Qual o foco da teoria de Florence?

Perguntado por: Isabela Baptista  |  Última atualização: 4. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)

A Teoria Ambientalista é uma teoria desenvolvida por Florence Nightingale em sua participação na Guerra da Crimeia em 1854. Sua teoria tinha como foco o meio ambiente relatando que todas condições do meio podem influenciar o processo de saúde.

Qual o foco principal da teoria de Florence?

A teoria ambientalista desenvolvida por Florence Nightinga- le1 na segunda metade do século XIX, na Inglaterra, apresenta como foco principal o meio ambiente, interpretado como todas as condições e influências externas que afetam a vida e o de- senvolvimento de um organismo, capazes de prevenir, suprimir ou contribuir ...

Em que se baseia a teoria de Florence?

Este estudo refere-se à teoria ambientalista de Florence Nightingale, que relata a influência do ambiente psicológico ou social sobre o estado de saúde do paciente. O ambiente psicológico diz respeito às condições mentais do paciente, enquanto que o social diz respeito às suas condições de vida.

Qual foi a principal teoria de Florence Nightingale?

A teoria ambiental

A teoria ambientalista foi apresentada por Nightingale no ano de 1859. Apresenta como foco principal o meio ambiente, onde todas as condições e influências externas afetam a vida e o desenvolvimento do organismo, e são capazes de prevenir, suprimir, ou contribuir para a doença e a morte.

Quais foram os princípios da teoria de Florence?

Os três princípios da teoria ambientalista de Florence são a cura, a liderança e a ação global. O princípio considerado básico foi a cura, e os secundários, liderança e ação global, princípios necessários para apoiar a cura no seu nível mais aprofundado.

Teoria Ambientalista de Florence Nightingale | TEORIAS DA ENFERMAGEM

44 questões relacionadas encontradas

O que é conceito de Florence?

Florence valorizou a importância de ambientes benéficos para a saúde mental e física; acreditava que pacientes tinham menos chances de melhorar se ficassem deprimidos ou desesperados.

Qual é o foco de enfermagem?

A nosso ver o foco da atenção da enfermagem é o ser humano, com suas necessidades bio-psico-sócio-espirituais e a função precípua do enfermeiro é o cuidado de enfermagem, cujo objetivo centra-se na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na recuperação e reabilitação da saúde.

Qual foi o principal objetivo de Florence quando decidiu se tornar enfermeira?

Florence Nightingale nasceu em Florença, na Itália, no dia 12 de maio de 1820. Sua paixão pela Enfermagem surgiu durante uma viagem ao Egito, quando fazia visitas a hospitais. Aos 14 anos, ela decidiu que cuidar dos enfermos era sua vocação, o que relatou em suas obras como sendo um chamado de Deus.

Quais os principais pontos do sistema de ensino Nightingaleano?

O Sistema Nightingale de Ensino: consiste dos seguintes pontos essenciais estabelecidos: 1º. Direção da escola por uma enfermeira, 2º. Mais ensino metódico, 3º. Seleção de candidatos do ponto de vista físico, moral, intelectual e aptidão profissional.

Qual o objetivo da teoria da adaptação?

A TEORIA DA ADAPTAÇÃO DE ROY

De acordo com Roy, a pessoa, como um sistema, tem a capacidade de se adaptar e criar mudanças no meio ambiente. Sendo um sistema, a pessoa recebe estímulos, dentre eles o focal, que é o estímulo interno ou externo que constitui o maior grau de mudança, gerando um forte impacto.

Quais são e o que dizem as principais teorias de Florence Nightingale?

A visão de Florence objetivava priorizar o fornecimento de um ambiente estimulador do desenvolvimento da saúde para o paciente. Ela acreditava que isso faria um diferencial na recuperação dos doentes, e são esses preceitos que sustentam a Teoria Ambientalista.

Qual o conceito de enfermagem para Florence?

Para Florence, a Enfermagem era compreendida, tanto como vocação quanto como profissão, e os dois aspectos deviam estar unidos, sendo que qualquer mulher poderia vir a ser uma boa enfermeira.

Quais foram as principais contribuições de Florence?

