Qual o exame de imagem mais utilizado para diagnosticar a doença de Paget?

Perguntado por: Matilde Alice Castro  |  Última atualização: 7. Mai 2024
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

A cintilografia óssea e/ou radiografia simples para diagnóstico permitem verificar a extensão da doença, localizando áreas de aumento da atividade metabólica.

Qual exame detecta doença de Paget?

O diagnóstico da doença de Paget do osso pode ser confirmado por radiografias mostrando as alterações características da doença de Paget e através de um exame laboratorial para determinar os níveis sanguíneos de fosfatase alcalina (uma enzima envolvida na formação óssea), cálcio e fosfato.

Quando a doença de Paget deve ser diagnosticada?

A Doença de Paget, primeiramente descrita por Sir James Paget em 1877, é um distúrbio localizado da remodelação óssea, que atinge tanto homens como mulheres e cujo diagnóstico quase sempre é feito após os 50 anos.

Como detectar câncer de Paget?

Como é feito o diagnóstico?
  1. Exame clínico: o médico realiza um exame físico da mama, avaliando os sintomas e quaisquer alterações na pele do mamilo e aréola.
  2. Mamografia: esse exame de imagem é fundamental para identificar possíveis anormalidades no interior da mama, como microcalcificações ou tumores.

Quais são os padrões radiográficos associados à doença de Paget ou osteíte deformante?

As áreas acometidas devem ser radiografadas. Os achados característicos são hiperostose (aumento da espessura da cortical), osteoesclerose (desorganização e espessamento das trabéculas) e expansão óssea, sendo necessário a presença de pelo menos um dos achados (1-5).

Doença de Paget

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os ossos que mais afetam quando se tem a doença de Paget?

Os principais sítios comprometidos são vértebras, ossos longos dos membros inferiores, pelve e crânio (2). Em países onde a doença é prevalente, afeta até 3% da população com idade maior que 40 anos. Tem distribuição geográfica variável.

Quais são os fatores radiográficos?

“Nas imagens radiográficas, os locais de coloração mais radiopacas estão ligados a diversos fatores, como por exemplo: densidade, número atômico, espessura da região”, explica Sâmara Turbay Pires, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal.

Como começa a doença de Paget?

Os sintomas mais comuns da Doença de Paget são dor nos ossos, principalmente nas pernas, deformidade e dor nas articulações, deformação nas pernas (Genu Varo), fraturas ósseas frequentes, hiperlordose ou cifose, osteoporose, e surdez causada por compressão do N. Vestibulococlear pela expansão óssea craniana.

Qual é o estado avançado da doença de Paget?

O distúrbio atinge principalmente o crânio, a pelve, as vértebras e alguns ossos das pernas (fêmur e tíbia). Em quadros graves, pode haver deformação dessas partes do corpo. Também aumenta a possibilidade de fraturas e de osteoartrite, uma doença articular.

Como diagnosticar doença de Paget na mama?

Diagnóstico da doença de Paget mamária

A biópsia demonstra alterações histopatológicas típicas. Como esse tumor está associado com câncer adjacente, avaliação sistêmica (p. ex., história de exame físico, triagem de câncer de acordo com a idade, imagiologia) é necessária.

Como identificar Paget?

Sintomas da doença de Paget
  1. Vermelhidão e irritação do mamilo e/ou aréola;
  2. Crosta e escamação da área do mamilo;
  3. Sangramento da pele do mamilo e/ou aréola;
  4. Líquido amarelo ou sangue saindo do mamilo;
  5. Queimação e/ou coceira no mamilo e/ou aréola.

Qual deve ser o primeiro exame realizado na suspeita de tumor ósseo?

O primeiro exame a ser realizado é a radiografia simples (onde é feito o diagnóstico de tumor ósseo) avaliando se a lesão é primária ou me- tastática, benigna ou maligna, permeativa ou linear, destrutivo ou não, e a reação periosteal.

Qual exame detecta metástase óssea?

