Qual o formato da medula quais dilatações apresenta e por quê?

Perguntado por: Verónica Laura Simões Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (41 avaliações)

Forma e Estrutura da Medula
A medula apresenta forma aproximada de um cilindro, achatada no sentido antero-posterior. Seu calibre não é uniforme, pois ela apresenta duas dilatações denominadas de intumescência cervical e intumescência lombar.

Quais as dilatações da medula espinhal?

A medula apresenta duas dilatações denominadas intumescências cervical e lombar. Apresenta 31 pares de nervos espinhais correspondentes aos segmentos medulares. Abaixo de L2 irá se constituir a cauda eqüina.

Qual a forma da medula espinhal?

A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado e dela se originam 31 pares de nervos espinhais. A medula pode ser dividida em 6 partes: cervical superior, dilatação cervical, dorsal, lombar, cone terminal e filamento terminal.

Quais os tipos de neurônios medulares?

Costuma-se distinguir na medula dos mamíferos dois tipos de neurônios radiculares somáticos: alfa e gama. Os neurônios alfa são muito grandes e seu axônio, bastante grosso, destina-se à inervação de fibras musculares que contribuem efetivamente para a contração dos músculos.

Quantos e quais são os segmentos medulares?

Existem 31 segmentos – 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. No entanto esta segmentação não é visível, apresentando-se toda a estrutura como um contínuo longitudinal com dois alargamentos (intumescência cervical e intumescência lumbossagrada) e uma terminação caudal (cone medular).

Anatomia da Medula Espinhal | Anatomia etc

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os segmentos medulares?

Assim como a coluna vertebral, a medula espinal é dividida em segmentos: cervical, torácico, lombar, sacral e coccígeo. Cada segmento da medula espinal emite vários pares de nervos espinhais, que saem do canal vertebral através do forame intervertebral.

Quais os segmentos medulares?

  • Segmentos medulares:
  • 8 segmentos cervicais.
  • 12 segmentos torácicos.
  • 5 segmentos lombares.
  • 5 segmentos sacrais.
  • 1-3 segmentos coccígeos.

Quais os tipos de neurônios medulares e suas funções?

Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no ...

Como se dividem as vias medulares?

Diversas vias estão envolvidas no trato medular, sendo elas as vias motoras, sensitivas, autonômicas e outras. Cada uma no seu respectivo espaço anatômico e funcionalidade.

Quais são as meninges?

As meninges são membranas constituídas de tecido conjuntivo que envolvem o sistema nervoso central, este formado pelo encéfalo e medula espinhal. Elas são formadas por três membranas: dura-máter, mais externa; pia-máter, acima do tecido nervoso; e aracnoide, entre as outras duas membranas.

O que forma o sistema nervoso periférico?

O Sistema Nervoso Periférico é formado por nervos e gânglios e possui como função levar informações ao Sistema Nervoso Central e respostas aos órgãos efetores.

O que é uma medula espinhal?

Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

Qual estrutura protege a medula espinhal?

Uma coluna de ossos denominados vértebras compõe a coluna vertebral. As vértebras protegem a medula espinhal, uma estrutura longa e frágil, situada no interior do canal medular, que se estende pelo centro da coluna vertebral.

Quais os limites topográficos da medula espinhal?

A medula espinhal se localiza dentro da coluna vertebral. Seus limites estruturais são dois: Superior, pelo bulbo após o forame magno e após a segunda vertera lombar (L2).

Qual o nome da estrutura terminal da medula espinhal?

O filamento terminal é formado por pia-máter, uma das membranas que formam as meninges. As meninges são três membranas encontradas envolvendo o sistema nervoso central. Elas recebem o nome de dura-máter, aracnoide e pia-máter.

Quais são os sulcos longitudinais da medula espinhal?

A superfície da medula apresenta os seguintes sulcos longitudinais, que percorrem em toda a sua extensão: o sulco mediano posterior, fissura mediana anterior, sulco lateral anterior e o sulco lateral posterior.

Quais são as vias de transmissão da medula espinhal?

A medula espinhal contém tratos ascendentes e descendentes. Os tratos ascendentes são vias neurais sensoriais que viajam através da substância branca da medula espinhal, levando informações somatossensoriais até o cérebro.

O que é vias aferentes e eferentes?

As grandes vias aferentes e eferentes

Em outras palavras, as vias aferentes são por onde as informações sobem para chegar até o córtex, enquanto as vias eferentes são o caminho utilizado para os comandos corticais descerem até a periferia.

O QUE É Fascículo grácil e cuneiforme?

O fascículo cuneiforme (trato de Burdach)- situado lateralmente nos segmentos torácicos superiores e da medula espinhal. É um ramo de nervos na medula espinhal que transmite primariamente informações dos braços. O fascículo cuneiforme é responsável pela propriocepção do umbigo ao pescoço.

Como se classificam os neurônios quanto a função explique?

De acordo com a sua função, os neurônios podem ser classificados como: Sensoriais: transmitem as informações captadas pelos órgãos sensoriais; Motores: transmitem os impulsos nervosos aos diversos órgãos; Interneurônios: estabelecem conexões entre os diversos neurônios sensoriais e motores.

Como se classificam os neurônios quanto à forma caracterize cada um?

Os neurônios podem ser classificados, de acordo com sua morfologia, em neurônios multipolares, neurônios bipolares e neurônios pseudounipolares. Esse tipo de neurônio possui mais de dois prolongamentos celulares. É a ocorrência mais comum.

Qual a função dos neurônios associativos?

Neurônios associativos ou interneurônios: estabelecem conexões entre os neurônios sensoriais e os neurônios motores, formando circuitos complexos.

Qual segmento medular corresponde ao processo espinhoso de t-10?

Assim, uma regra prática diz que os segmentos medulares de C2 a T10 correspondem aos processos espinhosos acrescidos de duas unidades, que os cinco segmentos lombares correspondem aos processos espinhosos T11 e T12 e que os cinco sacrais correspondem ao processo espinhoso L1.

Quais são os 31 pares de nervos espinhais?

São 31 pares de nervos espinais (8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo). Os nervos espinais atravessam o forame intervertebral. Nas regiões cervicais e lombossacral os nervos espinais se comunicam amplamente, formando uma rede denominada de plexo.

Quais os 31 pares de nervos espinhais?

Os nervos espinhais (n.e.) fazem parte do sistema nervoso periférico, existindo 31 pares: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. Eles realizam a comunicação do SNC aos receptores sensitivos, aos músculos e glândulas em todas as partes do corpo.

Artigo anterior
Quantos anos tem o mate?
Artigo seguinte
Como é a prova de residência médica?