Florence foi pioneira no tratamento dos feridos durante a Guerra da Crimeia. Ao longo de sua atuação no manejo dos feridos, ela identificou que a falta de higiene e as doenças infectocontagiosas eram “carro chefe” na involução do tratamento dos soldados, sendo o motivo dos altos índices de óbitos.

Quais os objetivos de Florence?

O principal enfoque de Florence era o controle do ambiente sobre o indivíduo, sobre a família e sobre a comunidade, tanto dos sadios quanto dos doentes.

Qual foi o legado deixado por Florence para nossa sociedade?

De volta à Inglaterra, Florence Nightingale trabalhou incansavelmente para promover as causas que lhes eram tão queridas: reformar o serviço médico do exército, mudar a estrutura hospitalar, desenvolver a medicina preventiva e melhorar o status e o treinamento dos enfermeiros.

O que Florence fez para reduzir a taxa de mortalidade?

Reduziu de 42% para 2% a mortalidade entre os feridos de guerra Virou Lenda, como Dama da Lamparina, mas também como sanitarista e administradora. Durante sua atuação Florence se dedicou à reforma do saneamento do exército, aos hospitais do exército, ao saneamento da Índia e entre as classes mais pobres da Inglaterra.

Quais são as 6 teorias da enfermagem?

Por isso, preparamos um compilado das principais teorias!
  • Teoria Ambientalista. A primeira de todas não poderia não ser esta; a teoria da mãe da Enfermagem, Florence Nightingale. ...
  • Teoria do Autocuidado. ...
  • Teoria das Necessidades Humanas Básicas. ...
  • Teoria da Adaptação. ...
  • Teoria Holística.

O que marcou a história de Florence?

Florence adotou a Teoria Miasmática, método utilizado na época em hospitais considerados avançados como o de Paris, que tinha como tese que ambientes arejados e com claridade eram capazes de curar vários males e que as doenças poderiam ter origem espontânea com a reclusão em locais escuros e o contato com o lixo.

Como Florence considerava o ser humano?

R.: Florence considerava o ser humano como um ser integrante da natureza, capaz de agir sobre sua própria recuperação, restaurando seu bem-estar e sua saúde.

Qual a parte mais importante da enfermagem?

Cuidado e atenção: essas são duas palavras que sintetizam as funções básicas de qualquer enfermeiro, independente de sua especialidade. São esses profissionais que sabem, melhor que ninguém, como confortar e amparar um paciente nas condições por ele apresentadas.

Quais os pontos mais importantes da enfermagem?

Conheça os 9 principais fundamentos da Enfermagem
  • 1.2 2. Imparcialidade.
  • 1.3 3. Confidencialidade.
  • 1.4 4. Empatia.
  • 1.5 5. Autonomia.
  • 1.6 6. Idoneidade.
  • 1.7 7. Gestão.
  • 1.8 8. Organização.
  • 1.9 9. Inteligência emocional.

O que é mais importante na enfermagem?

Ser proativo. A capacidade de antecipar cenários é muito importante na enfermagem. Isso implica ser proativo e ir muito mais além daquilo que apenas lhe é pedido. Num ambiente hospitalar um enfermeiro proativo deteta mais facilmente potenciais imprevistos e está melhor preparado para exercer as suas funções.

Como Florence ficou conhecida e porquê?

No ano de 1854, ela recebeu a oportunidade de servir durante a Guerra da Crimeia, onde atuava cuidando de soldados feridos. Em seus atendimentos, Florence carregava consigo uma lâmpada, por isso é chamada de A Dama da Lâmpada [1-3].

Quem criou a teoria humanista na enfermagem?

A Teoria de Enfermagem Humanística, criada por Josephine Paterson e Loretta Zderad, aplicada ao parto normal propõe desenvolver um diálogo verdadeiro e genuíno, para entender as necessidades da mulher.

O que é a teoria de enfermagem?

A teoria de enfermagem pode ser descrita como um instrumento de trabalho que ressalta o conhecimento científico, demonstrando as tendências das visões sobre o processo saúde-doença e a experiência do cuidado terapêutico.

Artigo anterior
Qual é a garrafa mais cara do mundo?
Artigo seguinte
Qual a ordem de montagem do hambúrguer?