Qual o correto em minha casa ou na minha casa?

Perguntado por: Kyara Violeta de Simões  |  Última atualização: 9. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

Na casa usa-se para certa casa, determinada casa, por exemplo, na casa dele, na minha casa. Em casa é a locução que exprime o facto de não se estar noutro sítio (p. ex., na rua, na cidade, etc.).

Estou em minha casa ou na minha casa?

Ambas as expressões — «em casa do Pedro» e «na casa do Pedro» — estão correctas. A contracção entre em e a pode dar-se, ou não, dependendo da intenção da pessoa que fala: «na casa do Pedro» é uma referência mais específica, que realça o facto de ser essa casa e não outra qualquer.

Quando se usa em OU NA?

Não há uma regra fixa para quando se utiliza a contracção da preposição com o artigo ou quando esta vem sem o artigo. Há casos que representam variantes nacionais: no Brasil o uso é «na Espanha»; em Portugal fala-se e escreve-se, sobretudo, «em Espanha».

Qual o correto cheguei em casa ou Cheguei a casa?

De facto, devemos dizer «cheguei a casa», visto que o verbo chegar é dinâmico, e não estático. Em Portugal, diz-se cheguei a casa, e não à casa.

Está em casa ou a casa?

Com base na explicação acima apresentada, pode-se concluir que a versão correta é “cheguei tarde a casa”, e não “em” como a maior parte das pessoas fala/escreve.

“Cheguei em casa” ou “cheguei a casa”? Com Professor Noslen

23 questões relacionadas encontradas

Como escreve Você está em casa?

Você está em casa e eu estou em casa. You're at home and I'm at home. Você está em casa o tempo todo.

Estou em loja ou estou na loja?

O verbo comparecer não é normalmente acompanhado da preposição a. A preposição mais frequente é em. E, por isso, seria natural ouvir: «Compareça em frente da loja».

Foi a casa ou foi em casa?

Vou à ou a casa? O certo é: “Vou a casa.” A sua própria casa não “merece” artigo definido. Observe: Se “você vem DE casa” ou se “você ficou EM casa”, só pode ser a sua própria casa.

Quem chega chega a ou na?

Erro: Chegamos em São Paulo, ontem. Forma correta: Chegamos a São Paulo, ontem. Explicação: o verbo exige a preposição a. Quem chega, chega a algum lugar, ou a alguma coisa.

Estou chegando ao ou no?

Os verbos que indicam movimentos, expressos por “chegar, ir, voltar”, entre outros, sempre regem a preposição “a”. Vejamos alguns exemplos: Chegamos ao colégio muito tarde.

Qual é o correto ir ao banheiro ou ir no banheiro?

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

Qual o certo em sua vida ou na sua vida?

Tanto é correcto dizermos "na nossa vida", como " em nossa vida". Empreguei "em nossa vida" propositadamente para evitar o encontro desagradável ao ouvido dos dois nn (nanó: na nossa vida).

Qual é o certo em minha vida ou na minha vida?

Tanto faz falar "na minha vida" ou "em minha vida", pois o uso do artigo antes de pronomes possessivos é opcional, ou seja, não altera o sentido. Explicação: O termo "na" é a junção da preposição "em" com o artigo "a" (em + a = na). Não há diferença de sentido em falar "a minha vida" ou "minha vida".

Estou em casa está certo?

2ª) Em textos formais, que exijam uma linguagem mais cuidada, não devemos usar as formas reduzidas: Eu estou em casa (em vez de “tô em casa”); Ele está feliz (em vez de “ele tá feliz”).

Como é que se escreve minha casa em inglês?

my home s. Contratei uma apólice de seguros para a minha casa.

Quando se utiliza no qual?

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Foi na feira ou a feira?

Fiquemos com a essência: a crase resulta da junção da preposição a – exigida pelo termo que a antecede – com o artigo definido a, que acompanha o nome feminino que vem após. Daí: Fui à feira.

Qual é o certo a gente vai ou a gente vamos?

A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?

Vai a praia ou vai a praia?

b) Ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles: Vou à praia. Vou ao campo. As crianças foram à praça.

Estou em frente ou na frente?

Seguir em frente, com o verbo de movimento “seguir”, significa “ir direto, em linha reta”. “Beatriz se tranquilizou de que estava no caminho certo, quando lhe confirmaram que ela deveria seguir em frente.” Na frente dequer dizer “antes”, “anteriormente”.

Vai a escola ou vai a escola?

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola.

Vai a casa ou vai a casa?

Detalhe importante: Se a palavra “casa” vier determinada por adjunto adnominal,ou seja, caso esteja especificada, aceita-se a crase: Fui à casa de meus avós ou Voltei à casa de meus pais. ​​​​​​​ Após viajarmos muito pelos mares, voltamos a terra. Porém, quando possuir o sentido de planeta, ocorrerá a crase.

Estou indo ao hospital ou no hospital?

É melhor “ir ao hospital” do que “ir para o hospital”. Também é preferível você dizer que precisa “ir à cadeia”, porque será apenas uma visita. Se você precisa “ir para a cadeia”, deve ter feito algo muito errado.

Vai à academia ou vai à academia?

Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para extrair um dente?
Artigo seguinte
Qual a taxa de transferência de um SSD?