Qual o desafio proposto aos gestores públicos pela Agenda 21?

Perguntado por: Pedro Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)

Com mais de 2,5 mil recomendações práticas, a Agenda 21 estabeleceu o desafio do milênio seguinte como um instrumento de planejamento estratégico que visa implementar um novo modelo de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental, construído “de baixo para cima”, orientado a melhorar e resguardar a qualidade de vida das ...

Qual a principal preocupação da Agenda 21?

A Agenda 21 Brasileira tem por objetivo instituir um modelo de desenvolvimento sustentável a partir da avaliação das potencialidades e vulnerabilidades de nosso país, determinando estratégias e linhas de ação cooperadas ou partilhadas entre a sociedade civil e o setor público.

O que foi a Agenda 21 e quais são seus principais objetivos?

A Agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico.

Quais são as prioridades ambientais Segundo a Agenda 21?

Saneamento ambiental, voltadas para a necessidade de avanços no campo da regulação, garantindo a flexibilidade nas formas de gestão pelos Municípios, linhas de financiamento que priorizem os agentes mais adequados aos objetivos de universalização do atendimento e qualidade ambiental na prestação dos serviços; positivos ...

O que é a Agenda 21 e quais são suas metas em relação à educação ambiental mundial?

1- O que é a Agenda 21 Global? É um plano de ação estratégico, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já feita de promover, em escala planetária, novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

O Que é a Agenda 21?

21 questões relacionadas encontradas

O que é a Agenda 21 Qual a sua importância?

A Agenda 21 representa uma aliança entre todos os povos, um instrumento importante e necessário que visa o planejamento participativo na construção de sociedades sustentáveis. Ela une métodos de proteção ambiental, justiça social e a eficiência econômica.

Como a Agenda 21 pode contribuir para uma educação ambiental crítica e participativa?

Segundo o Ministério do Meio Ambiente - MMA (2017), a Agenda 21 Brasileira é: um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico.

O que a Agenda 21 beneficia?

Enfim, a Agenda 21 é também uma oportunidade para ampliar a governança e o controle social, especialmente quando for realizada em sinergia com outros instrumentos e processos de gestão, desde planos diretores até comissões em que participam diversos segmentos da sociedade.

Quais os benefícios da Agenda 21?

A Agenda 21 é uma programa global para o desenvolvimento sustentável, um instrumento de planejamento participativo para a construção de sociedades sustentáveis, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Como a Agenda 21 pode contribuir para o desenvolvimento sustentável local?

No processo de desenvolvimento de uma Agenda 21 Local, a comunidade aprende sobre suas deficiências e identifica inovações, forças e recursos próprios ao fazer as escolhas que a levarão a se tornar uma comunidade sustentável.

Quais são as características marcantes da Agenda 21?

A Agenda 21 propõe a mobilização da população para a implantação das políticas socieconômicas que ajudem a preservar os recursos naturais. O governo, cidadãos e entidades devem compartilhar dessas soluções e definir suas prioridades, tendo em vista a relação entre sociedade, economia e meio ambiente.

Qual é a principal preocupação do projeto Agenda 21 Brainly?

A partir das discussões realizadas nesse encontro, foi elaborado o documento “Agenda 21”, que expressava a preocupação dos países com o impacto das ações humanas no meio ambiente e que defendia a aplicação do desenvolvimento sustentável para minimizar as alterações ambientais.

Quais as principais conquistas da Agenda 21 no mundo e no Brasil?

Entre as conquistas da Agenda 21 no Brasil podemos citar a criação de Agendas 21 nos municípios, a ampliação da CPDS através do Decreto Presidencial de 03 de fevereiro de 2004, a formação de gestores municipais e ONG's em todo o país e sua inclusão no Plano Plurianual do Governo Federal (PPA) com o objetivo de ...

Quais são os focos principais elencados pela Agenda 21 para que o planeta possa atingir o desenvolvimento sustentável até o final deste século?

O seu desenvolvimento, então, partiu dos seguintes princípios: a) a gestão dos recursos naturais; b) o desenvolvimento de uma agricultura sustentável; c) o incentivo à concepção de cidades sustentáveis; d) a construção de infraestruturas com vistas à integração regional; e) a redução das desigualdades sociais; e f) a ...

Qual a finalidade das conferências ambientais?

As conferências sobre o meio ambiente são responsáveis por reunir os maiores líderes do planeta para discutirem soluções relacionadas à conservação da natureza e elaborarem projetos de desenvolvimento sustentável.

O que é Agenda 21 de qual Conferência Ela foi elaborada assinada e qual a importância desse documento para a educação ambiental?

A Agenda 21 é um documento assinado em 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, por 179 países, resultado da “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento” – Rio 92, podendo ser definida como um “instrumento de planejamento participativo visando o desenvolvimento sustentável”.

Qual a importância da Agenda 2030?

A Agenda 2030 é uma continuação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015) da ONU que, naquele momento, foram a primeira confluência internacional para enfrentar problemas globais como a erradicação da pobreza extrema e da fome ou melhorar o acesso à educação.

Quais são os objetivos do desenvolvimento sustentável?

Os objetivos são voltados a cinco áreas, também conhecidos como os 5Ps: pessoas, prosperidade, planeta, paz e, por fim, parcerias. Em suma, significa dizer que para alcançar a paz e a prosperidade é preciso trabalhar colaborativamente em prol das pessoas e do planeta.

Quais eram os pontos importantes do documento Agenda 21 fruto da eco-92?

Duas importantes convenções foram aprovadas durante a ECO-92: uma sobre biodiversidade e outra sobre mudanças climáticas. Outro resultado de fundamental importância foi a assinatura da Agenda 21, um plano de ações com metas para a melhoria das condições ambientais do planeta.

O que a Agenda 21 e a Declaração do Rio têm em comum?

O que a Agenda 21 e a Declaração do Rio têm em comum? Assinale a resposta correta. Resposta Selecionada: c. Desenvolvimento sustentável e consciência ecológica.

Quais são os três princípios básicos que apoiam o conceito de desenvolvimento sustentável?

A construção do conceito de desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.

O que é a Agenda 21?

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Qual é a importância dos Indicadores de desenvolvimento sustentável do IBGE e da Agenda 21 para o país?

Indicadores de desenvolvimento sustentável são instrumentos essenciais para guiar a ação e subsidiar o acompanhamento e a avaliação do progresso alcançado rumo ao desenvolvimento sustentável. Devem ser vistos como um meio para se atingir o desenvolvimento sustentável e não como um fim em si mesmos.

Quais são os princípios do educar ambientalmente?

São princípios do educar ambientalmente: a. conhecimento e egoísmo; b. interdisciplinaridade e mudança de valores; c. aprendizagem e comodismo; d.

Qual a principal medida da característica economicamente viável da sustentabilidade?

Alguns autores, a partir da definição da ONU de sustentabilidade, associam ao termo um tripé: ECONOMICAMENTE VIÁVEL, SOCIALMENTE JUSTO e AMBIENTALMENTE CORRETO. Qual a principal medida da característica Economicamente Viável da sustentabilidade? D) São critérios sociais.

Artigo anterior
Quais são as características da jurisdição contenciosa e da jurisdição voluntária?
Artigo seguinte
Onde os ovócitos são produzidos?