Qual o enunciado de Kelvin-Planck para a segunda lei da termodinâmica em termos simples o que ela determina?

Perguntado por: Tiago Azevedo  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (70 avaliações)

Enunciado de Kelvin-Planck: nenhuma máquina térmica, que funcione em ciclos, pode transformar toda a energia térmica recebida (calor) em energia mecânica (trabalho), ou seja, não existe uma máquina térmica com 100% de rendimento.

O que diz a segunda lei da termodinâmica Segundo Kelvin-Planck?

Segunda Lei: Enunciado de Kelvin-Planck

“É impossível realizar um processo cujo único efeito seja remover calor de um reservatório térmico e produzir uma quantidade equivalente de trabalho.”

Qual é o enunciado da 2º lei da termodinâmica?

“É impossível construir uma máquina que, operando em ciclos termodinâmicos, tenha como único efeito converter integralmente em trabalho todo o calor recebido. “ ... Esse enunciado nos diz que nenhuma máquina térmica é capaz de transformar em trabalho todo o calor que recebe.

Qual das afirmações abaixo é condizente com o enunciado de Kelvin-Planck da segunda lei da termodinâmica?

Mesmo que as partes mecânicas de um motor térmico fossem constantemente lubrificadas isso garantiria a diminuição do atrito e por consequência de perda de energia na forma de calor, mas mesmo assim é impossível fazer com que essa perda se torne nula. A alternativa correta é c).

Qual o enunciado de Clausius da 2ª lei da termodinâmica o que ele nos diz sobre o fluxo de calor entre corpos?

O enunciado de Clausius para a Segunda Lei da Termodinâmica relaciona-se com a espontaneidade do fluxo de calor entre corpos. Assim, podemos expressar essa lei da seguinte forma: O calor flui espontaneamente da fonte quente para a fonte fria; para ocorrer o contrário, é necessário realizar trabalho externo.

Análises Termodinâmicas, Aula 44 - Segunda Lei e Enunciado de Kelvin-Planck e Enunciado de Clausius

41 questões relacionadas encontradas

O que é a desigualdade de Clausius?

Desigualdade de Clausius:

Esta desigualdade diz que num sistema isolado, a entropia do sistema não pode diminuir quando ocorrer uma transformação espontânea.

É enunciado de Clausius o calor pode fluir de forma espontânea de um corpo de temperatura menor para um outro corpo de temperatura mais alta?

O primeiro é o Enunciado de Clausius, que diz: “O calor não pode fluir, de maneira espontânea, de um corpo de temperatura menor, para outro corpo de temperatura mais alta.” ... “É impossível a construção de uma máquina que, operando em um ciclo termodinâmico, converta toda a quantidade de calor recebido em trabalho.”

Qual o enunciado de Kelvin-Planck para a segunda lei da termodinâmica qual a consequência fundamental desse enunciado?

Enunciado de Kelvin-Planck: nenhuma máquina térmica, que funcione em ciclos, pode transformar toda a energia térmica recebida (calor) em energia mecânica (trabalho), ou seja, não existe uma máquina térmica com 100% de rendimento.

O que diz a 1 ea 2 lei da Termodinamica?

As principais definições de grandezas termodinâmicas constam de suas leis: a lei zero é a que define a temperatura; a primeira lei (calor, trabalho mecânico e energia interna) é a do princípio da conservação da energia; a segunda lei define entropia e fornece regras para conversão de energia térmica em trabalho ...

Qual é a 3 lei da Termodinamica?

A Terceira lei da Termodinâmica sustenta a ideia de que a entropia de um sistema com temperatura igual a zero absoluto tem uma constante pouco variável. A teoria explica que quanto mais próximo da temperatura de zero absoluto um cristal perfeito estiver, mais a entropia se aproximará de zero.

Quais os enunciados da primeira e segunda lei da termodinâmica?

Segunda Lei. A primeira lei da Termodinâmica representa a aplicação do princípio de conservação da energia a sistemas que podem trocar energia com a vizinhança por calor. Esta lei, assim como o princípio de conservação da energia, não contém restrições quanto à direção do fluxo de energia entre dois sistemas.

O que é o enunciado de Kelvin?

O enunciado de Kelvin-Planck estabelece que em sistema operando em ciclo não pode trocar calor com um único reservatório térmico e fornecer um trabalho líquido (+) para a vizinhança. Não impede que o ciclo receba o trabalho da vizinhança.

