Qual o correto nos falar ou nos falarmos?

Perguntado por: Daniela Ribeiro Faria  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (69 avaliações)

Ou seja, ambas as palavras estão corretas e são formas verbais do verbo falar mas empregues em diferentes tempos verbais. Falarmos é a primeira pessoa do plural do futuro do modo subjuntivo e a infinitivo pessoal da primeira pessoa do plural do verbo falar. Vamos descobrir quando falarmos com ele.

Quando usar falarmos?

Falarmos vem do verbo falar. O mesmo que: comunicarmos, conversarmos, discursarmos, exprimirmos, criticarmos, dissermos, dizermos, revelarmos.

Qual o correto se falamos ou nos falamos?

Embora não haja um pronome pessoal reto explícito, é possível verificar, pela terminação da forma verbal vamos, que a frase se refere à 1. ª pessoal do plural e ao pronome pessoal reto nós. Para estabelecer concordância, também o pronome pessoal oblíquo deverá estar na 1. ª pessoa do plural: nos.

Como conjugar os verbos falar?

Indicativo
  1. Presente. eufalo. tufalas. elefala. nósfalamos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eufalava. tufalavas. elefalava. nósfalávamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. eufalei. tufalaste. elefalou. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eufalara. tufalaras. elefalara. ...
  5. Futuro do Presente. eufalarei. tufalarás. elefalará ...
  6. Futuro do Pretérito. eufalaria. tufalarias. elefalaria.

O que quer dizer o verbo falar?

Significado de Falar

verbo regência múltipla Expressar-se através das palavras; dizer: falou mentiras; falou mentiras aos pais; quase nunca falava; não se falavam. Dizer a verdade; revelar: o réu se recusava a falar ao juri. ... verbo transitivo indireto Falar mal de algo ou de alguém; criticar: fala sempre da vizinha.

Filosofia do Sucesso - Como Falar Corretamente?

35 questões relacionadas encontradas

Qual a transitividade do verbo falar?

Assim, o verbo “falar”, nesse caso, classifica-se como transitivo indireto. Pedro falou-lhe bobagens. Temos agora dois complementos: “bobagens”, atuando como objeto direto, e o pronome oblíquo “lhe”, representando objeto indireto, haja vista que indica a pessoa com quem se falou.

Qual é o radical de falar?

Exemplo: O verbo falar (radical: fal-) pode ser conjugado em qualquer tempo e pessoa, sem que seu radical se modifique: falei, falassem, falariam.

Quando nós virmos ou quando nos vermos?

As duas formas vermos e virmos estão corretas, contudo seus significados são diferentes. Ou seja, ambas as palavras são válidas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Vermos é unicamente referente ao verbo ver – primeira pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo.

É correto dizer Vamos se encontrar?

Numa situação formal, tudo bem, é preciso respeitar a gramática tradicional e dizer "Vamos nos encontrar". É o "correto", pelo que as pessoas costumam querer dizer com essa palavra. Numa situação mais formal ainda (e só na escrita), deve-se dizer "Encontremo-nos".

Onde nós encontramos ou aonde nos encontramos?

O único erro seria “Nos encontramos”, pois um período não pode ser iniciado por pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes). Quando houver qualquer palavra antes do verbo, o pronome pode ser colocado entre os dois, por isso é adequado “Nós nos encontramos”.

É errado falar eu vou ir?

A locução “vou ir” está correta e pode ser utilizada para indicar uma ação no futuro.

Como se diz Amanhã a gente se fala em inglês?

Sim, amanhã a gente se fala. Yeah, talk to you tomorrow.

Vai vir é redundante?

Entretanto, o uso excessivo do verbo ir empobrece o estilo e com alguns verbos fica no mínimo estranho. O problema maior ocorre quando o verbo ir acompanha o próprio verbo ir ou o verbo vir. É a história do “eu vou ir” e do ridículo “eu vou vir”. A forma eu vou ir parece redundante.

O que é verbo no infinitivo exemplos?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

Qual é verbo?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

O que é verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Como saber se é verbo transitivo?

Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."

O que é transitividade verbal 7 ano?

A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.

O que é tempo verbal exemplos?

Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) indicam quando ocorre a ação, estado ou fenômeno expressado pelo verbo, em suma: Presente - não só indica o momento atual, mas ações regulares ou situações permanentes. Exemplos: Tomo medicamentos.

Artigo anterior
Qual o período de recuperação do glicogênio muscular?
Artigo seguinte
Como funciona o alvará eletrônico de pagamento?