Qual o efeito do detergente comum adicionado na tensão superficial da água?

Perguntado por: José Joel Borges de Leite  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (48 avaliações)

A tensão superficial mantém a água coesa (moléculas fortemente unidas), é como se houvesse uma superfície elástica na sua superfície. O detergente diminui a tensão superficial da água, fazendo com que ela derrame.

O que o detergente faz com a tensão superficial da água?

Os detergentes são substâncias tensoativas, isto é, diminuem a tensão superficial – a capacidade que as moléculas de água tem de se manter unidas fortemente. Com as ligações suas moléculas, enfraquecidas, a água umedece mais facilmente o objeto a ser lavado.

O que acontece quando o detergente é colocado na água?

“Quando uma molécula do detergente é colocada em um meio aquoso onde existe gordura, parte dela fica presa nesse material, deixando a outra em contato com a água”, diz a química Maria Regina de Alcântara, da USP. Assim, o detergente acaba quebrando a oleosidade em pedaços microscópicos, que ficam boiando na água.

Qual o efeito do NACL adicionado na tensão superficial da água?

Na Figura 4 observa-se que, á medida que se eleva a concentração de sal, ocorre um decréscimo na tensão da água e que, quando o biosurfactante é adicionado nas mesmas soluções, os valores de tensão são significativamente menores.

O que aumenta a tensão superficial da água?

As substâncias polares aumentam a tensão superficial por aumentarem as forças de atracção. As substâncias apolares, como os detergentes e os sais biliares, interferem com as forças de coesão, baixando a tensão superficial.

Tensão Superficial da Água e a ação do detergente, experimento química prática - Allany Hilston 2°A

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os fatores que influenciam a tensão superficial?

Os principais fatores que influenciam a tensão superficial de uma substância é a sua pureza e a temperatura.

O que pode romper a tensão superficial?

Sabões, detergentes e outros surfactantes rompem a tensão superficial, por que essas moléculas possuem um lado com boa afinidade com a água (hidrofílico) e outro lado com boa afinidade com gorduras (hidrofóbico ou lipofílico).

Como a tensão superficial se altera com a adição de sal?

O sal aumenta esse poder de atração e o detergente diminui porque fica na superfície.” E7: “Tensão Superficial é a camada de cima da água que faz quando ela se atrai pra dentro do copo por outras moléculas. O sal aumenta e o detergente diminui essa atração.”

Como ocorre a quebra de tensão superficial da água?

A tensão superficial da água é resultado das ligações de hidrogênio, que são forças intermoleculares causadas pela atração dos hidrogênios de determinadas moléculas de água (que são os polos positivos (H+)) com os oxigênios das moléculas vizinhas (que são os polos negativos (O-)).

Porque o sabão diminui a tensão superficial da água?

Outro ponto é que os detergentes e os sabões têm a capacidade de diminuírem a tensão superficial da água, porque diminuem as interações entre as suas moléculas, facilitando, assim, que ela penetre em vários materiais para remover a sujeira.

Porque o detergente se mistura com a água?

A parte apolar do sabão interage com a gordura (sujeira) ao mesmo tempo em que a parte polar reage com a água, neste momento são formadas partículas (micelas) de detergente que ficam espalhadas na água, agilizando o processo de limpeza.

O que acontece com a atuação de um sabão e um detergente frente a uma água ácida e a uma água dura?

As vantagens do detergente devem-se ao fato da forma de atuar em águas duras e águas ácidas. Os detergentes, nessas águas, não perdem sua ação tensoativa, enquanto que os sabões em pedra, nesses casos, reduzem sua eficácia até perderem seu poder de limpeza.

Como age o detergente?

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Qual a função do detergente no experimento?

A função do detergente é desestruturar as moléculas de lipídeo das membranas biológicas. Dessa maneira, as membranas sofrem ruptura e todo o conteúdo celular e inclusive o DNA, fica disperso na solução.

Por que o detergente limpa por quê polui?

Na água existem microorganismos produzindo enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeia carbônica linear que caracterizam os sabões. Essas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas presentes nos detergentes, e por isso eles permanecem na água sem sofrer decomposição, o que ocasiona a poluição.

Onde ocorre a tensão superficial?

Na Física, a tensão superficial é um efeito que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica.

Como seria se a tensão superficial da água não existisse?

Podemos dizer que, sem água, a vida não existiria! A tensão superficial é a força com que as moléculas de água estão ligadas uma a outra formando uma superfície e essa superfície tem uma resistência que permite que insetos, por exemplo, andem por cima da água.

Em que situações a tensão superficial da água é importante?

Seu valor é o mais alto de todos os líquidos (7,2 . 109 N. m-1). Em virtude da tensão superficial da água que alguns insetos conseguem caminhar sobre ela, comunidades tais como de bactérias, fungos, algas, larvas e crustáceos sobrevivem graças a essa tensão supeficial em lagos.

Como a tensão superficial pode ser influenciada pela Detergencia?

A tensão superficial é um dos aspectos que impedem a eficiência da limpeza da água sozinha, pois impede que ela penetre em certos tipos de tecidos e outros materiais. Aí que entra a função do detergente, que é um agente tensoativo ou surfactante, isto é, ele é capaz de diminuir a tensão superficial da água.

É possível romper a tensão superficial da água?

Seque o excesso de detergente com um papel toalha e prossiga colocando gotas de água. ... A tensão superficial mantém a água coesa (moléculas fortemente unidas), é como se houvesse uma superfície elástica na sua superfície. O detergente diminui a tensão superficial da água, fazendo com que ela derrame.

O que é tensão superficial exemplos?

A Tensão Superficial é um fenômeno que ocorre em todos os líquidos, ela se caracteriza pela formação de uma espécie de membrana elástica em suas extremidades. Tomemos como exemplo a água, que por sua vez tem a maior Tensão Superficial dentre os outros líquidos.

Quanto maior a tensão superficial?

Pela fórmula acima vemos que, quanto maior for a tensão superficial T de um líquido, maior a tendência desse líquido de formar grandes gotas (isto é, maior o raio R da gota).

Qual a unidade de tensão superficial?

A dimensão da tensão superficial é de força por unidade de comprimento, no sistema internacional é dada por N/m.

O que é tensão superficial PDF?

A tensão superficial ( γ o) pode ser definida como o trabalho para aumentar a superfície em uma unidade de área por um processo isotérmico e reversível. Cabe ressaltar aqui a existência de tensão interfacial entre quatro diferentes pares de fases: líquido/vapor, sólido/vapor, líquido/sólido e líquido/líquido.

O que acontece com a tensão superficial da água quando aumenta a temperatura?

Temperatura na física é a medida da vibração das moléculas. Com base nisso, podemos dizer que a tensão superficial diminui com o aumento da temperatura. Isso ocorre porque uma alta agitação das moléculas vai empurrá-las, repelindo e diminuindo as forças de atração.

Artigo anterior
Quais as competências de um estoquista?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre fechamento e vencimento de fatura?