Qual o dilema do bonde?

Perguntado por: Ivan Gustavo de Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (38 avaliações)

O dilema do bonde, ou Dilema do Comboio (em português europeu), é um experimento de pensamento em ética, idealizado por Philippa Foot e extensivamente analisado por Judith Jarvis Thomson e, mais recentemente, Peter Unger.

Qual a resposta do dilema do bonde?

Aplicada ao Dilema do Bonde, é possível concluir que sacrificar uma pessoa para salvar cinco é uma ação ética e tutelável pelo Direito. Friamente falando, há mais felicidade em um morto do que em cinco.

Como o utilitarista responderia ao dilema do bonde?

Uma resposta adequada seria: Diante do argumento do bonde clássico, um utilitarista responderia, sem titubear, que é preferível matar uma pessoa a matar cinco, afinal, para eles, o princípio básico do homem é maximizar utilidade e minimizar a dor. Nossas decisões, portanto, deveriam considerar essas máximas.

O que Kant faria no dilema do trem?

De acordo com Kant, devemos sempre tratar as pessoas como fins em si mesmas, nunca apenas como um meio para nossos próprios fins. Isso é comumente conhecido, como o “princípio dos fins”. É bastante óbvio que se você empurrar o homem para fora da ponte para parar o bonde, você o usará apenas como um meio.

Qual é a teoria de Kant?

A teoria do conhecimento de Kant − a filosofia transcendental ou idealismo transcendental − teve como objetivo justificar a possibilidade do conhecimento científico do século XVIII. Ela partiu da constatação de que nem o empirismo britânico, nem o racionalismo continental explicavam satisfatoriamente a ciência.

Dilemas Éticos: o dilema do bonde (trolley problema)

35 questões relacionadas encontradas

O que um utilitarista faria?

Fazer isso significa agir conforme o utilitarismo – a doutrina criada pelo filósofo inglês John Stuart Mill, no século 19. Para ele, a moral está na consequência: a atitude mais correta é a que resulta na maior felicidade para o máximo de pessoas.

O que defende a ética utilitarista?

O utilitarismo foi uma doutrina ética fundada na Inglaterra por Bentham e Mill. Essa doutrina visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada. “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista.

O que é utilitarismo exemplos?

Na forma clássica do utilitarismo, pressupõe-se que cada ação individual deve ser avaliada em relação ao princípio da utilidade. Por exemplo, quando prestamos falso testemunho, para saber se isso será errado, teríamos que avaliar as consequências desse ato particular (falso testemunho).

Qual a crítica que se pode fazer a ética utilitarista?

Críticas ao utilitarismo
  • Interesses pessoais e imparcialidade e a objeção da demanda excessiva. ...
  • Falta de uma justificação rigorosa para a universalidade. ...
  • Incomensurabilidade e caráter não extensivo da agregação. ...
  • A conclusão repugnante de Parfit. ...
  • O monstro de utilidade. ...
  • Distribuição de utilidade, sadismo, abuso e minorias.

É justo sacrificar uma pessoa para salvar 5?

Alguns estudos, como os realizados por Guy Kahane, da Universidade de Oxford (Reino Unido), constataram que as pessoas favoráveis ao sacrifício de uma pessoa para salvar muitas outras costumam ter menos dificuldade para fazer mal a outras pessoas em sua vida cotidiana mesmo que isso não conduza a um bem comum maior.

O que defendem os Consequencialistas?

O consequencialismo é uma doutrina do âmbito da filosofia moral e da ética que afirma que o valor moral de um ato é determinado exclusivamente por suas consequências.

Por que a Justiça Encontra-se no centro da discussão ética?

A justiça está no centro de toda discussão ética. Viver eticamente é viver conforme a justiça. A justiça ilumina ao mesmo tempo, a subjetividade humana e a ordem jurídico-social. ... Immanuel Kant, pensador da modernidade sustentou que a justiça é o princípio orientador da sociedade política.

Qual é o sinônimo de dilema?

7 sinônimos de dilema para 1 sentido da palavra dilema: Escolha difícil: 1 dúvida, dubiedade, hesitação, impasse, indecisão, perplexidade, problema.

O que é um dilema filosofia?

O que é Dilema:

O raciocínio que configura o dilema é estudado a partir da ótica filosófica que, desde os primórdios da filosofia, consiste na ideia de um argumento que apresenta duas alternativas, mas com cenários contrastantes e ambos insatisfatórios.

O que é o imperativo categórico de Kant?

O imperativo categórico é a ideia central formulada por Kant para que se possa analisar o que motiva a ação humana e compreender a moral e a ética. O modo como um indivíduo age com base em princípios que gostaria de ver aplicados é a máxima e poderá se tornar o que ele chama lei universal.

Quais as principais características do utilitarismo?

Características do Utilitarismo

O modelo filosófico utilitarista caracteriza-se por abranger o moral e o ético da ação útil como a mais correta. Partindo deste pressuposto, a busca é por ações consideradas úteis, da procura pelo prazer como característica importante.

Quais as consequências negativas do utilitarismo?

Uma consequência contraintuitiva do utilitarismo negativo (UN) é que ele parece acarretar a destruição do mundo, em vez de permitir que suas tristezas continuem. Se a destruição pudesse ser realizada sem dor, então um utilitarista negativo é logicamente obrigado a aceitar essa consequência.

Quais os pontos negativos do utilitarismo?

Versões do utilitarismo negativo

Por exemplo, o utilitarismo de preferência negativa diz que a utilidade de um resultado depende de preferências frustradas e satisfeitas. O utilitarismo hedonista negativo pensa na utilidade em termos de estados mentais hedônicos, como sofrimento e desagrado.

O que defendia Jeremy Bentham?

Jeremy defendia a liberdade total de iniciativa, de negociações econômicas e trabalhistas e a não intervenção do Estado na economia, que deveria ser regida unicamente pela lei da oferta e da procura.

O que a ética kantiana?

A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos.

Como funciona o princípio de utilidade?

Este consiste em proporcionar o máximo prazer e o menor desprazer ao maior número possível de pessoas. Nestes termos, por princípio da utilidade, entende-se “aquele princípio que aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendência que tem a aumentar ou a diminuir a felicidade da pessoa cujo interesse está em jogo”.

Por que o critério utilitarista é o mais utilizado nas empresas e atualmente vem sendo combatido?

É porque apenas se atende às consequências das ações, que se designa a teoria de Mill de teoria utilitarista, no sentido em que, uma ação é boa ou má, consoante seja útil ou não para o maior número possível de pessoas.

Que quer dizer a teoria deontológica?

Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.

Quem era Kant e o que ele defendia?

Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão, fundador da “Filosofia Crítica” - sistema que procurou determinar os limites da razão humana. Sua obra é considerada a pedra angular da filosofia moderna.

Artigo anterior
O que está por trás da Agenda 2030?
Artigo seguinte
Quais famosos fazem aniversário em abril?