Qual o contexto histórico social do poema a Jesus Cristo nosso Senhor?

Perguntado por: Guilherme Wilson Batista de Fonseca  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (58 avaliações)

Contexto histórico em que viveu Gregório de Matos
Grande parte de sua poesia (principalmente a satírica) faz alusão a situação entre Brasil e Portugal, contexto em que havia muitas turbulências. No final do século XVII, Portugal estava em decadência e o sistema escravocrata não sustentava a economia.

Qual as características dos poemas religioso?

Poesia religiosa ou sacra

Nesse sentido, a poesia gregoriana sustenta-se, na maior parte do tempo, entre o pecado e a necessidade de se redimir perante Deus. O eu lírico ajoelha-se e implora para que seus erros sejam perdoados.

Como a mulher é retratada na poesia lírico amorosa de Gregório de Matos?

A mulher é retratada com caracteres românticos, pureza, delicadeza, sendo exaltada e idealizada pelo eu poético.

Quais são as características dos poemas religiosos líricos e satíricos?

Além desses três tipos, há a poesia erótica ou pornográfica. Suas sátiras atacavam o governo, a nobreza e o clero. Já a poesia lírico-filosófica e os poemas sacros discutiam temas como: a fragilidade da vida, a fugacidade do tempo, a vaidade, as contradições do amor, o pecado, a culpa e o poder divino.

Qual a principal metáfora presente no poema a Jesus Cristo nosso Senhor?

A de que quanto mais o poeta comete pecados, mais o Senhor deve perdoá-lo para que Ele não perca a sua ovelha (o poeta). Quanto maior for o pecado cometido, tão maior deve ser o poder de Deus para perdoá-lo. d) Aponte a principal metáfora presente no poema. O poeta como a ovelha desgarrada.

Análise do poema "A Jesus Cristo Nosso Senhor" de Gregório de Matos Guerra.

16 questões relacionadas encontradas

Quais são as três principais temáticas da poesia de Gregório?

São três os principais temas abordados por Gregório de Matos: a poesia amorosa, a poesia religiosa e a poesia satírica.

O que o eu lírico apresenta na primeira estrofe pequei senhor?

Entendendo o poema: 01 – Na primeira estrofe, o eu lírico declara que: a) Não se considera um pecador, por isso acha justo esperar o perdão de Deus. b) Não espera o perdão divino por ser um grande pecador.

O que é poesia lírica e satírica?

Poesia trovadoresca: pode ser dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

O que é um poema satírico?

Nesse sentido, a sátira nada mais é que uma poesia usada para ridicularizar costumes, figuras públicas, instituições, etc. Vale notar que nem sempre ela é literária, sendo também usada no cinema, na música e na televisão.

O que é a poesia lírica?

Poesia lírica

É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. Aliás, o nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.

Quais são as características da poesia amorosa de Gregório?

Estruturalmente é composto por 14 versos decassílabos com rimas ABBA, ABBA, CDC, DCD. O poema é composto através de antíteses, figura de linguagem que aproxima pares de opostos, o que é uma marca da poesia lírico-amorosa de Gregório de Matos.

Qual a temática predominante na lírica amorosa de Gregório de Matos?

O poeta lírico

Em sua produção lírica, Gregório de Matos se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza.

Quais são as principais características da obra de Gregório de Matos?

A poesia de Gregório de Matos é religiosa e lírica [ver Antologia]. Absolutamente conforme com a estética do Barroco, abusa de figuras de linguagem; faz uso do estilo cultista e conceitista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis.

Quais as principais características do Barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Quais são as principais características do barroco brasileiro?

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

Como se caracteriza o cultismo?

Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos (preciosismo vocabular), linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias. Além do uso desses termos, o cultismo valoriza os detalhes e a forma textual. É comum o uso de diversas figuras de linguagem (hipérbole, sinestesia, antítese, paradoxo, metáfora, etc.).

O que é um gênero lírico?

A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

O que é poesia burlesca?

IV - Poesia burlesca

É a poesia mais circunstancial de Gregório de Matos. De modo sempre galhofeiro, o poeta registra em versos sempre pequenos acontecimentos da vida cotidiana da cidade e dos engenhos. Segundo James Amado, a poesia burlesca é a “crônica do viver baiano seiscentista”.

O que significa sátira e humor?

A paródia é imitativa por definição - a sátira não tem de o ser. O humor satírico tenta, muitas vezes, obter um efeito cómico pela justaposição da sátira com a realidade. O principal objectivo da sátira é político, social ou moral - e não cómico...

Como se escreve um poema lírico?

Como fazer um poema
  1. Busque inspiração. ...
  2. Explore todos os sentidos. ...
  3. Escolha um tema para o poema. ...
  4. Defina a estrutura externa do poema. ...
  5. Fuja dos clichês. ...
  6. Conheça as figuras de linguagem. ...
  7. Comece a rascunhar. ...
  8. Produza sua arte final.

Quais são as diferenças entre as poesias líricas e satíricas do trovadorismo?

No trovadorismo lírico existiam as cantigas de amor e de amigo, que falavam das sensações e os sentimentos que existia nas relações. As produções do trovadorismo geralmente eram voltadas para temas que envolvessem amor e sofrimento amoroso. Já o trovadorismo satírico tem como característica o humor ácido e debochado.

Qual a lírica religiosa?

A lírica religiosa, por sua vez, foi a que mais se destacou no barroco de Gregório de Matos. Entre as principais inspirações do autor, ou melhor, os temas explorados, devemos destacar a relação do humano com o pecado, com o amor dos humanos dedicados a Deus e o próprio arrependimento.

Como o eu lírico argumenta para ser perdoado por Deus?

4)O eu lírico confessa-se pecador , pede perdão e apresenta um argumento para ser perdoado. De que argumento se trata? R- Ele argumenta que quanto maior é o pecado, maior é a misericórdia de Deus. Ou seja, argumenta que quanto maior for o pecado, com mais empenho Deus perdoará.

Quem é o interlocutor do eu lírico no poema Jesus Cristo nosso Senhor?

Nesse soneto, como o próprio título sugere, a temática religiosa é explícita. O eu lírico, tendo o Cristo como interlocutor, expõe a consciência dos pecados que cometeu, mas sempre tendo a certeza de que, à medida que peca, é perdoado pelo poder divino.

Que afirmativa resume o argumento do eu lírico?

13 Que afirmativa resume o argumento do eu lírico? Resposta: "Tudo o que pensa passa", ou seja, todos os seres humanos passam. 14 Para reforçar seu argumento, o eu lírico cita uma ocorrência histórica.

Artigo anterior
Quais os requisitos que devem estar presentes para configurar o erro substancial?
Artigo seguinte
Como se preparar para fazer hemograma completo?