Qual o correto menos ou menas?

Perguntado por: Ivo Ângelo de Carvalho  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 5/5 (63 avaliações)

MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.

Por que Menas é errado?

E a explicação é bem simples, menos não deve concordar com nenhuma palavra, pois não deve sofrer variação. Com isso, menas é uma “palavra fantasma”, por isso, deve ter seu uso eliminado, pois de acordo com a norma padrão, seu uso é inadequado.

Quando se usar menas?

A palavra menas está errada, não existe.
...
Deve ser utilizada a palavra menos para indicar alguém ou alguma coisa em menor número, em menor quantidade ou numa posição inferior:
  1. menos pão;
  2. menos livros;
  3. menos água;
  4. menos cadeiras;
  5. menos coisas;
  6. menos gente;
  7. menos pessoas;
  8. o menos importante;

É correto falar menas vezes?

Sem precisar se alongar muito, a resposta é bem clara e objetiva: o termo correto é menos. Vamos te explicar o porquê: Levando em conta que a palavra menos exerce, na maioria das vezes, a função de advérbio, ela torna-se um termo invariável.

O que significa a palavra menas?

A palavra menas não existe na Língua Portuguesa, portanto, não podemos classificá-la como o feminino de MENOS. Trata-se de uma hipercorreção gramatical que realizamos por conta própria. Havia menas pessoas na festa do que o esperado.

Dica 104: menos ou menas?

25 questões relacionadas encontradas

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Como que escreve p * * * *?

p*** - Dicionário Online Priberam de Português.

É correto dizer muito menos?

A forma correta é «muito menos», mesmo quando menos acompanha um substantivo. Na língua falada, é possível ouvir "muita" em lugar de muito, sobretudo quando o advérbio modifica adjetivos: «uma praia "muita" grande». É um uso que a norma não aceita.

Faz três dias ou fazem três dias?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Quanto menas gente menos barulho?

'Menas gente' ou 'Menos gente'?

Essa palavra é invariável, ou seja, não possui variação de gênero e de número. Portanto, a palavra “menas”, apesar de ser muito usada, não existe na língua portuguesa.

Faz dois meses ou fazem dois meses?

Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.

Estou meia cansada Está correto?

A palavra "meio" reduz a força do adjetivo "cansada". Não se trata de um adjetivo, mas de um advérbio, uma classe de palavras que é invariável (ou seja, não tem masculino e feminino). Portanto, "meia cansada" é aquela que você usou o dia inteiro no pé e que está inteiramente cansada de você.

Quão existe?

Quão é usado para expressar intensidade, aumentar a qualidade, intensificando adjetivos e advérbios. Ex: Ela não tem noção de quão bela ela é. Em linguagem formal, a palavra "quão" também pode ser usada no caso de uma comparação, sendo que é usada depois da palavra "tão". Ex: Ele é tão perigoso quão misterioso.

Por que é por quê?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

É com ela mesma ou mesmo?

Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. ... Como advérbio significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.

O que significa muito menos?

Serve para reforçar uma negação: 1 tampouco, nem, sequer, também não, tão-pouco.

O que significa a palavra muito menos?

Significado de muito menos: Expressão que serve para reforçar uma negação.

O que significa a expressão muito menos?

1. Muito menos. Expressão que serve para reforçar uma negação. Não vou neste lugar, muito menos com chuva.

O que quer dizer a palavra B * * * * * *?

Designação vulgar de vagina, vulva.

Como não confundir mau e mal?

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”.

É um mau vendedor ou mal?

Observe: Mal é advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual porque é usado no meio da frase?

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. ... As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque (pois) quero brincar de balanço.

Porque utilizado em respostas explicações?

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Artigo anterior
Quantas pessoas comem 1 kg de farofa?
Artigo seguinte
Quanto ganha um jovem aprendiz da BRF?