, a Ação de Cobrança é cabível, quando da compra e venda de bem móvel e relativo à Venda com Reserva de Domínio, para cobrar as prestações vencidas ou vincendas e o que mais o devedor estiver inadimplindo, quando verificada sua mora.

O que é ação de cobrança novo CPC?

A ação de cobrança tem o objetivo de cobrar uma dívida de alguém. Assim, existindo uma dívida vencida, a ação de cobrança pode ser utilizada para forçar o devedor a realizar o pagamento. ... Porém, algumas vezes, o devedor não paga o que deve.

Onde deve ser proposta a ação revisional de alimentos?

Nos termos do artigo 53, inciso II, do CPC é competente o foro de domicílio ou residência do alimentando, para a ação em que se pedem alimentos. Na ação revisional, não há distribuição por dependência ao processo anterior, de forma que a inicial deve ser distribuída livremente.

Qual a competência para exoneração de alimentos?

b) A competência para a propositura da ação exoneratória é a do domicílio do alimentando, ou seja, daquele que recebe a verba alimentar, nos termos do artigo 53, II, do Código de Processo Civil. Mesmo quando envolver alimentando que atingiu a maioridade.

Onde protocolar execução de alimentos?

516 do CPC, no juízo do atual domicílio do executado ou mesmo no local onde se encontrem os bens sujeitos à execução. O art. 528, § 9º, do CPC, ainda possibilita a instauração do módulo executivo perante o domicílio do exequente.

Onde distribuir ação de execução de alimentos?

Pelas regras gerais a execução seria proposta no foro do domicílio do executado e pelas regras especiais a execução seria proposta no foro do domicílio do exequente.

Quais os documentos para ação de execução de alimentos?

Execução De Alimentos
  • Certidão de casamento ou nascimento do(a) requerente;
  • Certidão de nascimento do(s) filho(s);
  • Contracheque do requerido;
  • Nome, endereço, profissão, empresa, endereço da empresa, remuneração, CPF e RG do requerido;

Qual foro competente Porto Alegre?

A Comarca de Porto Alegre foi dividida em Foros Regionais para melhor atendimento do cidadão. A delimitação territorial desses foros foi estabelecida por Atos do Conselho da Magistratura: Ato 21/82-CM: Foro Regional da Tristeza e Foro Regional do Sarandi. Ato 01/85-CM: Foro Regional de Alto Petrópolis.

Qual Foro de Porto Alegre?

foro central comarca de porto alegre | Busca Jusbrasil.

Artigo anterior
O que faz o diafragma da câmera?
Artigo seguinte
Qual a diferença da tarifa comum e Vale-transporte?