A cintilografia óssea é um exame por imagem que permite identificar tanto a morfologia quanto a funcionalidade dos órgãos, facilitando o diagnóstico de diversas condições, principalmente o câncer com ocorrência de metástase.

Qual o nome da doença que enfraquece os ossos?

Não existe uma causa específica que resulte diretamente no enfraquecimento ósseo, mas há fatores que favorecem o surgimento das doenças, como hereditariedade, uso de alguns tipos de medicamentos (como os corticoides), dieta pobre em cálcio e em Vitamina D, consumo excessivo de álcool, tabagismo e sedentarismo.

Como prevenir a doença de Paget?

Além disso, praticar atividade física regularmente ajuda a aumentar a absorção de cálcio no intestino e a sua fixação nos ossos, contribuindo para combater a doença.

Para que serve o exame de fal?

O exame de fosfatase alcalina serve para estudar se há problemas ou alterações no funcionamento dos órgãos em que essa enzima está presente, como o fígado e os rins, por exemplo.

Como se pronuncia a palavra doença de Paget?

A doença de Paget (DP), pronúncia pêidjet, foi primeiramente descrita por Sir James Paget, um cirurgião e fisiologista britânico, no ano de 1874.

O que é fosfatase alcalina alta no exame de sangue?

Elevações maiores da fosfatase alcalina indicam obstrução do fluxo biliar. Esta ocorre fora do fígado e é provocada por cálculos biliares ou tumores que bloqueiam os canais que conduzem a bile para o intestino ou na vesícula biliar. Nesses casos, costuma haver também um aumento grande das bilirrubinas.

Quando o câncer atinge os ossos tem cura?

Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura para o câncer ósseo são ainda maiores. No entanto, em casos nos quais a doença já está em estágios avançados e já tenha se espalhado para outros órgãos do corpo, como o pulmão, por exemplo, as chances de cura são menores.

Qual é o nome da doença que atrofia os nervos?

A doença de Charcot-Marie-Tooth é uma neuropatia hereditária na qual os músculos da parte inferior das pernas ficam fracos e definham (atrofia). A doença de Charcot-Marie-Tooth afeta os nervos que controlam o movimento dos músculos e os que transportam informações sensoriais ao cérebro.

Quais são os sintomas mais comuns do câncer ósseo?

Quais são os sintomas do câncer ósseo?
  • dor no osso afetado: às vezes, o incômodo é pior à noite;
  • inchaço e a percepção de um nódulo;
  • fraturas sem nenhum acidente;
  • formigamentos nos membros, quando o tumor atinge um nervo;
  • perda de peso;
  • muito cansaço.

O que é uma doença degenerativa nos ossos?

Ocorre quando as células ósseas não estão sendo renovadas de maneira satisfatória, ocasionando maior fragilidade e menor espessura óssea. Esta doença acomete principalmente mulheres, porque seus ossos já são naturalmente mais finos. Sintomas: fraturas, dor ou sensibilidade óssea, postura encurvada.

O que é imagem Radiodensa?

Na medicina moderna, substâncias radiodensas são aquelas que não permitem a passagem de raios X ou radiação similar.

O que faz a radiografia fica escura?

É causada pelo aumento do tempo de exposição da película à radiação x, causando uma imagem muito densa (escura). Uma pequena distância foco-filme também pode contribuir para gerar uma imagem mais densa. Observe na imagem o aspecto radiográfico do erro por superexposição (clique na imagem para ampliar).

O que é imagem Radiolucida e Radiopaca?

A variação de tonalidades das SOMBRAS RADIOGRÁFICAS permite a classificação das imagens em duas categorias: radiolúcido e radiopaco; Radiolúcidas: são imagens de estruturas que absorvem pouco os raios X. Radiopacas: são imagens de estruturas que possuem maior poder de absorção dos raios X.

Artigo anterior
Quando é feito o primeiro ultrassom após FIV?
Artigo seguinte
Quem é o irmão do Deidara?