Qual o critério para classificação das contas do ativo e do passivo?

Perguntado por: Micael Amorim  |  Última atualização: 17. Oktober 2024
Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)

Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.

Como são classificadas as contas do ativo e do passivo?

As contas de ativos e passivos são divididas em dois grupos distintos, circulantes e não circulantes.

Qual é o critério para separação e classificação das contas de passivos?

O passivo, pela mesma lei n. 6404/76, é classificado em dois grandes subgrupos de contas patrimoniais: passivo circulante e passivo não circulante. Os critérios de separação entre esses subgrupos, no caso do passivo, são o grau de exigibilidade e o ciclo operacional da entidade.

Qual o critério de classificação das contas no balanço patrimonial?

Contas patrimoniais são divididas em dois grandes grupos: contas patrimoniais propriamente ditas (ativo, passivo e patrimônio líquido) e contas de resultado (receitas, custos e despesas). Ali estarão expressos os grupos de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, custos e, finalmente, despesas.

Como deverão ser classificadas e apresentadas as contas de ativo e de passivo no balanço patrimonial?

No balanço patrimonial, as contas do ativo devem ser classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez, enquanto, no passivo, devem ser dispostas em ordem crescente de prioridade de pagamento das exigibilidades.

CRISE DEVASTADORA NO AGRO: 400 RECUPERAÇÕES JUDICIAIS EM 2024 | Qual Impacto Nos Fiagros e CRAs?

26 questões relacionadas encontradas

Qual é o critério de classificação das contas do ativo?

A disposição das contas no Ativo é classificada em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados.

Qual a ordem de classificação das contas do ativo?

§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: a) ativo circulante; b) ativo realizável a longo prazo; c) ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido.

Como são classificadas as contas?

Para tanto são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Logo, toda movimentação realizada, como as compras, vendas e seus resultados vão estar registradas conforme sua natureza, sua classificação.

Como fazer classificação de Contas?

Para fazer a classificação contábil, primeiro, é preciso criar o plano de contas da empresa para definir em qual categoria cada operação se encaixa. Por isso, existe uma estrutura básica para todo plano de contas, que está classificado em 6 grandes grupos: ativos, passivos, receitas, custos, despesas e transitórias.

Quais são os três componentes do balanço patrimonial?

O balanço patrimonial exibe todos os itens do ativo (bens e direitos), todos os itens do passivo (obrigações para com terceiros) e o valor do patrimônio líquido.

Qual a regra de classificação das contas do passivo circulante?

Podem ser classificados como passivos circulantes os pagamentos referentes aos funcionários, como férias, salários e benefícios. Além disso, outras contas cíclicas da empresa como impostos a recolher, aluguel e até mesmo o pagamento de fornecedores também entra na categoria.

Quais os critérios de classificação de um passivo circulante?

Então, como o passivo circulante é aquele que é exigível a curto prazo, ou segundo a contabilidade, são contas a serem liquidadas no exercício social seguinte, temos que os passivos não circulantes são obrigações que devem ser liquidadas num prazo superior a 12 meses.

O que é classificação de contas contábeis?

Através da classificação contábil, são feitos os planos de contas, onde consiste em distinguir as movimentações da empresa mensurando seus resultados. Em outras palavras, a classificação contábil é nomear como cada conta deve ser registrada e as medidas que a firma toma para medir seus resultados econômicos.

Como é a estrutura dos ativos e passivos de um balanço patrimonial?

Os ativos são aqueles recursos da empresa que geral fluxo de caixa. Neles entram bens e direitos como, por exemplo, equipamentos, contas e recursos em geral. Já na seção do passivo entram as obrigações da organização como as contas a pagar, por exemplo, juros e financiamentos.

Como podem ser classificados e avaliados os ativos financeiros no balanço patrimonial das empresas?

O ativo compõe o patrimônio da empresa e, por isso, encontra-se do lado esquerdo (positivo) do Balanço Patrimonial e é subdividido em contas agrupadas em dois grandes conjuntos: Ativo Circulante e Não Circulante, em ordem decrescente de grau de liquidez.

Como saber se é ativo ou passivo?

De maneira simplificada, o ativo e o passivo de um balaço simbolizam as entradas e saídas de dinheiro que acontecem na empresa. Ou seja, eles representam o desempenho financeiro de uma instituição. Enquanto os ganhos são chamados de ativos, os gastos são chamados de passivos.

Como é dividido o passivo?

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

Qual é a importância da estruturação e classificação dos grupos de contas do ativo?

Entender a estrutura, composição e acompanhar os saldos do ativo da empresa é importante para a análise da aplicação dos recursos da empresa. Em outras palavras, no ativo você vai identificar onde está aplicando o dinheiro da empresa e quanto tem disponível para pagar suas obrigações.

Porque o ativo e o passivo devem ser iguais?

O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.

Quais são os 4 grupos que compõem o plano de contas?

O plano de contas contábil visa organizar as movimentações financeiras da empresa nomeando os seus recursos. O Plano de contas contábil de uma empresa compõe 4 grupos sendo: o ativo, passivo, as receitas e as despesas.

Quais são as contas do ativo?

ALGUNS EXEMPLOS DE CONTAS DE ATIVO SÃO: ESTOQUES (DE PRODUTOS ACABADOS OU DE MATÉRIA- PRIMA), BENS COMO MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E PRÉDIOS OU AINDA CONTAS DE ATIVOS FINANCEIROS, COMO INVESTIMENTOS OU DUPLICATAS A RECEBER.

Como as contas do ativo devem ser ordenadas no balanço patrimonial?

As contas apresentadas no balanço patrimonial devem ser organizadas de maneira uniforme. As contas do Ativo devem ser classificadas em ordem decrescente de grau de liquidez e, para o Passivo, em ordem decrescente de prioridade de pagamento.

Quais os 5 elementos contábeis?

Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receita e Despesa.

Qual a característica das contas do ativo?

A diferença mais importante entre os ativos e passivos está nos fluxos de dinheiro da empresa. Dessa forma, os ativos estão associados aos meios de rendimentos e que geram resultados (faturamento). Por outro lado, os passivos são saídas de recursos por conta de gastos e as despesas, que são as contas a pagar.

Artigo anterior
O que tem que fazer para ser PhD?
Artigo seguinte
Qual a posição do bebê com 19 semanas?