Qual o endereçamento da contestação?

Perguntado por: Lourenço Daniel de Simões  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

ENDEREÇAMENTO: Juiz da Causa contestada. Se constar na questão o numero do processo este deve ser mencionado. 2. QUALIFICAÇÃO: O seu cliente, que neste caso é o réu da causa, deve ser qualificado integralmente, vez que a qualificação na inicial pode estar incompleta.

Como fazer o endereçamento de uma contestação?

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA … VARA … DA COMARCA DE … Preliminares de mérito, como prescrição e decadência.

Onde protocolar a contestação?

340. Havendo alegação de incompetência relativa ou absoluta, a contestação poderá ser protocolada no foro de domicílio do réu, fato que será imediatamente comunicado ao juiz da causa, preferencialmente por meio eletrônico.

Quem é o autor na contestação?

O que é uma contestação

A contestação é uma das formas do réu de um processo se defender das acusações feitas contra ele na petição inicial. É na contestação que o réu pode atacar as alegações da parte autora, rebater os principais argumentos, impugnar as afirmações do autor e alegar a matéria de defesa do litígio.

Quais as partes de uma contestação?

Como a petição inicial exige a qualificação completa das partes, tanto do requerente (autor), como do requerido (réu), no momento da contestação, não há necessidade de qualificá-los novamente, bastando apenas a indicação dos nomes, conforme exemplo: “fulano de tal, já devidamente qualificado nos autos da ação em ...

PROCESSO CIVIL - CONTESTAÇÃO

43 questões relacionadas encontradas

Quais são as características de uma contestação?

Os requisitos da contestação são semelhantes aos da petição inicial: nome e prenome das partes (qualificação não é necessária, se corretamente já feita na inicial); o endereçamento ao juízo da causa; documentos indispensáveis; requerimento de provas; dedução dos fatos e fundamentos jurídicos da defesa.

O que não pode faltar na contestação?

CONEXÃO. INCAPACIDADE DA PARTE, DEFEITO DE REPRESENTAÇÃO OU FALTA DE AUTORIZAÇÃO. CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM. CARÊNCIA DA AÇÃO - DA FALTA DE INTERESSE DE AGIR.

Quem é o requerente na contestação?

Requerente é o indivíduo que faz um requerimento, ou seja, solicita algo a alguém. O requerido é a pessoa para quem o requerimento é destinado, sendo também a qualidade daquilo que foi solicitado. ... Já o réu é a pessoa que deverá responder por um crime ou delito, sendo o polo passivo do processo judicial.

Como narrar os fatos na contestação?

Resumo dos fatos

Aqui você deve apresentar um breve resumo de todos os pontos que foram elencados pelo autor na petição inicial. Lembre-se de seguir a ordem cujo eles foram apresentados na inicial para facilitar o entendimento do juiz.

Quem é o contestante?

adjetivo Pessoa que contesta. Etimologia (origem da palavra contestante). Contestar + -nte.

Qual o prazo para o réu apresentar contestação?

– Nos termos do inciso I, do art. 335, do CPC/2015, “o réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será da data da audiência de conciliação ou de mediação (…), quando qualquer parte não comparecer ou, comparecendo, não houver autocomposição”.

Tem que pagar custas na contestação?

A petição de reconvenção está sujeita aos mesmos requisitos previstos no Código de Processo Civil para qualquer ação judicial. Assim sendo, sujeita-se ao recolhimento de custas iniciais.

Como montar um processo de defesa?

Dicas para elaborar Defesa Prévia
  1. FORMATAÇÃO DA PETIÇÃO. Antes de abordar o conteúdo da petição em si, é preciso falar um pouco sobre a formatação da petição.
  2. SEJA DIRETO. ...
  3. PADRONIZE A FORMATAÇÃO. ...
  4. DIVIDA EM TÓPICOS. ...
  5. EVITE MUITO DESTAQUE. ...
  6. O QUE ESCREVER. ...
  7. DEFESA PRÉVIA GENÉRICA? ...
  8. REVOGAÇÃO DA PRISÃO.