O que é entropia segunda lei da termodinâmica?

Pela 2ª Lei da Termodinâmica, em sistemas isolados onde ocorrem processos irreversíveis, a entropia aumenta sempre. Quando ocorre uma transformação reversível num sistema isolado, a entropia não aumenta nem diminui.

Onde se aplica a segunda lei da termodinâmica?

Dentre as duas leis da termodinâmica, a segunda é a que tem maior aplicação na construção de máquinas e utilização na indústria, pois trata diretamente do rendimento das máquinas térmicas.

Qual a importância da segunda lei da termodinâmica?

A 2ª lei da termodinâmica é de extrema importância, uma vez que estabelece limitações na possibilidade de transformar energia de uma forma noutra.

Quais são as leis da termodinâmica?

A Termodinâmica, como teoria Física, é estruturada por quatro leis: lei zero, associada ao conceito de temperatura, primeira lei, associada ao conceito de energia, segunda lei, associada ao conceito de entropia, e terceira lei, também chamada de postulado de Nernst, associada ao limite constante da entropia quando a ...

Qual é a 1 lei da termodinâmica?

Ao referirmos à primeira lei da termodinâmica podemos dizer que ela nada mais é do que a lei da conservação da energia, ou seja, em um processo termodinâmica, a energia total de um sistema se conserva.

O que nos diz o primeiro princípio da termodinâmica?

A Primeira Lei da Termodinâmica é uma aplicação do princípio da conservação da energia para os sistemas termodinâmicos. De acordo com essa lei, a variação da energia interna de um sistema termodinâmico equivale à diferença entre quantidade de calor absorvido pelo sistema e o trabalho por ele realizado.

O que diz a primeira lei da termodinâmica Cite um exemplo?

Exemplo. O aquecimento de gases faz com que as máquinas entrem em funcionamento, ou seja, que realizem trabalho em uma usina, por exemplo. Isso acontece da seguinte forma: os gases transferem energia dentro das máquinas, o que faz com que eles aumentem de volume e a partir daí acionem os mecanismos das máquinas.

Como consequência da expansão Adiabatica sofrida por um gás pode se afirmar que?

(UFMG) Como consequência da compressão adiabática sofrida por um gás, pode-se afirmar que: ... c) a densidade do gás aumenta, e sua temperatura permanece constante. d) a densidade do gás e sua temperatura aumentam. e) a densidade do gás e sua temperatura permanecem constantes.

Qual é a relação da máquinas térmicas com a 2º lei da termodinâmica?

A Segunda Lei da Termodinâmica que diz que é impossível transformar todo calor em trabalho, reflete o fato de que nenhuma máquina térmica tem 100% de eficiência, portanto, o rendimento de tais máquinas é sempre inferior a 100%. ... ou seja, , o que deixa claro que sua eficiência é menor do que 1.

Qual a importância da termodinâmica no nosso cotidiano?

Hoje em dia, onde a termodinâmica é aplicada? - Em todos os processos que envolvem a mudança de estados. Sua aplicação vai desde as máquinas térmicas à meteorologia, com a medição de pressão e temperatura, umidade relativa do ar. ... A termodinâmica também é aplicada em larga escala nos automóveis.

O que diz a Lei Zero da termodinâmica?

A lei zero da termodinâmica estabelece que "se dois corpos A e B estão separadamente em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, então A e B estão em equilíbrio térmico entre si". Em termodinâmica, isso significa que essa anteprimeira lei demonstra como acontecem as trocas de calor entre os corpos.

O que chamamos de máquina térmica?

As máquinas térmicas são máquinas capazes de converter calor em trabalho. Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes, uma fonte quente que é de onde recebem calor e uma fonte fria que é para onde o calor que foi rejeitado é direcionado.

Quando o processo é espontâneo ou não?

Quando uma transformação química ou física tende a ocorrer sem a necessidade de ser provocada por uma influência externa, dizemos que se trata de um processo espontâneo. Por outro lado, quando essas transformações precisam ser induzidas numa direção contrária, elas são classificadas como processos não espontâneos.

Artigo anterior
O que aconteceu com a tribo de Simeão?
Artigo seguinte
Como citar jornal online abnt?