Qual o correto Vende-se casas ou Vendem-se casas?
Perguntado por: André William Nogueira | Última atualização: 5. Juni 2025Pontuação: 4.4/5 (37 avaliações)
Só para não haver dúvidas, preposição são palavras de ligação, que estabelecem uma relação entre elementos da oração: de, por, para, com, em, etc. É por isso que a resposta correta à pergunta do título é "vendem-se casas".
Qual é o certo Vende-se casas ou Vendem-se casas?
Percebe como, na finalidade, “casas” é o sujeito? Por isso, a concordância verbal é no plural. Agora, se o sujeito estiver no singular, “casa”, o correto seria “vende-se casa”.
É correto dizer Vendem-se?
Esta é uma dúvida muito recorrente, mas a concordância correta está na identificação do sujeito que sofre ação expressa pelo verbo. Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”.
Qual é o certo Vende-se ou vendo?
Vendo ou vende-se.
As duas formas estão corretas e podem ser usadas para indicar que algo está à venda. A diferença está no sujeito. Em vendo, o sujeito está determinado: eu vendo. Em vende-se, o sujeito está indeterminado: alguém vende.
Como usar o Vende-se?
A forma correta é vendesse.
O conjuntivo é o modo usado em construções que exprimem vontade, desejo, como a do exemplo (querer que): Não queria que eu vendesse a casa. Vende-se é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo, seguido do pronome se.
VENDE-SE OU VENDEM-SE [Pablo Jamilk]
Como escrever Vende-se apartamento?
Vendem-se apartamentos. E é essa a forma correta.
Como escrever Vende-se carro?
Logo: Vendem-se carros usados. (O verbo concorda com o sujeito carros.)
Esta casa ou essa casa?
Esse e aquele indicam tempo passado. Esse é usado para um passado próximo e aquele, para um passado mais distante.
Faz oito anos ou fazem oito anos?
A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.
Faz anos ou fazem anos?
Fazem dois anos ou Faz dois anos? Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Precisa-se de açougueiro está correto?
Correto! Correto! Precisa-se de açougueiro.
Faz-se Chaves está certo?
O uso popular no Brasil é este: conserta-se relógios, aluga-se quartos, faz-se chaves, vende-se lotes, forra-se botões, pinta-se muros, lava-se roupas – isso porque as pessoas sentem a construção como ativa, com um sujeito ativo (alguém faz, a gente faz), e não com um sujeito passivo.
Faz dois meses ou fazem dois meses?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
Está ciente ou estar ciente?
Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.
Qual o correto sua mãe ou tua mãe?
Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.
Onde colocar Vende-se no carro?
O adesivo Vende-se é ideal para aplicação em vidros traseiro e laterais, facilitando a visualização do anúncio nas ruas. O adesivo é um vinil autoadesivo sem fundo, com recorte especial e as informações em cor branca. Esse material é resistente à àgua, portanto, não vai se descolar devido a chuvas.
Como preencher placa de Vende-se'?
- Nome completo ou abreviado (de acordo com o que foi registrado no CRECI)
- Seguido da informação: Corretor autônomo ou corretor de imóveis.
- Bem como o número do CRECI, devidamente visível seguido da letra F (físico)
O que falar para vender um carro?
Informe as características do carro na descrição: como modelo, marca e cor, por exemplo. Não deixe passar os defeitos. Isso mesmo. Falar que o carro possui um arranhão na porta direita, se este for o caso, mostra que você é um vendedor honesto e não causa frustrações e perda de tempo para você e o seu cliente.
Precisa-se de ou Precisam-se de?
O certo é "PRECISA-SE de operários". Neste caso, a partícula "SE" tem a função de tornar o sujeito indeterminado. Quando isso ocorre, o verbo permanece obrigatoriamente no singular: "Necessita-se de profissionais competentes"; "Acredita-se em discos voadores"; "Aspira-se a grandes vitórias".
Quando o verbo não vai para o plural?
Se o verbo pede preposição, aí ele não muda, não flexiona para o plural, porque há um sujeito indeterminado e a preposição torna o substantivo da frase um objeto direto.
Quanto tempo uma conta corrente pode ficar inativa?
Como inserir uma nova pagina no word?