O que colocar na preliminar de uma contestação?

Na preliminar de contestação, com a edição do NCPC, deve ser arguida pelo réu tanto a incompetência absoluta quanto a incompetência relativa, nos termos do art. 64 do NCPC. No CPC de 1973, art. 300, II, só se falava em incompetência absoluta.

Como fazer uma contestação exemplo?

Exemplo: “Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da (vara específica) da Comarca de (cidade/estado)”. De acordo com o art 340 do Novo CPC, existe a possibilidade de protocolar a contestação no foro do domicílio do réu, caso haja alegação de incompetência relativa ou absoluta.

É possível fazer pedidos na contestação?

“É lícito ao réu, NA CONTESTAÇÃO, formular pedido em seu favor, desde que fundado nos mesmos fatos referidos na inicial”. Conclui-se, assim, que há uma autorização expressa do CPC no sentido de permitir ao réu em sede de contestação elaborar pedidos.

Como fazer os fatos de uma petição?

Primeiro passo: definir o problema e encontrar a solução.
  1. Os fatos são a história do seu cliente e as provas que ele possui.
  2. O direito é a regra jurídica que precisa ser aplicada e que você já sabia ou descobriu estudando e pesquisando.
  3. O pedido é a solução final – e mais algumas formalidades legais.

Quando usar requerente ou autor?

Genericamente, aquele que promove uma ação sempre pode ser chamado de autor e aquele contra quem se ajuíza a demanda pode ser chamado de réu. Mas, ao mesmo tempo, o autor da ação pode ser visto como requerente e, ao final do processo, o réu pode ser considerado o autor do crime.

O que pode ser alegado na contestação?

O réu, portanto, deve alegar em sede de contestação toda a matéria de defesa, sob risco de preclusão. Ou seja, risco de perda do direito de arguição no momento adequado. Assim, deve expor tanto as razões de fato quando as razões de direito para impugnar o pedido do autor.

Quais são os principais pedidos em uma contestação?

Sendo assim, incumbe ao réu, antes de discutir o mérito alegar as seguintes preliminares da contestação:
  • inexistência ou nulidade da citação;
  • incompetência absoluta e relativa;
  • incorreção do valor da causa;
  • inépcia da petição inicial;
  • perempção;
  • litispendência;
  • coisa julgada;
  • conexão;

Quais são os principais pontos a serem rebatidos na contestação?

Convenção ou arbitragem; Falta de caução e demais prestações conforme a lei; Carência de ação, em que são avaliadas as condições da ação, como legitimidade da parte, interesse processual e possibilidade jurídica do pedido; Impugnação ao pedido de justiça gratuita do reclamante.

Como se faz uma tese de defesa?

Tenha atenção a pontos importantes como:
  1. Como surgiu o interesse pelo tema;
  2. Como chegou ao problema central;
  3. Como o problema originou sua principal hipótese;
  4. Que avanços e descoberta foram feitos;
  5. Se foi encontrada alguma dificuldade;
  6. Se essas dificuldades foram superadas e como.

Quais as falas de um advogado de defesa?

A linguagem do advogado deve ser adequada ao ouvinte, pois a finalidade é ele entender os pormenores do caso e, principalmente, a argumentação do defensor. Clareza, objetividade e palavras simples e bem colocadas são diferenciais no convencimento.

O que escrever para recorrer multa?

Informações básicas do modelo de recurso de multa

Placa do carro que recebeu a multa e número do auto de infração; Descrição dos fatos e fundamentos legais e/ou documentos que comprovem a alegação que está sendo feita; Data e assinatura do requerente ou do representante legal.

Quando o autor não paga as custas?

Se o autor não pagar as custas iniciais, mesmo sendo intimado para tanto, o juiz deverá determinar o cancelamento da distribuição (art. 290 do CPC), não sendo necessária a oitiva do réu e não gerando a condenação ao pagamento de ônus sucumbenciais.

Artigo anterior
O que é uma nota bemol?
Artigo seguinte
O que é um array em programação?