Qual o especialista para tratar hirsutismo?

Perguntado por: Dinis Faria  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (53 avaliações)

Geralmente, o hirsutismo é diagnosticado e tratado pelo ginecologista, endocrinologista e dermatologista.

Qual o médico que cuida de pelos?

O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas.

O que fazer para acabar com o hirsutismo?

A maioria dos medicamentos utilizados no tratamento do hirsutismo pertence a dois grandes grupos: medicamentos que promovem a supressão da produção ovariana e/ou suprarrenal de androgênios (anticoncepcionais orais combinados) e medicamentos que diminuem a ação periférica dos androgênios (espironolactona, acetato de ...

O que é o hirsutismo em quais regiões ela pode acontecer?

O hirsutismo é uma condição que pode acontecer nas mulheres e que é caracterizada presença de pelos em regiões no corpo que normalmente não possuem pelos, como rosto, peito, barriga e na parte interna da coxa, por exemplo, podendo ser identificada durante a puberdade ou na menopausa.

Qual a causa do hirsutismo?

Causas: O hirsutismo pode ser provocado por fatores genéticos, uso de certos medicamentos, irregularidade menstrual, alterações hormonais, infertilidade e acne, mas muitos casos não têm causa definida.

Hirsutismo

33 questões relacionadas encontradas

Como saber se tenho hirsutismo?

O hirsutismo é comum entre as mulheres e o tratamento depende da causa. - Glicemia de jejum / Teste de tolerância oral à glicose - Perfil lipídico - TSH / T4 Um exame de imagem é útil quando há suspeita de tumor adrenal, ovariano ou de uma patologia hipofisária para confirmar a lesão e sua localização.

O que é ISO tismo?

Hirsutismo é o crescimento excessivo de pelos grossos e negros em mulheres em localizações que são mais típicas do homem (p. ex., bigode, barba, região mediotorácica, ombros, abdome inferior, dorso e face lateral interna das coxas).

Quem tem hirsutismo pode engravidar?

Para o hirsutismo, medicamentos que bloqueiam os hormônios andrógenos ou tratamentos a laser podem ser indicados. Mas, com estes tratamentos você não vai e nem pode engravidar.

Como diminuir a quantidade de pelos no corpo feminino?

Existem várias maneiras de minimizar o excesso de pelos:
  1. Perda de peso. Com o emagrecimento, melhora a resistência à insulina no ovário e regulariza a sua produção de hormônios;
  2. Barbear ou uso de pinça. ...
  3. Cera quente. ...
  4. Cremes. ...
  5. Depilação à laser. ...
  6. Anticoncepcionais. ...
  7. Medicamentos.

Qual a diferença entre hipertricose e hirsutismo?

Hipertricose é o desenvolvimento exagerado de pelos em qualquer parte do corpo de um indivíduo e o hirsutismo é o excesso de pelos na mulher, em áreas como barba, bigode, nariz, orelhas, dorso dos dedos, ombro, peito ou abdômen.

Como diminuir o hiperandrogenismo?

Para solucionar estes casos, o tratamento recomendado é personalizado a cada paciente, basicamente consiste na correcção hormonal através de medicamentos, tais como: Ciproterona, Espironolactona, Flutamida, estrógenos associados a progesterona, cetocozanol, prednisona.

Qual o tratamento para hiperandrogenismo?

Com antiandrógenos como acetato de ciproterona, espironolactona ou flutamida. Outra opção inclui anticoncepcionais orais conjugados e cirurgia para remover parte da glândula com problema.

Qual hormônio faz crescer pelos?

Apenas a testosterona (hormônio masculino) é capaz de atuar junto ao folículo piloso e promover o crescimento dos pelos.

O que falar com o dermatologista?

Veja algumas dicas de como se preparar para a consulta com o dermatologista!
  1. Checklist para sua primeira consulta com o dermatologista. ...
  2. Descreva seu histórico familiar. ...
  3. Relate sua rotina de cuidados com a pele. ...
  4. Detalhe seus tratamentos dermatológicos. ...
  5. Informe possíveis alergias e doenças. ...
  6. Faça um roteiro.

Quando se deve procurar um reumatologista?

A procura por esse médico deve ocorrer quando existem os seguintes sinais: fadiga, mal-estar, dores, perda de peso, etc. Vale ressaltar que além da dor, algumas das doenças reumáticas ainda podem comprometer alguns órgãos do corpo humano, como cérebro, pulmões, rins e coração.

Qual remédio tomar para diminuir os pelos?

Vaniqa (eflornitina) é o primeiro e único creme clinicamente comprovado que reduz os pêlos faciais indesejáveis. Sendo um medicamento muito popular e eficaz, usado como um tratamento para reduzir o excesso de pelos faciais femininos.

Quem tem Ovario Policistico engravida com facilidade?

Na maioria das vezes, os ovários policísticos impedem que a mulher consiga ter as mesmas chances de engravidar do que uma mulher sem o problema. Mas o que não se fala é que mulheres com ovários policísticos podem sim engravidar! É necessário que, para isso, se realize um tratamento.

É possível engravidar com ovários policísticos?

A ovulação pode deixar de acontecer regularmente todo mês para pessoas com a síndrome dos ovários policísticos (SOP), acarretando infertilidade. Mesmo assim, pessoas com SOP podem engravidar sem tratamentos de fertilidade, portanto usar métodos contraceptivos é importante se você não quer engravidar.

Quais as chances de quem tem Ovario Policistico engravidar?

Nesse caso, a ovulação é afetada pela irregularidade da menstruação. “Mas ao estimular a ovulação, há 50% de chance de gravidez em até seis meses, caso a SOP seja a única causa de infertilidade na paciente”, relata Ejzenberg.

O que é isso tista?

O hirsutismo é um distúrbio que aumenta a quantidade de pelos terminais em mulheres. Eles possuem aspectos semelhantes aos masculinos, ou seja, crescem mais grossos e escuros.

O que é a pilosidade?

Significado de Pilosidade

substantivo feminino Revestido ou composto por pelos: pilosidade facial; pilosidade masculina. Característica do que é piloso, do que tem pelos: pilosidade e resistência ao frio.

O que pode ser excesso de pelos?

Obesidade e sobrepeso, porque favorecem o aumento dos hormônios androgênicos; Menopausa – as alterações hormonais próprias da menopausa podem provocar o crescimento de pelos temporais, especialmente no rosto (costeletas, queixo, bigode).

Como identificar hiperandrogenismo?

O que é hiperandrogenismo?
  1. crescimento de pelos em lugares incomuns como as costas, face, seios;
  2. acne;
  3. seborreia;
  4. pele oleosa;
  5. queda acentuada de cabelos, principalmente na porção central da cabeça (alopecia).

O que causa hiperandrogenismo?

Existem algumas possíveis causas do hiperandrogenismo, como: obesidade, uso de medicamentos esteroides anabolizantes, síndrome metabólica, dentre outros. No entanto, a principal causa do hiperandrogenismo é a síndrome dos ovários policísticos (SOP), sendo, inclusive, uma das principais características da doença.

O que estimula o crescimento de pêlos?

Os alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, leite, ovos e iogurte, são necessários para formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo e a barba, por isso, ao ingerir uma maior quantidade deste nutriente os fios tendem a crescer mais rápido e mais bonitos.

Artigo anterior
O que faz um profissional formado em Saúde Coletiva?
Artigo seguinte
Quais são as profissões ligadas ao teatro?